Como Dirigir um Seminário de Apocalipse

Como Dirigir um Seminário de Apocalipse

O que é um Seminário de Apocalipse?
É um estudo dirigido da Bíblia Sagrada, onde são abordados os assuntos contidos no último livro das Escrituras, em conexão com os demais livros, especialmente o de Daniel.
Apesar de muitas pessoas pensarem ser o estudo Livro de Apocalipse uma tarefa difícil, a realidade é que ele começa de maneira muito suave e fácil. Pouco a pouco, à medida em que as lições vão sendo vencidas, os estudantes consolidam uma base de conhecimentos que lhes permitirá entender o que vem a seguir. Dessa forma, estudar o Apocalipse é entender a Revelação de um modo consistente e gratificante.
É um estudo completo, que dá suficiente fundamentação bíblica para que qualquer estudante sincero possa entender sua relação pessoal com Deus e os outros.
Dá conhecimento consistente de todas as doutrinas da Igreja de Deus nesta terra e deixa o estudante pronto para o batismo.

Como Funciona?
De forma muito semelhante ao estudo da lição da Escola Sabatina. Os Alunos recebem suas lições individualmente, e o Instrutor usa a sua própria lição, que contém algumas informações a mais, que são um bom auxílio para o trabalho. Evidentemente, o Diretor do estudo é o Espírito Santo, e isso deve ser dito claramente já na primeira reunião.
Todos, sempre que possível, ficam agrupados em torno de uma mesa (ou em cadeiras dispostas em círculo), e o Instrutor vai expondo o assunto de forma seqüencial, a partir da primeira pergunta (são 10 em cada lição), conduzindo a discussão de forma a permitir que todos adquiram clara compreensão dos assuntos que vão sendo examinados. Mais adiante será explicado detalhadamente o funcionamento de uma reunião típica.


Qual o resultado desse estudo?
Aos poucos o Estudante, irá tendo uma visão panorâmica e progressivamente mais completa da Bíblia Sagrada, a partir da qual poderá
- compreender o amor de Deus para com todos os seres humanos,
- entender o Plano de Salvação elaborado por Deus para ele e para toda a humanidade,
- entender a origem do mal no mundo e a solução que Deus tem preparada,
- entender a época em que vivemos, bem como as relações entre as diversas nações atuais,
- e perceber que ainda há tempo para uma importante escolha a ser feita por todos os seres humanos.
O Instrutor, juntamente com os Estudantes, também será beneficiado pelas bênçãos que Deus distribui a todos os que se aplicam no estudo de Sua Palavra, e, a cada estudo, verá aumentar seus conhecimentos bíblicos e sua fé no Redentor e Salvador de todos nós.

O que é necessário para um Seminário de Apocalipse?
Para ser produtivo, o Instrutor deverá providenciar um ambiente adequado, onde todos possam estudar sem serem distraídos por acontecimentos externos. Ele terá sua Edição do Professor, e providenciará antecipadamente que cada participante tenha sua:
- Bíblia,
- caneta ou lápis,
- lição do seminário que será estudada no dia.
Caso seja possível, poderá usar um televisor e um videocassete para passar a fita do Seminário de Apocalipse do Pr. Bullón (o Departamento de Ação Missionária da Igreja Sete dispõe de algumas, que podem ser emprestadas conforme a disponibilidade).
Se o estudo for realizado numa Escola, ou numa Igreja, ou mesmo com um número grande de pessoas, poderá ser útil dispor de quadro-negro, giz e apagador.


