DISCIPULADO

I - Questões Introdutórias
A - Entendendo e Atendendo a Chamada de Jesus
"Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia: Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho. Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse: Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente. Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus. Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele"(Marcos 1.14-20).
Encontramos no primeiro capítulo do Evangelho de Marcos a chamada dos primeiros discípulos de Jesus, que torna-se modelar e fundamental para a nossa compreensão acerca do que Jesus quer de cada um de nós seus seguidores. Quero chamar a sua atenção para alguns aspectos desta chamada a fim de que possamos corresponder as expectativas do Senhor Jesus no que diz respeito a tarefa de anunciar as Boas Novas do Evangelho aos que estão perdidos nas trevas do pecado.
O primeiro aspecto que devemos observar é a estratégia usada por Jesus e como ele considerava as oportunidades que tinha. A estratégia inicial de Jesus foi bem específica: "...pregando o Evangelho de Deus"(v.14). Jesus anunciava a boa notícia de salvação. Essa pregação era o alvo de Deus bem antes de Jesus ter aparecido, como bem indica o profeta Isaías: "Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação! Ele diz a Sião: "O seu Deus é Rei!"(Isaías 52.7). O que Jesus estava anunciando era algo novo e nunca visto anteriormente, era a salvação através de alguém que veio de Deus. Note que Jesus com o seu exemplo quer nos ensinar a responsabilidade da proclamação do Evangelho.
O conteúdo da sua mensagem procurava destacar a importância que Deus dá ao homem enviando-lhe o seu reino: " o tempo esta cumprido, e é chegado o reino de Deus"(v.15). A palavra tempo é a tradução da palavra grega Kairós que tem o significado de "tempo oportuno, próprio", diferente do tempo cronológico do relógio. O tempo de Deus não é medido pelo relógio do homem, muito embora a sua ação se dê na história do homem. A hora decisiva da ação salvadora de Deus na história do homem acontece nesse momento em que o Senhor Jesus começa a anunciar o Evangelho e a dizer que é chegado o Reino de Deus.
Este reinado significa a soberania, o governo eterno e absoluto de Deus: "Ao Deus Eterno pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os que nela vivem são dele"(Salmo 24.1). Esse anúncio de que é chegado o reino de Deus deve ser entendido de maneira parcial, por não ter sido ainda completamente estabelecido. A velha ordem do pecado, da tristeza, da separação, ainda não passou, e a luta entre o bem e o mal continua. Com o anúncio de Jesus, porém, sabemos que os poderes do mal já estão vencidos, porque é chegado o Reino de Deus. Para que Jesus nos chama? Para que anunciemos o Evangelho e façamos isto aproveitando bem as oportunidades.
B - Jesus Chama para o Arrependimento e a Fé
"Ele dizia: Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho"(Marcos 1.15)
Não há caminhada cristã sem esse primeiro passo da parte do homem. Não há nem mesmo cristianismo. O arrependimento e a fé constituem a condição essencial para a salvação. Essa mensagem de Jesus não chegava como uma dádiva barateada, que se poderia adquirir com qualquer preço. O preço por Deus já estava sendo pago e a exigência sobre o homem é também colocada: a Fé e o Arrependimento. Estas duas ações não podem ser separadas, ambas devem caracterizar a vida dos cristãos.
O arrependimento é mudança de pensamento, de opinião, é, como se usava a palavra na linguagem militar da época, voltar as costas para o caminho que se estava e seguir para outra direção. Arrependimento não é um simples pedir de desculpas a Deus antes é um abandono do estado de rejeição da soberania de Deus sobre a vida. É um abandono de práticas e hábitos que separam o homem de Deus. Deus nos chama por intermédio de Cristo para que, como pecadores arrependidos e perdoados, proclamemos a salvação aos irmãos brasileiros.
A fé é mais do que simples assentimento intelectual, ou seja, ultrapassa o simples conhecimento dos fatos da vida de Jesus e de seu evangelho para se tornar aceitação, compromisso, vida no evangelho. Crer é viver na prática do buscar "primeiro o reino de Deus e a sua justiça", e as demais coisas nos serão acrescentadas(Mateus 6.33). É pela fé que obtemos acesso à graça de Deus e é por ela que vivemos(Romanos 1.16,17; 5.2,3). O preço a ser "pago" pelo homem pode parecer barato, mas não é, pois arrepender-se e crer é um dos maiores desafios que o discípulo de Cristo tem diante de si.
