Anjos na formação de religiões, seitas e heresias

Anjos Participando Na formação de Religiões, Seitas e Heresias
“Mas ainda que nós mesmos ou um ANJO do céu vos anuncie outro evangelho alem do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl 1.8).
O Termo Anjo
O vocábulo anjo na língua grega: “Angelos”. Na língua hebraica temos “malakh”. Aplica-se o termo angelos para o mensageiro, o embaixador em assuntos humanos, aquele que fala e age no lugar de quem o enviou. Este mensageiro está sob a proteção da autoridade daquele que o enviou, e é inviolável.
Os Anjos Como Seres Criados
Os anjos foram criados por Deus muito antes que qualquer criatura viesse a existir (Ne 9.6; Cl 1.16; Jó 38.4,7). Os anjos foram criados em quantidade indefinida, isto é, não podem ser contados (Jó 25.3; Dt 33.2; Ap 5.11). Os anjos não devem ser adorados (Ap 22.8,9; Cl 2.18,19).
Quanto a Natureza Espiritual dos Anjos
Os anjos como seres imortais, e espirituais, podem assumir forma humana e aparecerem a quem Deus quiser (Gn 18.1; Jz 13.19; At 1.10,11).
Anjos Caídos
Todos os anjos foram criados perfeitos por Deus, o Criador de todas as coisas (II Pe 2.4; Jd ver. 6). Muitos dos anjos se mantiveram obedientes, enquanto muitos outros, acompanharam Satanás na sua rebeldia, foram condenados à perdição, e confinados nas suas iniqüidades (Ap 12.3). Os anjos caídos são serviçais de Satanás, por isso se opõem ao propósito de Deus, afligem os servos de Deus executando os propósitos de Satanás. Habitam nas trevas, nas regiões celestes, e estão sob o comando do príncipe das trevas.
O Trabalho dos Anjos Caídos
Armar ciladas para os servos de Deus (Ef 6.10-12; Zc 3.1; II Co 12.7; Lc 13.16). Esses anjos intervem nos negócios das nações com o intuito de dificultar a aproximação dos seres humanos de Deus.
O Verdadeiro Nome de Satanás
Não irei discorrer pela Bíblia, mostrando a origem e o significado de todos os seus nomes. A Bíblia mostra numa revelação surpreendente, a origem, personalidade e caráter desse “SER” numa metáfora de dois reis; um em Isaias (14.4-23), rei da Babilônia; o outro rei de Tiro (Ez 28.1-19). Conforme o relato bíblico o nome verdadeiro de Satanás é Heleh. Lúcifer é a forma latina traduzida por Jerônimo na Vulgata. Lúcifer significa “o brilhante”, ou portador de luz, chamado na bíblia de filho da alva (Is 14.12), e ainda de sinete da perfeição (Ez 28.12). Antes de orgulhar-se e pecar, caindo na desgraça ante os olhos de Deus, era um ser celestial perfeito cheio de sabedoria e formosura.
A Crença dos Anjos na Vida das Pessoas e nas Religiões
A crença dos anjos ou seres celestiais tem suas origens nas religiões mais antigas. Evidências arqueológicas, nos relatam que a existência dos anjos vem de Ur-Namus, cerca de 2.250 anos antes de Cristo, onde anjos são vistos sobre a cabeça do rei, enquanto as pessoas oravam. As religiões eram, na sua maioria, politeístas, e a adoração a vários deuses, incluía também adoração aos anjos. Era natural entre os religiosos a invocação aos anjos até como deuses. “Elohim” – vocábulo que em até alguns textos bíblicos é citado, pois, a idéia era que os mesmos fossem Deus, ou os deuses criadores do mundo e protetores dos seres humanos. O substantivo “el” é uma palavra semita muito comum entre as nações da região chamada Mesopotâmia, naqueles dias, e era muito comum, também, que até os homens eminentes destas nações, tivessem esse vocábulo como título.
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a DOUTRINAS DE DEMÔNIOS” (I Tm 4.1).
