É errado Namorar ou Casar com alguém mais novo?

Essa pergunta aparece de vez em quando. E ela se relaciona tanto sobre homens com mulheres mais novas quanto mulheres com homens mais novos. Será que a Bílbia diz algo sobre isso? Não, não existe nenhum versículo que diga que cristãos não devem casar com alguém mais novo ou muito mais novo. Culturalmente, isso varia de uma cultura para outra, mas Deus não dá nenhuma instrução específica sobre relacionamentos e idade.Existem considerações práticas que cada pessoa deve fazer sobre namorar alguém mais novo OU mais velho.

Sugiro a qualquer pessoa que esteja em um relacionamento assim a não se apressar e dar bastante tempo para considerar todos os aspectos e implicações.Embora o comportamento social tenha mudado muito, ainda existem problemas com casais formados por mulheres mais velhas com homens mais novos e homens mais velhos com mulheres mais novas. Na maioria das vezes, o número de anos é que faz a diferença entre o ser aceito e o ser criticado. Uma diferença de alguns 4, 5 anos, não é o mesmo que uma diferença de 10, 15 anos. E se a mulher for mais velha, o preconceito será sempre maior do que se o mais velho fosse o homem. Um casal onde ela fosse mais velha, mas não aparentasse, dificilmente encontraria preconceito, mas se for flagrante o número de anos que a separam de seu namorado/marido, a situação seria bem diferente.Além disso, dependendo do número de anos que os separem, cada um poderá ter prioridades diferentes. Imaginemos uma mulher com 35 anos namorando um rapaz de 25. Com essa idade, ele ainda irá sofrer grandes mudanças, podendo passar de um emprego para outro sem se preocupar com segurança, por exemplo. Já ela, aos 35, estaria numa fase de consolidar o que conseguiu. Ele poderia desejar esperar mais um pouco antes de se casar. Ela poderia preferir casar logo, para que pudesse ter logo um bebê. Não significaria que ela é uma velha para ele, mas certamente ela é diferente de quando tinha 25 anos, e não há nada pior do que não compreender essas diferenças.Outro problema poderia ser a pressão social de parentes, amigos e da igreja, que poderiam não aceitar bem o fato dos dois estarem juntos.

À mulher caberá demonstrar a todos e a seu companheiro, também, que ela o reconhece, apesar da diferença de idade, como o cabeça do casal. Ela tem de estar disposta a ser submissa a ele, ainda que tenha mais experiência de vida. Assim como ele deve estar aberto a aprender coisas novas com alguém mais experiente.Existem também vantagens. Enquanto o mais novo faz o outro se sentir mais jovem, experimenta a sensação de sentir-se mais maduro. Sob o aspecto psicológico. o amor por alguém mais jovem também permite reviver a juventude, levando aquele que é mais velho a desafiar de forma saudável e alegre o processo natural de envelhecimento.Dessa forma, as chances de sobrevivência desse relacionamento dependerão em grande parte dos motivos que levaram os dois a se unirem.

No entanto, quando uma mulher mais velha e um homem mais novo - ou vice versa - se amam e tem total consciência dos perigos potenciais da diferença de idade, trazem um ao outro algo muito especial e bonito. Mas ambos precisarão ser suficientemente maduros para assumir os preconceitos e dificuldades que virão.A escolha de um companheiro(a) é uma coisa pessoal, baseada em preferências individuais, no temperamento, nas perspectivas de vida. E quando ambos servem a Deus e buscam Sua vontade, pode-se ter a certeza de que qualquer dificuldade será vencida se houver perseverança e fé para isso.Em Cristo,Alessandra de Oliveira Minha Fonte: Solteiros Cristãos

31 comentários:

Anônimo disse...

A dois meses namoro um rapaz com a idade de 33 anos , sendo 17 anos mais novo do que eu , ainda encontro dificuldade perante a sociedade,família , amigos e outros e sinto que ele também então venho pensando em terminar ,apesar de nós dar-mos certo , mais sou muito insegura!!
Devo terminar ou abrir o jogo com ele to muito em duvida que devo fazer!!!!

