Céu - Uma Realidade

Antônio de Pádua


João 14.1-3
Depois do filme lançado pela Look Vídeo, com o título "Heaven" (céu – inglês), a sociedade de religiosos e místicos lançaram uma série de debates sobre: "O que é o céu?"
Aproveitando o debate a Revista Contigo fez uma reportagem com diversos segmentos do mundo artístico com a pergunta: "O que é o céu para você?" – Vejamos as respostas (texto anexo):
Portanto, o momento é importante fazermos uma avaliação desta esperança que se abriga na mente humana desde os tempos mais antigos.
O céu não é uma utopia, uma invenção do homem provocado pelo medo da morte. O céu é uma revelação de Deus, contida na bíblia, e engordada pela teologia bíblica.
CONCEITOS E VISÕES DO CÉU
Há pelo menos três problemas que atrapalham em muito o conceito a visão do céu:
1. Interpretação literal das descrições bíblicas.
O apóstolo João descreve uma visão que teve com roupas brancas, ruas de ouro, muralhas de jaspe e portas de pérolas e assim por diante, Ap. 21.9-27
Este procedimento materialista de interpretação, confunde o céu com uma cidade, mas isto não é o céu, é a Santa Cidade que desce do céu, v.10
Outro exemplo de materialização é o caso do profeta Isaías, onde ele contempla em uma visão, uma grande campina ecologicamente correta (lobo e cordeiro), Is 65.17-25.
2. A geografia do céu
Insiste-se muito na localização física do céu, nas suas verdadeiras dimensões, nos seus aspectos visíveis – um certo pastor afirmou que o céu é uma cidade flutuante, 4.400 vezes maior, 5000 vezes mais alta, com sete milhões de habitantes a mais do que Nova Iorque.
3. Projeção do céu de acordo com circunstâncias históricas e desejos pessoais.
Existem muitas idéias a respeito do céu, cada um projeta o céu a sua maneira.
O marxista Carlos Nelson Coutinho, escreveu que o céu é um processo permanente, infinito, de busca de controle social, capaz de propiciar uma ordem mais justa e igualitária.
O Haroldo Campos disse que o céu "é uma biblioteca infinita e o inferno é a ausência total de livros".
O QUE É O CÉU - PONTO DE VISTA BÍBLICO
Antes de qualquer definição, precisamos aprender algumas verdades a respeito do céu.
O céu é a habitação e o trono de Deus, Dt 26.15; At 7.49.
O céu é o estado final e definito dos justos, depois da ressurreição dos mortos, depois da transformação dos vivos, depois do juízo final e depois da recriação de todas as coisas afetadas pelo pecado.
Embora o céu seja uma agradável surpresa, a Bíblia nos revela algumas coisas e nos ensina a pensar no céu como um lugar, como Casa de Deus.
O céu é comunhão com Deus, comunhão fácil, natural, constante e profunda.
O céu é libertação completa de qualquer desejo pecaminoso, de qualquer tentação e de qualquer sentimento de culpa.
Porém, tudo que acabei de expressar são idéias que a Palavra do Senhor, permite que tenhamos.
O único homem que poderia ter nos revelado algo mais de concreto, seria o apóstolo Paulo, contudo, não o fez, II Co 12.1-4
"EM verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar." (II Co 12.4)
Ele mencionou três céus:
1. A habitação dos pássaros (nuvens), Mt 8.202. O firmamento (sistema solar), Hb 11.123. A habitação de Deus (paraíso), Hb 9.24; I Pe 3.22.
Contudo, afirmou que não podia falar o que viu e o que ouviu, v.4
COMO IR PARA O CÉU – AS CONDIÇÕES
O apóstolo Paulo falou que "se a nossa esperança em Jesus se limitasse apenas a esta vida, somos os mais infelizes dos homens..."
Mas o céu existe, e o primeiro passo em direção a este lugar de glória é o reconhecimento de sua total pecaminosidade e depravação, em seguida, a aceitação como Salvador, o Senhor Jesus Cristo que do céu desceu, Jo 13.31.
Ninguém vai ao céu por praticar obras sociais ou obras de justiça.
Se alguém pretende ir ao céu, precisa de Jesus, do sacrifício já realizado por ele na cruz do calvário.
Jesus deu ao ladrão arrependido a certeza de que estaria naquele lugar, naquele mesmo dia no santo lugar, Lc 23.42-43.
Jesus promete um tesouro no céu, para aqueles que abandonam tudo por amor ao seu nome, Mt 19.21
O Senhor Jesus voltou para o céu, mas um dia irá voltar para buscar os justos e habitarão para sempre com Ele, Jo 14.1-3.
Thomás Kempis falou que "invertam-se as misérias terrenas e teremos alguma idéia do céu"
O apóstolo Paulo falou que "os sofrimentos do tempo do presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós", Rm 8.18.
Portanto, o céu é o lugar que Deus te oferece como morada eterna.
O céu é o oposto do inferno.
Inferno – há sentimento de culpa, remorso constante e ausência absoluta de Deus.
Céu – é contentamento, alegria, paz de espírito e santidade e comunhão com Cristo para sempre.
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...