Existem interessados. Como iniciar?
Faça uma reunião preparatória com todos os interessados presentes, tomando o cuidado de avisar a todos, com a necessária antecedência, do local, dia e horário em que será essa reunião.
1. Seja sempre pontual e assíduo.
2. Inicie essa primeira reunião fazendo com que todos se conheçam e introduza uma ambiente de cordialidade e companheirismo; comece por sua apresentação pessoal e peça que cada um diga seu nome e de onde vem.
3. Inicie explicando de maneira simples e direta que
- O propósito do estudo será mostrar a todos como estudar proveitosamente a Bíblia, ampliando o conhecimento sobre Deus e dando uma melhor compreensão da época em que vivemos, independentemente da religião de cada um. Para isso, no início de cada estudo o grupo fará uma oração pedindo a especial iluminação do Espírito Santo, para que facilite a todos a compreensão do que será estudado.
- Serão usadas lições individuais, com dez perguntas cada, cujas respostas serão procuradas por todos na Bíblia.
- Essas lições serão distribuídas gratuitamente, sem custo algum para ninguém (se alguém perguntar quem paga as lições, explique que um dia você já foi beneficiado, recebeu-as de graça, e agora as está repassando a outros).
- Todos quantos desejam estudar a Bíblia são bem-vindos.
- Todos deverão sentir-se inteiramente à vontade, apresentando todas as dúvidas que tiverem, para que o estudo seja produtivo e gratificante para todos, e
- Será distribuído um Certificado de Conclusão para todos que participarem de 22 ou mais lições do estudo.
4. Explique que o estudo de cada lição dura, normalmente, uma hora e meia, e que é importante para todos que sejam respeitados os horários de início e, principalmente, de término, para que o estudo seja produtivo e ninguém fique prejudicado.
5. Abra ao grupo a discussão sugerindo que o grupo defina o dia e horário mais favorável a todos para definir o dia da semana que será usado para o estudo.
6. Estabelecido o local, dia e horário para funcionamento do estudo em grupo, e não havendo mais nada a ser resolvido, agradeça a presença e todos e convide-os para, de pé e com os olhos fechados, orarem a Deus agradecendo pela oportunidade de estarem juntos e de planejarem um estudo para conhecê-Lo melhor. Então ore de maneira simples a Deus agradecendo pela presença e boa disposição de todos; peça que os guarde durante o período até a primeira reunião de estudo, dando-lhes saúde e segurança junto a seus familiares, encerrando em nome de Jesus.
Como funciona uma lição típica?De uma maneira geral, pode seguir o seguinte modelo:
1. O Instrutor chega com antecedência suficiente e prepara o local (mesa, cadeiras, televisor, videocassete, fita, Bíblias de reserva, etc.).
2. Recebe e cumprimenta os Alunos à medida em que vão chegando, e vai entregando suas lições.
3. Estando todos presentes, ou no horário marcado, o Instrutor convida a todos para orar, de pé e com olhos fechados, pela direção do Espírito Santo. Ora pedindo a Deus pelas necessidades de todos os membros do Grupo, o perdão de todos os pecados, a Sua proteção para o estudo, e a especial iluminação dos Espírito Santo para que todos os presentes possam melhor conhecer a Sua vontade, em nome de Jesus.
4. Distribua as perguntas e os textos da lição do dia entre os presentes, para que os encontrem na Bíblia e os deixem marcados.
5. Inicie lendo o objetivo da lição (que está na Edição do Professor), para que todos saibam claramente a direção em que o estudo irá caminhar.
6. A seguir, leia a Nota inicial da lição, com voz clara; caso haja alguma pergunta ou observação sobre a nota, deixe que seja apresentada e responda de forma simples e objetiva.
7. Leia a primeira pergunta e peça para a pessoa que ficou encarregada do respectivo texto bíblico que o leia para que todos o ouçam; incentive todo o grupo para que acompanhe a leitura em suas próprias Bíblias.
8. Discuta brevemente o texto e complete a resposta, dando tempo para que todos passam completas suas folhas de estudo.
9. Leia a nota seguinte, se houver, e passe para a Segunda pergunta, procedendo como fez na primeira.
10. Após discutir a última pergunta, passe a fita de vídeo correspondente à Lição estudada, para que os Alunos possam ter uma melhor compreensão do assunto. A experiência tem mostrado que as fitas de vídeo são melhor compreendidas quando assistidas ao final do estudo, quando os Alunos já tem conhecimento do assunto.
11. Ao final da Lição, leia o apelo, ou peça que alguém do grupo o faça.
12. Encerre o estudo com uma oração agradecendo a proteção de Deus e o auxílio do Seu Espírito Santo, e peça que Deus guarde a todos em segurança, bem como a seus familiares, até o próximo estudo, encerrando os pedidos e agradecimentos em nome de Jesus.
13. Despeça a todos com cordialidade e sincera simpatia, convidando-os para o estudo da próxima semana. Caso ache interessante, distribua a lição da próxima semana para que possa ser estudada em casa, e assim tornar o próximo estudo mais animado e participativo.