Anônimo disse...

Namoro um rapaz mais novo que eu 6 anos,isso nunca tinha acontecido comigo,sou evangélica e tenho medo de interferir na minha vida cristã.

Anônimo disse...

tenho 19 anos( com aparencia de 15 anos), gosto de um rapz de16 anos ( com aparencia de 18), somos da msm igreja, ele quer assumir o namoro (pra dizer a verdade eu tbm quero) mais minha mae e meu irmao sao contra( o q eu nao entendo é pq meu irmao é mais novo q a esposa dele 1 anos; e minha mae é mais velha q meu padrasto 8 anos ) mais a mim, eles nao aceitam, gosto mt dele mais tenho mt medo do preconceito....
me ajudem por favor.........

Anônimo disse...

Queria saber se tem problema namorar uma garota 1 ano e 8 meses mais velha, somos altos,(e claro,sou mais alto q ela) e pareço ser um pouco mais velho que ela.

Anônimo disse...

Tem problema namorar uma garota mais velha que eu 1 ano e 8 meses? somos altos (sou mais alto que ela é claro rsrs)e pareço um pouco mais velho que ela.

Anônimo disse...

Bom eu comecei a gostar de homem mas velho do q eu a idade dele 21 e eu 15 eu queria saber se tem algo de muito ruin em namora um homem sendo eu uma adolescente e ele um homem q
Tb queria saber se e algo q Deus nao gostaria...

Anônimo disse...

Anômimo
Tenho 51 anos com aparencia de 45anos e estou gostando de um rapaz de 27 anos ele também esta gosstando de mim somos evangélicos, não temos contatos físicos,conhecemos por fotos econversamos por mensagem e telefone. O nosso medo é de decidir por casarmos e está fazendo a coisa errada ou seja e se não for da vontade de Deus, não queremos que nenhum sofra. Que faremos pois nos amamos.

Anônimo disse...

Tenho 51 anos aparencia de 45estou gostando de um rapaz de 27
somos evangelicos,o nosso medo é de tomarmos a decisão de casarmos e estar fazendo a coisa errada ou
que não seja da vontade de Deus.Nos oriente pois nos amamos.

Anônimo disse...

Nao há,problema segundo a biblia,mas se for p namorar deve se pensar em casar é assim q Deus quer,ii outra espere ele completar 18 anos,ai ele q decidira por ele mesmo claro sempre buscando a Deus em primeiro lugar..

Unknown disse...

Eu tenho 15anos mais namoro um garoto de 20 anos e tenho uma grande atração por um outro homem que tem 32 anos to MT confusa

Unknown disse...

Eu tenho 15 anos namoro um menino de 20 anos mais ainda MT confusa acho que estou gostando de um cara de 32

Unknown disse...

Eu tenho 15anos mais namoro um garoto de 20 anos e tenho uma grande atração por um outro homem que tem 32 anos to MT confusa

Unknown disse...

Olá Bem me encontro em uma situação semelhante sou obreiro é ela regente primeira coisa que deve saber é que isso não atrapalha a menos que um seja imaturo e outro maduro agora se ambos se derem bem e não tem diferença de maturidade não a problemas claro que a um certo preconceito mais que pode ser vencido mais perante Deus,vida cristã não a nada haver.

Unknown disse...

Olá me encontro em uma situação semelhante bem primeira coisa que deve fazer e analisar se ele e tão maduro quanto você segunda coisa e ver se não são muito diferentes um do outro pois a algo chamado julgo desigual e quando uma pessoa apresenta muitas diferenças uma da outra bem perante Deus não a problemas nem mesmo na sua vida cristã claro sempre vai haver um pequeno preconceito mais com a ajuda de Deus é de seu parceiro isso e vencido! Amém abraços.

Unknown disse...

Bem não a problema se ambos forem semelhantes um ex: ela católica e você evangélico ai entra o julgo desigual mais se ambos Servem a Deus e se amam não a problema,lembrando ambos tem que ter o mesmo nivel de maturidade!ou pode ser que não déjà certo,Abraços A Paz do Senhor!

