Cultivando a obediência

CULTIVANDO A OBEDIÊNCIA- 1 Samuel 15.22

Na sua opinião, qual o maior problema da nação: a desobediência às autoridades constituídas ou a pobreza. Por que você pensa assim?

“Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar.” 1Sm 15: 22.

INTRODUÇÃO
Hoje em dia é comum os filhos desobedecerem a seus pais, alunos desobedecerem a seus professores, esposas ignorarem a submissão devida aos seus maridos. Enfim, o princípio da obediência anda em baixa na sociedade em que vivemos. O sentimento de “liberdade” toma conta das pessoas de tal forma que elas, cada vez mais, tornam-se egoístas e o resultado dessa quebra do princípio da obediência vem piorando a convivência entre as pessoas e até a espiritualidade vem se transformando numa espécie de banco para se obter vantagens sobre os outros ao invés de construir relacionamentos saudáveis.

A história de Saul, o primeiro rei de Israel, é um exemplo de como Deus leva a sério o princípio da obediência. Para Deus é muito mais importante obedecer do que fazer qualquer coisa, ainda que seja boa. Obedecer implica em respeitar a vontade de Deus a despeito de nossas intenções, ainda que sejam boas. Saul achou que poderia melhorar a situação de seu povo e agradar a Deus fazendo as coisas do seu jeito. Porém Deus abominou sua desobediência, ou meia obediência, e o arrancou do reinado.

Deus classificou assim a aventura de Saul: “Arrependo-me de ter posto a Saul como Rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras” (1Sm 15: 11). Obedecer a Deus e aqueles que ele colocou como autoridade sobre nós é uma questão indispensável se quisermos agradar a Deus e alcançarmos verdadeiro sucesso na vida. Nesta semana vamos aprender como podemos cultivar o princípio da obediência?

1- Manter a Vontade Cativa À Obediência de Cristo:
Cl 3: 2, Fp 4: 8, 2 Co 10: 5: “pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra.”

Eu e você devemos decidir no que vamos ocupar nossa mente, o que vamos fazer durante o dia, etc. Não podemos permitir que qualquer coisa venha a nossa mente e a domine. Conforme lemos no texto acima, devemos e podemos direcionar nossa vontade para aquilo que vem de cima, isto é, aquilo que agrada a Deus e está de acordo com a Palavra de Deus.

Toda pessoa tem, logicamente, instintos e reações involuntárias que são preocupantes. Agora, se deixar levar-se por elas é meninice espiritual. Nem sempre podemos dominar nossas emoções ou sentimentos. Contudo, podemos ter domínio sobre a vontade e decidir favoravelmente à obediência da Palavra de Deus. Entregue sua vontade a Cristo. Paulo ensina a exercitar a obediência: “destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo.”

Faça como Jesus. Determine-se a fazer a vontade de Deus e não a sua, Mc 14: 36,Mt 26: 42: “...faça-se a tua vontade.” Seja um vencedor como Jesus. Obedeça.

2 – Viver sob Renovação Constante:
Rm 12: 2: “...mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.”
Cada cristão deve viver um estado constante de renovação. Uma vez que você entregou sua vida a Cristo, é preciso mudar e mudar, no sentido de transformar-se à maneira de ser de Jesus. Para isso é preciso que em seu caráter haja mudanças constantes. Essas mudanças, porém, não podem ser feitas a partir de um modelo qualquer apresentado por aí. É preciso que você obedeça ao padrão implantado em seu interior pelo Espírito Santo na sua conversão. Este modelo vai sendo desenvolvido em cada um de nós à medida que abrimos espaço para a obediência exigida na Palavra que é colocada em prática nas circunstâncias do dia a dia e nos desafios de fé que assumimos na vida cristã. Em nossa igreja queremos viver sob a ótica da renovação constante. Logicamente, renovação não é somente fazer coisas novas, mas é deixar o novo homem ou mulher em Cristo dominar o velho homem até que ele desapareça. Veja 2 Co 5: 17; Ef 4: 24. Não dê lugar ao velho estilo de vida, mas se deixe mudar para melhor e experimente a obediência de Cristo.

A ciência afirma que enquanto o corpo humano está vivo ele produz células novas e a vida só é mantida no corpo por causa desse milagre diário. A vida espiritual também deve ser caracterizada pela renovação constante. A falta de renovação ou crescimento na obediência ou em qualquer área da vida espiritual é um indício de morte.

Seja um líder obediente. Deixe seu discipulador, ungido pelo Espírito, mudar seus conceitos mundanos e religiosos. Hoje somos uma Igreja Celular no Modelo dos Doze e cada crente precisa se conscientizar de que deve obedecer seus líderes, cumprindo os requisitos dessa visão que é bíblica e santa.

3 – Estar Sempre Pronto para a Obediência:
1 Pe 1: 1314: “como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância.”
A obediência não deve ser desenvolvida apenas quando nós achamos que está tudo certo. Mas obedecer sem questionar é um teste importante para provar nossa fidelidade a Deus. Veja que Abraão obedeceu a Deus sem questionar, mesmo sendo a ordem de Deus aparentemente absurda (Gn 22: 1-19).

A mente do crente tem de estar preparada para obedecer a todo o momento e não só de vez em quando ou por algum interesse. Esteja pronto para o serviço do Senhor.

Infelizmente existem alguns irmãos na igreja que acham que só devem obedecer aquilo que eles concordam, ou aqueles com quem eles andam ou concordam. É preciso entender que a disposição para obedecer deve ser radical.

Conforme Pedro afirma devemos andar como filhos obedientes, não nos conformando com o sistema mundano que prega abertamente a rebelião. Chegou a hora de se colocar à disposição de Deus para obedecer e isto significa mãos à obra. Você eu podemos mudar esta cidade se obedecermos a Deus em tudo. Prontidão ou disposição significa estar apto para o trabalho do Senhor.

Conclusão
Cultivar a obediência é uma questão de ordem na nossa vida espiritual. Não devemos retardar um minuto sequer, porque a obediência é algo inerente na vida daqueles receberam a Jesus como Senhor e Salvador. Não há como ser cristão e ainda assim fazer o que achamos ou pensamos. Cultive a obediência em casa, na igreja, na célula, no seu G12 e no trabalho. Jesus é Rei dos Reis porque obedeceu ao Pai em tudo. Ler Mc 13: 13; Ap 2: 7; Ap 2: 17; Ap 3: 5, Ap 3: 12, Ap 3: 21.

Roberto Braz do Nascimento


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...