O que é adorar a Deus em Espírito e Verdade?

Mateus 7:21-23; João 4:19-24, 31-34

Qual é o lugar da adoração?

A pergunta da mulher samaritana para Jesus nos remete, antes, à realidade histórica dos samaritanos. Samaria era capital do Reino do Norte, que mesmo estando dividido, enviava sua população para Jerusalém a fim de adorar. Os anciãos e sacerdotes de Samaria construíram um novo “local de adoração” no Monte Gerizim, em Samaria, e o povo do Reino do Norte deixou de ir a Jerusalém. Mas Jesus disse que o tempo e a forma nova de adoração não se referiam a locais físicos, mas a uma atitude específica: em ESPÍRITO e em VERDADE, por causa da natureza de Deus.

1- “Adorar em espírito é adorar em todo lugar”

Deus é Espírito; assim, Ele não pode estar preso ou vinculado fisicamente a lugar algum. Deus está em todo lugar, e se Ele está em todo lugar, então ele pode ser adorado em todo lugar. Minha vida deve ser então um culto diário.

Deus é “discreto e educado”, além de tudo. Se ele manifestasse toda a sua glória em todos os locais, não seríamos capazes sequer de andar; só nos restaria ficar de joelhos, “cara no pó”, reconhecendo a grandeza e a majestade do Pai e orando para que ele não se esqueça de Sua Graça. Isso encerra (ou deveria encerrar) nossa vida de pecado, porque Deus está EM TODOS OS LUGARES. Da última vez que pecamos, Deus estava lá, com vontade de nos perguntar: “Ué, você se esqueceu de mim?”

2- “Adorar em verdade é fazer tudo o que Jesus faria se estivesse em nosso lugar”

O maior problema da falta de adoração na igreja não é a falta de instrumentistas, cantores ou compositores bons; é a falta de fé no Espírito Santo. Para criar um ambiente propício de adoração tudo o que é necessário é agir de acordo com a Palavra, em vez de agir segundo a justiça humana, porque a Palavra de Deus, que é Espírito, é o que nos orienta pelo Espírito. Somente desta forma é possível adorar, porque fazemos o tempo todo a vontade do Pai, como Jesus faria, e criamos o ambiente que o Espírito precisa para agir em nosso lugar.

Nem todo o que diz: “Senhor, Senhor” entrará no Reino dos Céus, mas todo aquele que faz a vontade do Pai, porque o Pai está em todos os lugares, procurando adoradores que o adorem em todo tempo, fazendo o que Jesus faria.

Adoração não é música, nem gritos ou manifestações “extravagantes”, nem mesmo o silêncio solene e respeitoso. Adorar é fazer a vontade do Pai; seja cantar ou tocar, gritar ou calar-se; saciar a fome do pobre, acolher o necessitado ou socorrer o aflito; abraçar o que não tem condições de tomar banho, amar os meninos das favelas, abrir mão do nosso excesso de roupas para agasalhar o que sente frio. O Pai procura adoradores que o adorem quando são fechados no trânsito, quando são injustiçados no trabalho, quando sofrem na justiça, quando sofrem a perda de um ente querido. Isso é fazer a vontade do Pai, em verdade, porque a Palavra é a verdade e a vontade de Deus – Hb 13:15-16.
Os adoradores somos nós, mas a adoração é como vivemos! Se vivermos uma vida de adoração verdadeira, teremos mais motivos para cantar, tocar e até compor canções, porque a adoração será sincera e verdadeira!

14 comentários:

Suênio Alves disse...

boa reflexão!

abrass
Suênio
Blog - Fora da Zona de Repouso!
http://foradazonaderepouso.blogspot.com

Anônimo disse...

adorei o site parabens

Anônimo disse...

A Paz de Deus!

Estou Criando uma página no facebook e gostaria de saber se está interessado em fazer parte?

Abraço!

Johnny Nogueira

Johnny Nogueira disse...

A Paz de Deus!

Estou criando uma página no facebook para ganhar almas para Jesus e gostaria de saber se quer fazer parte?

Abraço!

Johnny Nogueira

edy disse...

Uma ótima mensagem eu gostei muito.

Valdinei Fernandes disse...

A paz do Senhor, como é bom saber que ainda existe pessoas que não se dobraram ante a este mundo e buscam as coisas que são do alto.
abçs.
www.pbvaldineifernandes.blogspot.com

Valdinei Fernandes disse...

A paz do Senhor, muito boa esta mensagem, que possamos sempre buscar as coisa que vem do alto.
abçs.
www.pbvaldineifernandes.blogspot.com

gedielson disse...

a paz do senhor esta mensagem é´precisa para os dias que estamos vivendo abrçs

Mary disse...

Existem tres passos para seguirmos Jesus
1) Crer de todo coração que Ele é o único que nos salva
2)Depois disso vem o Batismo nas aguas
3)Depois vem o Batismo no Espírito Santo(falar em línguas)
Sendo que podo ocorrer esse batismo antes ou junto com o batismo da agua.
*isso é oque está faltando na igreja de Jesus Cristo em geral.
Deus abençõe a todos!

Rodriguinho disse...

aff .... o que está faltando é amor Somente.

Rodriguinho disse...

aff .... o que está faltando é amor Somente.

Rodriguinho disse...

O que falta é amor!! Somente.

Unknown disse...

SOU FASCINADO PR TEMAS DE ADORAÇÃO A DEUS, POIS O QUE MAIS GOSTO NESTA VIDA É DESCOBRIR CAMINHOS A ADEQUADOS PARA UMA ADORA PERFEITA, E ESTE TEXTA FOI DE MUITA IMPORTANCIA, POIS DEIXA MUITO CLARO QUE NOSSO MODO DE VIVER QUE EXALTA E ENGRANDECE A DEUS.

Anônimo disse...

Maria 04/01/2016 essa reflexão me edificou muito.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...