Unknown disse...

Bem Deus ele não determinou a idade que deve se namorar,porém tem o julgo desigual que e quando uma pessoa tem grande diferenças da outra bem se você for tão madura quanto ele não a problema porem irão ter que somente namorar sem pecados ate casarem no caso quando você tiver 16 ou 17 ou 18 resumindo se não tiverem diferenças de maturidade espiritualidade é etc...,não a problemas!,A Paz do Senhor abraços.

Anônimo disse...

OI NAMORO UM RAPAZ DE 18 ANOS , GOSTO MUITO DELE EU TENHO 38 ANOS . MAS MEU PAI NAO ACEITA , JA PENSEI EM TERMINAR VARIAS VEZES , MAS PERCEBEMOS QUE NOS GOSTAMOAS MUITO JA ESTAMOS JUNTOS A UM ANO . MAS TENHO MEDO DE ENFRENTAR MEU PAI POR RESPEITO , O QUE DEVO FAZER ??

Anonimo disse...

Boa noite tenho 38anos ajudei muito um rapaz que está com 16 ,somos da mesma igreja foi acontecendo sem perceber pela convivência fomos nós apegando um pelo outro pela amizade ,companheirismo ele sempre muito sozinho eu também ,tenho medo por causa do preconceito ele diz que não quer ficar sem mim quer namorar e casar não sei oque fazer.

Anonimo disse...

Boa noite tenho 38anos ajudei muito um rapaz que está com 16 ,somos da mesma igreja foi acontecendo sem perceber pela convivência fomos nós apegando um pelo outro pela amizade ,companheirismo ele sempre muito sozinho eu também ,tenho medo por causa do preconceito ele diz que não quer ficar sem mim quer namorar e casar não sei oque fazer.

Carlos E. Vilas Boas disse...

Moça, primeiro erro: aos 20 anos nenhum homem é mais 'garoto'. Muitos são ainda imaturos, mas definitivamente não são 'garotos'.
Segundo erro: se está realmente namorando, você já o está traindo em pensamento com aquele outro homem de 32 anos. Tem mais, pela lei dos homens nenhum homem maior de 18 deveria namorar uma garota (não mulher ainda) de 15 anos sem ser considerado um pedófilo. E aquilo dá cadeia!
Um rapaz (homem) de 20 anos acredito que é algo aceitável em todos os aspectos, não vejo como pedofilia um rapaz de 20 anos com uma garota de 15, pois as mulheres geralmente amadurecem mais rápido.
Examinando tudo isso, concluo com um conselho.
Se não gosta mais desse rapaz de 20, pare de enganá-lo e de se enganar, e termine.
Se gosta, respeite-o!
Quanto à você, cuidado com as ilusões do mundo. É o que mais se parece com a realidade. E depois de reveladas já é tarde para não sofrer.... muito!
Felicidade.

Anônimo disse...

Tenho 19 anos,estou me firmando na igreja agora e estou gostando de um homem de 32 anos!
Ele disse que quer algo namorar e casar, confesso que estou com medo de falar com o meu pastor, o que eu faco?

Anônimo disse...

A algum problema em namorar uma menina 20 anos mais nova .

Anônimo disse...

Eu tenho 39 anos e gosto de um rapaz de 21 e estou pedindo pra Deus fazer uma obra em nossas vidas pois amo ele acha q seria dá vontade de Deus??

Anônimo disse...

Gosto de um menino de 22 anos. Tenho 16 , não contei nada para ele e nem pra minha família pois tenho medo de eles não aceitarem o namoro. Sou cristã. Ele é católico . Também vejo esse ponto. Me ajudem por favor, o que tenho que fazer?

Tecnologia da informação disse...

