Iguais Porem Diferentes

Sobre a criação do homem e da mulher a tradição judaica tem algumas interpretações curiosas. O Talmud diz que Deus formou o homem do barro mole mas criou a mulher do osso duro. Essa afirmação guarda um certo machismo porém, existe um fundo de verdade naquilo que se refere as diferenças entre homem e mulher. Alguns acreditam que essas diferenças dão ao homem uma certa superioridade. Por sua vez, várias mulheres cansadas de serem consideradas inferiores em sua condição se revoltam com essa visão distorcida do papel masculino e feminino. Tais singularidades não possuem um caráter de desigualdade, pois em Cristo todos são iguais: “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem, nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gal. 3:28). Homens e mulheres são iguais perante Deus, Jesus Cristo restabeleceu essa verdade colocando a mulher no lugar estabelecido pelo Pai.
Em que consiste a diferença fundamental entre homem e mulher? A diferença está relacionada com as funções de cada um. A constituição física, sentimental e psicológica do homem acaba por impulsioná-lo ao papel de liderança no lar. Desde os tempos antigos ao homem cabe a provisão, a defesa, a conquista de objetivos para a sua família. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” (Ef.5:22,23). Entendo submissão como “estar debaixo da mesma missão que Deus deu ao homem.” Já a mulher com sua capacidade de sentir, de comunicar e se relacionar acaba por levá-la a ter um maior cuidado com o bem estar emocional do lar, importantíssimo para a sua manutenção e segurança. O homem pode ser a cabeça, mas uma cabeça que não vive sem o seu corpo, a mulher. Homem e Mulher foram feitos para serem um, completando um ao outro em suas deficiências e dificuldades.
No dia oito de março foi comemorado o dia internacional da mulher. Em um mundo injusto onde a mulher é obrigada a trabalhar ganhando metade do que o homem ganha, sendo submetida ao espancamento e toda sorte de violências de maridos frustrados em sua condição de homem. Sendo tratada ora como objeto sexual, ora como mercadoria da mídia. Sendo explorada e tratada como inferior principalmente nos países islâmicos. Esse dia foi estabelecido para lembrar que em muitos lugares os 364 dias restantes do ano não pertencem a mulher.
Como cristãos devemos entender como Deus nos criou. “Criou Deus, pois, o homem (humanidade) à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gen.1:27).

Pastor Mauricio Presidente CBN - Sp.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...