O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DENTRO DA CAVERNA?

1 Reis 19.1-18
Quero lembrar das situações que antecederam este momento de “caverna” do profeta Elias. Ele tinha demonstrado tremendo poder. Tinha derrotado os profetas de Baal; fogo desceu do céu para consumir a sua oferta no altar; nada poderia derrubar aquele homem de Deus, certo? Errado. Sendo ameaçado de morte e se sentindo solitário, Elias foi parar dentro de uma caverna e se tornou um fugitivo de Deus. O que aconteceu? Leia o texto:
Como se identifica um fugitivo de Deus?

Em primeiro lugar um fugitivo de Deus para de tomar decisões. Elias estava dessa forma. Não sabia mais para onde ir. Sentia-se encurralado e abandonado. Mas isso era o que ele sentia, não era a realidade. Quem cai numa depressão dessas sente-se dessa forma: impotente. Talvez você esteja se sentindo assim. Não sinta culpa por isso, mas não fique ai parado. Há um Deus que quer que você se mova em direção da vitória. Em segundo lugar, um fugitivo de Deus começa a sentir pena de si mesmo. Elias tinha ensaiado uma oração. (Vs. 10) : “Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. Ele a repetiu duas vezes sem mudar uma vírgula. Algo típico de quem já definiu a sua desculpa. E você? Qual a sua desculpa padrão para não sair da caverna e ser bênção?

Deus usa pessoas com problemas.

Elias se sentia tão cheio de problemas a ponto de pedir a Deus pela sua morte. Achava que não valia mais a pena viver. Nesse estado de “caverna”, ele não conseguia ver o que Deus já tinha feito no passado e que poderia fazer no presente. Talvez você não saiba, mas Deus é especialista em usar pessoas com problemas. Quer alguns exemplos? Veja só...

· Moisés gaguejava
· A armadura de Davi não servia
· João Marcos foi rejeitado por Paulo
· Timóteo tinha úlcera
· A esposa de Oséias era uma prostituta
· Jacó era mentiroso
· O rei Davi teve um caso
· Abraão era velho demais
· Davi era novo demais
· Pedro tinha medo de morrer
· Lázaro estava morto.
· Noemi era viúva
· Paulo era um perseguidor
· Moisés era uma assassino
· Jonas fugiu de Deus
· Miriã era fofoqueira
· Gideão e Tomé, ambos duvidaram.
· Jeremias era depressivo
· Marta era muito preocupada
· Sansão era cabeludo
· Noé embebedou-se


· Já mencionei que Moisés tinha pavio curto... e Pedro e Paulo e muitos outros...

Satanás lhe diz: “Você não é digno, vc não merece”. Jesus responde por você: “E daí? Eu sou!”.
Satanás olha para trás e vê nossos erros. Deus olha para trás e vê a cruz. O maior presente de Deus para nós.
Vou usar uma frase cujo autor desconheço, mas que serve tão bem quando o Inimigo tentar tenta intimidar e fazer com que você se ache incapaz. É assim: “Quando o Diabo te lembrar do teu passado, faça-o lembrar do futuro dele!”

Sabe qual é a maior tentação?

Qual é maior tentação? Dinheiro? Poder? Sexo? Acho que não. Aprendi de um outro servo de Deus que há uma tentação maior ainda. É a tentação de desistir. Sim, desistir é maior tentação que pode existir, pois quando você cai nela, você abre a porta para todas as outras tentações e conseqüentemente pecados. Você desiste de lutar, desiste de Deus, então o resto acontece. Elias pensou em desistir. Não queria mais ser profeta, não queria mais viver. Felizmente o Senhor mostrou a ele que ainda havia muito que fazer.

Saia da caverna!

O Senhor mandou que Elias saísse da caverna. O interessante é que Deus iria falar com Ele de modo especial. Diz o texto que houve um vento impetuoso que chegou a esmigalhar as pedras, mas Deus não estava naquele vento. Houve um terremoto, mas Deus não estava no terremoto. Então houve uma brisa suave e um murmúrio, e Deus ali estava. Sabe, talvez você queira respostas para os seus problemas de forma dramática. “Ah, se um anjo de Deus aparecesse pra mim e me dissesse o que fazer!”. Mas Deus pode estar no silêncio, tentando de confortar, tentando lhe dizer o quanto ele o ama e quer lhe salvar. O que você está fazendo dentro da caverna? Saia! O Senhor tem grandes planos pra você: a começar pela sua salvação! Entregue sua vida ao Senhor Jesus e seja vitorioso para a Sua honra e glória!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...