Uma vez arrependido de seus pecados e crendo na graça redentora de Cristo Jesus o discípulo pode partir em busca de outros discípulos para o seu Mestre. Que Jesus nos abençoe nesta tarefa de desafiar outros ao arrependimento de seus pecados e a fé pessoal e salvadora em Cristo.
C - Jesus Chama para uma Vida de Serviço
"Jesus lhes disse: Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente"(Marcos 1.17).
A chamada ao discipulado tem dois lados. O primeiro é a chamada para seguir a Jesus, ser um discípulo fiel e leal ao Mestre. O outro lado é para cumprirmos a missão que ele tem designado para cada um de nós. Podemos dizer que são os dois lados de uma moeda. Jesus chama o homem primeiro para ser seu seguidor, fazer sua vontade e viver seus valores. Ninguém pode sair por aí pregando o evangelho, as boas novas a respeito de Cristo, sem primeiro ter tido uma experiência de conversão. Isto é, reconhecer que é pecador, arrepender-se e confessar os seus pecados, pedir perdão a Deus e buscar uma vida de obediência aos princípios ensinados por Jesus na Bíblia.
A missão evangelizadora só é desempenhada com sucesso se a pessoa é um leal seguidor de Cristo. Uma das grandes fraquezas da tarefa de anunciar a salvação oferecida por Deus em Jesus é o fato de estar sendo feitas muitas vezes, por pessoas que não estão vivendo o "vinde após mim" de Jesus. Pessoas que querem seguir após elas mesmas, procurando fazer sua própria vontade. A missão é "pescar" homens, pessoas para Jesus. Quando a preocupação é buscar adeptos para a religião, então a tarefa terá fracassado, do ponto-de-vista de Jesus. Buscamos novos discípulos para Jesus e a obra deve ser feita em Seu nome e para a Sua glorificação.
A convocação de Jesus é para que tenhamos uma vida útil e serviçal. Em primeiro lugar devemos servir a Jesus e depois aos homens; não devemos entender o chamado para sermos pescadores de homens como a mera tarefa de ir à alguém e aplicar o plano de salvação. Vamos entender a "pescaria" de Cristo num sentido mais amplo: alcançar todo o ser humano, na sua inteireza, na sua totalidade. Todos nós somos chamados para falarmos de Jesus e da salvação nos locais de trabalho, de estudos, onde residimos, etc.
A vida cristã não é só ficamos contemplando a maravilha da presença divina no "monte" da adoração, do culto, da comunhão com os irmãos. Ela também envolve o serviço no "vale", onde as pessoas estão sofrendo, têm dúvidas e são oprimidas. Quando entramos nos santuários, nos locais de culto devemos ter a certeza de que entramos para adorar, mas quando sairmos, deveremos ter a mesma convicção de que saímos para servir aos nossos semelhantes anunciando-lhes que existe uma esperança em Jesus. Não existe vida cristã significativa sem serviço de amor. Lembremos pois que ele nos chama para uma vida de serviço através do testemunho pessoal. Compartilhe com outras pessoas o que Deus tem feito em sua vida!
D - Jesus Chama, não só pela Capacidade, mas também pela Disponibilidade
"Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus"(Marcos 1.18).
A resposta a convocação de Jesus foi imediata. Os homens simples do povo são chamados por causa desta disponibilidade para o serviço. Disponibilidade não é ociosidade; é, antes um estado de prontidão, de disposição para o serviço. Os primeiros não olharam para as redes e ficaram com pena de deixar a sua profissão e seguir a Jesus, para se tornarem seus discípulos. A partir daquele momento aprenderam verdades eternas que o Filho de Deus veio trazer aos homens e eles seriam os proclamadores dessas verdades aos seus contemporâneos.
Os primeiros discípulos de Jesus não eram uns desocupados. Jesus não chama desocupados, preguiçosos, ele chama os que estão de prontidão para o serviço de transmitir as Boas Novas de Salvação que ele veio trazer de Deus aos homens. Jesus chama cada um para cumprir a missão em seu campo de atuação e preparo. Os primeiros discípulos convocados deram provas de fidelidade a chamada, e muitos deles, como é o caso de Pedro, tiveram momentos de incertezas e fraquezas, mas Jesus sempre os ajudou a atravessarem os momentos difíceis. Alguns deles tiveram que experimentar a morte por causa da sua vocação, como Tiago: "Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João" (Atos 12.1,2).
