Como Identificar uma Seita Falsa

Seria redundante dizer que para identificar uma seita falsa, basta verificar se ela está fundamentada em heresias. Existem alguns aspectos muito comuns às seitas falsas; dentre eles, destacamos os seguintes:
1. Jesus não é o centro das atenções - As seitas falsas, de um modo geral, subestimam o valor de Jesus. As orientais têm os seus deuses. ou profetas que colocam acima de tudo e as ocidentais ou substituem Jesus por outro "Cristo" ou colocam o Filho de Deus em posição secundária, tirando-lhe a Divindade e os atributos Divinos em conseqüência.
2. Têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia - Crêem apenas em partes da Bíblia. Admitem e aceitam como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa dose daquilo em que crêem. Algumas chegam a desacreditar da Bíblia, da qual fazem muitas restrições.
3. Dizem serem os únicos certos - Uma das principais características de uma seita falsa é esta. Pode ter sido fundada há 5, 10, 20 ou 100 anos; não importa - é a única certa e ai daqueles que não lerem pela sua cartilha! tais pessoas deveriam pelo menos ter o cuidado de não serem tão presunçosas.
4. Usam de falsa interpretação - As interpretações que fazem do texto Bíblico, desprezando os princípios auxiliares da Hermenêutica têm levado inúmeras pessoas às vezes bem intencionadas a fundarem uma seita falsa. De um modo geral isso acontece pela total ignorância das regras de interpretação do nosso próprio idioma que são ensinadas em nossos colégios.
5. Ensinam ao homem a desenvolver sua própria salvação - Não somente ensinam os homens a se salvarem mas prometem uma salvação inteiramente naturalista em seu conceito. É a vida deste mundo repetida, retiradas as suas feições desagradáveis. Os antigos egípcios ensinavam: "preparai vos para os julgamentos de Osíris observando as regras da boa conduta". Confúcio preceituava: "Andai nas veredas pisadas; sede bons cidadãos do império celeste". Na Índia, o Buda aconselhava: "Andai no nobre caminho dos oito passos". O maometismo recomenda: "Firmai-vos junto dos Cinco Pilares da Conduta". De um modo geral as religiões e seitas falsas ensinam aos homens a se salvarem e a desenvolverem sua própria salvação.
6. São proselitistas - Uma das atividades principais das falsas seitas é "pescar no aquário dos outros". Fazem seus neófitos não entre os doentes, aflitos, desesperados ou necessitados. Aproveitam a fé de que já é possuído aquele que têm em mira e com um pouco de sutileza conseguem desencaminhar para o seu meio até mesmo muitos bons cristãos. Devemos estar com os nossos olhos bem abertos para com essa gente! "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios." (I Timóteo 4.1)
Autor: J. CabralFonte: Livro "Religiões Seitas e Heresias"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...