Anjos Participando Na formação de Religiões, Seitas e Heresias
Islamismo
Segundo o “Alcorão Sagrado”, Maomé foi revelado numa época em que o mundo vivia sobressalto, enfrentando problemas religiosos, políticos, sociais e econômicos. E isso se deu no ano 610 antes a.D. por intermédio do anjo Gabriel, que apareceu ao profeta no Islã, e lhes transmitiu o Alcorão, e criou oficialmente a religião no ano 622 a.D. Na religião Islâmica também existe uma crença nos anjos, que são liderados por quatro arcanjos: Jibril, Kakhail, Irafil e Izrail. Gabriel é o anjo Jibril, que juntamente com Izrail Israfil, guardam o trono de Alá. Miguel é Mikal no Islã. Um dos anjos, Iblis, por ter recusado a adorar o homem recém-criado, foi expulso do paraíso e provocou o exílio de Adão e Eva. O Islã, não reconhece o pecado original.
Mormonismo
Segundo o profeta dos mórmons, Joseph Smith Júnior, depois de orar, e perguntar a Deus, qual seria a religião verdadeira, lhe apareceu dois anjos resplandecentes, que ficaram pairando sobre a terra. Para Joseph, nessa revelação, eram Deus o Pai e Jesus o Filho (no ano de 1820) em carne, e disseram a Joseph que todas as religiões estavam erradas e que o cristianismo estava totalmente perdido. “Quando a luz repousou sobre mim, um dos personagens disse-me" “este é meu Filho Amado, Ouve-o”. Perguntando aos personagens, qual a seita que ele deveria se unir, a resposta foi que nenhuma, pois todos os credos eram abominação perante Deus, e seus mestres eram corrupto.”
No dia 22 de Setembro de 1827, diz ter recebido de um anjo um livro escrito em estranhos hieróglifos e compostos em placas de ouro, o qual traduziu com grandes dificuldades, e publicou em 1830, como o livro dos mórmons. E o anjo que lhe revelou os documentos foi o anjo Morôni, como um ser ressuscitado. Citações do livro Perola de Grande Valor, escritos de Joseph Smith.
Adventista ou Sabatista
Depois do fracasso, o senhor Guilherme Miller, fazendeiro, batista, que tentou ensinar que Daniel 8.13,14 que fala das 2.300 tardes e manhãs são 2.300 anos. Somando ao ano 457 a.C., data que Esdras chegou a Jerusalém vindo da Babilônia, encontrou o ano de 1843 a.D. para o retorno de Cristo. Ensinando ele essa mensagem, seus adeptos ficaram conhecidos como “adventistas”. Depois de mudar por duas vezes a data da volta de Cristo, desistiu, e voltou para sua antiga igreja, mas deixando para traz um grupo de pessoas, e dentre elas uma senhora por nome Hellen G. White, que se tornou profetiza e papisa dos sabatistas. No livro “Anjos” escrito pelo pastor Sesóstris César Souza, ele relata que a sra. White em toda sua vida ministerial, foi orientada por um anjo pessoal. Na página 32 desse livro está registrado que a primeira vez que esse anjo apareceu a sra. White, foi no dia 22 de dezembro de 1844 quando teve uma visão. Aconteceu em Portland, estado do Maine, Estados Unidos. Ora o sr. Miller, já tinha no dia 22 de Outubro de 1844 fracassado novamente a respeito da vinda de Cristo. Segundo o livro do pastor Sesóstris, a sra. White teve a visão, e foi despertada para ver onde estavam seus irmãos ainda feridos pelo desapontamento de 1844. Como não os localizasse, ouviu uma voz que lhe falou: “Olha novamente, olha mais para cima”. Então lhe foi mostrado o povo de Deus viajando num caminho, tendo atrás uma grande luz que iluminava todo o caminho. Então o anjo lhe disse que aquela luz representava o Clamor da meia noite (Mt 25.6). Daí em diante anjos acompanharam-na durante todo o seu ministério, dando-lhe instruções quanto ao trabalho de Deus. Esse testemunho confirma que a sra. White é a fundadora oficialmente da seita Adventista ou Sabatista, com visão angelical. Todos os livros ou mensagens da sra. White tem a participação direta dos anjos. Esse movimento teve inicio no ano de 1860.
Anjos da Cabala
Muitos têm sido enganados por anjos (caídos). Escritores da atualidade, que estão escrevendo sobre os anjos, mas totalmente fora do contexto bíblico, e tendo por fundamento somente o cabalismo, usam informações básicas do cabalismo judaico que são 72 anjos cabalísticos. Ainda ensinam que os salmos são orações prediletas para fazerem aos anjos. A Cabala é um fenômeno único, e não deve ser considerado como idêntica ao que se conhece na história da religião como “misticismo”. É de fato misticismo, mas ao mesmo tempo é esoterismo e teosofia.