A chamada de Cristo deve ser levada muito a sério, por todos os cristãos. Não adianta ser capaz e não estar disponível para a vontade de Deus. Muitas vezes pessoas que no julgamento humano e injusto, são consideradas incapazes, acabam realizando uma obra mais perene e vitoriosa que os considerados capazes. A chamada dos primeiros discípulos de Jesus mostra bem essa verdade. Você está disponível querido irmão? Eles largaram as redes e seguiram a Jesus! Fazendo um trocadilho gostaria de desafiá-lo a seguí-lo através da rede, sim use a rede mundial de computadores para "pescar" pessoas que ainda estão sem Cristo e sem salvação.
E - Seguindo a Jesus Alistando e Treinando Testemunhas
"Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescarem. Simão respondeu: Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer. Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador! Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão: Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente. Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus"(Lucas 5.1-11).
Neste acontecimento da grande captura de peixes, Jesus demonstrou os métodos ou técnicas para alistamento e treinamento de testemunhas. Em Mateus 4.8-22 e Marcos 1.16-20 encontramos as chamadas de Pedro, André, Tiago e João para tornarem-se pescadores de homens. Aqui Jesus usou a captura de peixes do lago para ilustrar como eles deveriam fazer o seu trabalho. Primeiro um pescador de homens deve ir onde as pessoas estão(v.4a). Um pescador de homens deve ir até as pessoas necessitadas de Cristo. Isto inclui a tarefa de visitação aos incrédulos e testemunho eficaz. O estilo de vida do pescador de homens nos leva a sermos testemunhas por onde quer que estejamos: no trabalho, na escola, no lazer, no escritório, no comércio, etc.
Um pescador de homens deve usar o equipamento correto(v.4b). Devemos lançar a "rede" de nossa experiência pessoal com Jesus Cristo. Para ser um pescador de homens cada cristão precisa conhecer a Jesus como Senhor e Salvador. As pessoas nos ouvirão se de fato tivermos experiências genuínas de transformação para compartilhar com elas. Um pescador de homens deve obedecer a Cristo e a sua Palavra(v.5b). O discípulo deve aprender a fazer tudo aquilo que Jesus ordena. Nós devemos ser sensíveis à liderança do Espírito Santo e testemunhar como Ele nos conduz. Um pescador de homens deve reconhecer suas próprias inadequações(v.8). Em sua própria visão e força Pedro não tinha apanhado peixe, mas quando ele fez o que Jesus ordenou suas redes ficaram lotadas de pescado. Ainda que tenhamos deficiências devemos lançar as redes do testemunho confiantes de que o Senhor fará a obra.
Um pescador de homens deve dar o seu testemunho em primeiro lugar(v.11). Para ser um bom discípulo você deve fazer do testemunho a razão da sua vida. Você deve ter e sentir responsabilidade pelas almas perdidas. Você deve mostrar que cuida delas, que Cristo as ama, e que você ama o que elas são e aquilo que poderão tornar-se. O testemunho deve ser seu estilo de vida. Sua tarefa agora é seguir alistando outros no testemunho de Cristo. Pense ao menos em dois outros cristãos dedicados que você pode alistar e treinar para tornarem-se testemunhas de Cristo. Senhor, ajude-me a ser um pescador de homens. Dá-me forças para continuar e também condições para treinar outros no testemunho pessoal.
F - Bem Vindo ao Ministério de Discipulado!
Estamos felizes por saber que você deseja discipular novos seguidores de Jesus Cristo! A experiência do discipulado é uma das mais fascinantes da vida cristã. Quem é pai sabe o que significa o momento sublime do nascimento de um filho. Na vida espiritual também experimentamos grande alegria ao ver pessoas nascendo em Cristo Jesus. Você faz muito bem em desejar fazer discípulos e estamos juntos nesta missão.
A Jesus interessa que os homens saibam que ele é o Salvador, que o sigam, tendo-o como Senhor de suas vidas. Por isso, antes de voltar ao céus, ele ordenou ao seus discípulos:
"Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos."
Nesta ordem, Jesus estabelece a abrangência do discipulado, que vai desde o tempo do testemunho à pessoas que desejam encontrar o caminho da salvação até a maturidade e reprodução espiritual da nova vida em Cristo Jesus e acompanhá-las no crescimento em Cristo até à maturidade e ajudá-las a gerar novos discípulos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...