Reagindo ao comentário do Carlos E. Vilas Boas.
Foi publicado pelo jornal FOLHA, de São paulo, uma matéria que deixa bem claro
que: tanto homem como mulher, acima de 14 anos de idade podem consentir sobre um suposto namoro com um maior de idade. Se sim ou se não. Abaixo dos 13 anos a prática é considerada estupro de vulnerável, o que configura crime. Você disse que considera pedófilo um rapaz de 32 anos namorar uma mulher de 15 anos, mas você admite ser correto e aceitável um rapaz de 20 anos namorar uma mulher de 15 anos. Sr. Carlos, saiba que pelo seu ponto de vista, não só o rapaz de 32 anos estaria cometendo ESTUPRO DE VULNERÁVEL, "o que você chama de pedofilia", estaria também cometendo o mesmo crime o rapaz de 20 anos, pois ambos são maiores de idade se relacionando com uma menor.

Unknown disse...

Conheci um rapaz chamado marcos junior ele vai fazer 19 anos e eu tenho 13 anos ele e de confiança sei que as pessoas vao achar eu muito nova mais pra mim nao pq guando agente ama nao tem idade altura que mude isso

Suellen chierotto disse...

Tenho 18 estou conhecendo um garoto de 16 mais tenho muito medo do preconceito da minha família e da dele claro porque ele é mais novo , mas tenho cara de 16 dizem

Unknown disse...

Estou em situação parecida, mas eu tenho 23 e ela 38, enfim somos muito amigos, e acabamos nos envolvendo, passamos muita coisa juntos, e eu amo e ela me ama também.. porém eu tenho um nível de maturidade superior ao dela em relação à vida cristã, ela é nova na fé... na verdade estou em dúvida se ela quer Deus mesmo ou não.. e parei de me envolver com ela, pra ela decidir se quer Deus ou não.. fiz certo? Ou o que acha que poderia ter feito?

Anônimo disse...

Olá eu tenho 23 anos e gosto de um cara de 49 gosto muito dele somos evangélicose ele quer casar com migo e eu também mais fico com receio sobre a Igreja se isso é lícito

Anônimo disse...

Tenho 32 anos SÓ tive um homem em minha vida com o qual me casei na igreja ,mas ele se desviou do caminho do Senhor e depois de um ano e meio de casados ele me deixou por outra estou sozinha até hoje 9 anos se passaram e nunca Fiquei com ninguém fechei meu coração mas nesse ano um rapaz de 19 anos se interessou por mim nunca imaginei isso ,pois meu ex era 6 anos mais velho que eu .e agora esse rapaz me conquistou mas não admito pra ele na verdade não deixo que ele descubra que também gosto dele tenho medo não sei se é certo perante o senhor primeiro por ser uma mulher divorciada e ele tão jovem apesar de não aparentar tanto pois é maduro responsável eu não sei as vezes acho que estou pecando SÓ em pensar nele será que Deus reprovaria ?eu nunca me envolvi com ninguém esses 9 anos Fiquei sozinha pensava que não poderia me casar novamente mas fui procurar esclarecimento e posso pois meu ex marido me traiu então eu posso ,mas infelizmente quem conquistou meu coração foi um rapaz tão novinho tenho medo eu não deixei que ninguém soubesse até ele mesmo pois o acho muito novo ,mas sei o que ele sente por mim acredito que até os pais dele ja perceberam e não gosto do jeito que me olham claro os pais querem o melhor para os filhos e na igreja sempre tem aquele sonho de ver o filho entrar pra se casar no altar coisa que no meu caso não poderia mais acontecer JÁ fui casada.alguém tem uma opinião sobre o caso pode ser sincero.

Anônimo disse...

Tenho 31 anos e tô flestando com uma moça de 16 anos, mas estou reflorindo bastante sobre esse possível relacionamento, até porque ela ,perante a lei, é de menor e como estudante de direito eu sei das complicações que podem acarretar. Porém tambem penso que pode ser um relacina mentor bom pois o tempo que termino a faculdade é o tempo que ela entra na faculdade dela e o tempo para se preparar para o casamento.mas, entreguei a Deus esse relacionamento e seja feita a vontade dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...