Conselhos Úteis ao Instrutor
e seus AssociadosLembre sempre que o objetivo maior do estudo é levar pessoas aos pés de Cristo.
1. Não se preocupe se pensa que não tem preparo suficiente, ou que não tem dom para dirigir um grupo de estudo. Deus capacita e dá os recursos necessários a todos quantos chama – e você foi chamado, pois está aqui, o seu desejo de levar pessoas aos pés de seu Salvador prova isso. Confie em Deus e avance pela fé. Para aliviar a tensão, pense um pouco e procure lembrar as razões pelas quais
- você é um Adventista do Sétimo Dia,
- você crê em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, capaz de limpar todos os pecados e salvar totalmente a todos que O buscam,
- você tem fé nas promessas de Deus e aguarda a breve volta de Jesus.
2. Use sempre uma linguagem cristã; evite palavras que possam ser mal interpretadas.
3. Respeite as crenças religiosas de cada aluno, expondo a verdade com tato e amor. Deixe a conversão a cargo do Espírito Santo, e não complique o Seu trabalho.
4. Nunca entre em discussões religiosas, nem estimule quaisquer atitudes que possam melindrar os seguidores dessa ou daquela crença. Quando for necessário, chame a atenção de todos para o fato de que o objeto de estudo é a Bíblia Sagrada, que é a mesma para todos.
5. Use apenas a Bíblia, sempre, para responder perguntas ou aclarar dúvidas; os escritos do Espírito de Profecia são para os membros da Igreja, e, se usados antes do tempo, podem provocar desconfiança entre os Alunos – por isso não os use agora, para que possam ser aproveitados por esses mesmos alunos mais tarde.
6. O Instrutor talvez seja visto como alguém que sabe mais de Bíblia que os outros, como alguém que mostra o caminho para Deus, ou coisa assim. Não se preocupe com isso, pois é bem possível que você realmente conheça melhor a Bíblia do que seus Alunos. Apenas seja humilde e fiel a Jesus, tomando cuidado para que seus modos ou sua conduta não desaponte ninguém. Sem tocar nesse assunto (de saber mais), lembre ao grupo, quando necessário, que nosso único modelo é Jesus Cristo, e que nenhuma outra criatura humana pode servir de espelho para qualquer de nós.
7. Desenvolva a habilidade de ler corretamente em voz alta. Preste atenção na naturalidade com que um locutor de telejornal lê seu texto. Escolha um pequeno texto e leia duas ou três vezes para familiarizar-se; depois, pegue um gravador de fita e leia o texto em voz alta, imitando a naturalidade do locutor, e lendo como se estivesse contando o assunto a alguém numa conversa. Ouça sua voz gravada, identifique seus erros e repita tudo outra vez, até ficar bom. Você se surpreenderá com a rapidez do seu progresso.
8. Ainda que não deseje, você poderá ser visto como um exemplo; porisso seja natural, humilde e autêntico, passando sinceridade e franqueza. Nunca se atraze. Quando for obrigado a faltar, avise bem antes e explique o motivo, em respeito a seus alunos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...