Assembléia de Deus em Boston
A assembléia de Deus em Boston com o pretexto de um avivamento mundial surge com um sub-produto. Um desses, já está se tornando comum em algumas igrejas brasileiras, é a “unção da capa” de Elias. Alguns pregadores andam ensinando, baseados na passagem de II Reis 2.9-15, que se o crente quiser ser vitorioso em sua vida espiritual, deve receber a unção da capa de Elias. Tal unção repousaria sobre os pregadores e poderia ser transmitida em série, bastando apenas que o pregador impusesse as mãos ou jogasse seu paletó (que funciona como tal capa) sobre seus ouvintes para que eles a recebessem. Nessas sessões, algumas pessoas caem no chão, outras desmaiam e dizem ter “arrebatamentos”. O detalhe, e muito estranho, é que só o pastor da igreja ou o pregador podem despertar o “arrebatado” de seu transe, ninguém mais. As sessões da capa estão se tornando populares em alguns lugares, e até alguns “capistas” que estão fazendo nova versão desse modismo, onde a capa ou manto a ser recebido é invisível, pois seria a capa de um anjo. Diante dessas e outras, vi o Dr. e pastor Geziel Gomes tentar desmentir e dizer que todos estão entendo e interpretando errado. Esse tipo de ensino não passar de heresia, onde também são ensinadas coisas semelhantes no mormonismo.
Lamentavelmente, muitos líderes perderam a visão do verdadeiro avivamento, e estão criando os seus próprios meios para ensinar ao povo, mas sem a Bíblia na mão. Criam meios para animar o povo com culto show, recitais, modismos estranhos e supostas revelações. Outros tentam o avivamento colocando atrás do pregador “abençoadas benzedeiras angelicais”, que invocam “anjos”. Tais métodos, além de contrariar o SENHOR e sua PALAVRA, nunca poderão produzir avivamento. Produzem sim, movimentos complicados e atrofiados.
A liderança da Assembléia de Deus em Boston tenta negar o inegável. A gota d’água foi a lançamento do livro “O Triunfo Eterno da Igreja” (O TEI) que parece afirmar, como fazem as seitas (Mórmons, Adventistas, Testemunhas de Jeová, entre outras), que a igreja do SENHOR apostatou. O TEI afirma que a igreja não está cumprindo sua missão na terra. O TEI também defende manifestações exageradas de anjos. O livro além de tentar promover a igreja de Boston, juntamente com seus lideres, tenta legitimar o exagero dos anjos no seu movimento. Esse comportamento não é muito diferente dos gnósticos dos dois primeiros séculos da era Cristã, os quais fundamentaram sua crença nos “ministérios de Deus” e na teoria da emanação, “O CULTO DOS ANJOS”, questão ferida pelo Apostolo Paulo em Colossenses 2.18. O TEI revela ainda a existência de anjos extra-bíblicos, como Elifelete e Jadiel (pág. 337).
Pergunta: Qual é o lugar do Espírito Santo nesses GRUPOS?
Conclusão
Diante do exposto, devemos estar atentos, porque há apóstolos (pastores) fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo, e não é de admirar, pois, que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz (II Co 11.13-15). O Diabo está acostumado, juntamente com seus liderados (anjos caídos) a atender todas as pessoas que se deixam enganar, que não sabem esperar em Deus, que não oram, que não buscam compreender a PALAVRA de Deus, mas buscam interesses pessoais, com doutrinas falsas fora do texto Bíblico e das orientações do Espírito Santo. Esses anjos (caídos) têm operado na vida de muitas pessoas (I Sm 28.14), mudando a verdade de Deus em Mentira (Jo 8.44), criando religiões, seitas, heresias e muitas dificuldades para aqueles que querem servir e adorar a Deus em ESPIRIRO E EM VERDADE (Jo 4.24).
Colaboração para o Portal EscolaDominical: Célio Roberto

Um comentário:

Mika disse...

Lúcifer não é Satanás este é um grande erro que muitos fazem entretanto não é culpa de quem lê a Bíblia e sim que traduziu e destribuiu esta informação errada.
Lúcifer é um anjo caído que servia a Deus até o momento que resolveu ser como ele.
Satanás é o oposto de Deus e não foi criado por ele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...