FATORES DESTRUIDORES DE UM CASAMENTO

Quais são alguns dos fatores destruidores de um bom relacionamento?
• Primeiro fator - O fator tempo. Falta de tempo. Estamos constantemente esmagados pelas pressões do mundo moderno. Com tantas máquinas e eletrodomésticos que supostamente deveriam nos ajudar a economizar tempo, o homem e a mulher modernos cada dia têm menos tempo para si, para seus cônjuges, amigos e filhos.
Pesquisas mostram que nos países industrializados, 25% da população querem mais dinheiro, ao passo que 47% desejam mais tempo. Por que a falta de tempo destrói o amor? Porque o amor se fortalece através do relacionamento e precisamos de tempo para nos relacionar.É o homem que ao chegar em casa pega no jornal e não dá a mínima para o que os filhos lhe contam ou sua esposa, mas quando o telefone toca e um amigo está com problemas, ou é do trabalho – ele se mostra totalmente interessado e solícito. É o homem que todo mundo gostaria de ter como amigo: ajuda a todos, não mede esforços para ajudar ou trabalhar – mas perde aos poucos sua mulher e seus filhos. O que as pessoas de fora não sabem, é que ele está pagando um alto preço por toda essa intensa atividade. São onze horas da noite, ele nem está com outra, nem com sua mulher nem com seus filhos - está fora, trabalhando até altas horas. Esse homem pode abençoar o mundo inteiro, mas sua própria família sente sua ausência. O pior é que somos cheios de desculpas: Quando a reforma da casa acabar, quando receber minha promoção, quando passar nas provas, quando as crianças saírem de férias, então terei mais tempo. Mas é tudo uma ilusão...Quando você encontra um tempinho para você ou para seus filhos ou esposo, ou esposa, você dá um jeitinho de preenche-lo com outra coisa. Sabe da verdade? A grande verdade é que gostamos dessa correria, dessa intensidade de vida.Um dia estava analisando o porquê de gostarmos deste ativismo. Várias são as causas:1. Podemos querer estar fugindo dos barulhos interiores que nos rodeiam, insatisfações, inseguranças, medos.2. Podemos estar achando que o dinheiro, a promoção é que precisamos para ser felizes, porém te garanto que não é bem o que teu filho ou cônjuge precisa.A questão não é quando parar ou como parar, a questão chave é: quando você parar será que será tarde demais?Quantos de vocês já ouviram falar sobre a crise dos quarenta? Eu pensava que era bobagem, mas quando cheguei aos 40, vi que existia mesmo. Você olha para trás e pensa que não fez nada (e olha que fiz muita coisa até os 40, pois comecei a trabalhar com quinze anos), olha para frente e acha que não vai mais ter tempo para fazer tudo que precisa fazer e entra em parafuso. Graças a Deus que nos sustenta nestes momentos de crise.

Com o homem acho que a crise é pior-de repente ele quer se sentir forte e viril como antigamente, e é exatamente neste período que os homens começam a se sentir atraídos por outras mulheres, que não a sua – é a famosa “idade do lobo”. Se a esposa não o faz se sentir homem e atraente como outrora - cuidado, pois aparecerá com certeza outra que fará o seu papel.
Quando se vive sabiamente, contando os dias com sabedoria, aproveitando cada momento em Deus- com equilíbrio- é mais fácil passar por esta crise.

Algumas sugestões para vencer essa falta de tempo:
• Marque um horário na sua agenda especialmente para sua família -e todo outro compromisso que você for assumir, este horário já está lotado.
• Separe um dia na semana para ficar só com seu cônjuge. Não é preciso gastar dinheiro, basta uma caminhada ou um período a dois em que o telefone fique fora do gancho e a porta fechada para que tenham tempo para conversar e etc. O triste é que muitos casais não têm tempo para si nem uma vez por Mês, imagina uma vez por semana.Ilust. Lembro-me de certa vez quando a agenda do meu marido estava totalmente lotada, e não havíamos podido almoçar juntos, ou conversar por muito tempo. Falei com sua secretária e pedi para marcar um horário para um tal de Marcos, e quando chegou a hora dele, eu entrei, e pedi esta uma hora para colocarmos a conversa em dias. Foi uma estratégia esquisita, admito, mas funcionou.
É preciso defender este horário com unhas e dentes, pois muita coisa acontecerá para tentar impedir que se realize. Mas se você se lembrar do preço que terá que pagar quando negligenciar esse tempo você encontrará forças para vencer os impedimentos. E quando estiverem juntos, tentem não falar de igreja (ouviu pastor? Esposa de pastor?) dos irmãos, dos meninos, da secretária, etc. Falem de seus sentimentos, contem seus medos, seus sonhos e projetos.
• Construam um projeto de vida juntos. Use seu tempo com sabedoria. O que mais ajuda a estabelecer essa rotina é definir as prioridades: conscientizar-se do que é realmente importante na vida. É muito fácil colocar o que amamos no final da lista, pois são os últimos que reclamam, mas quero lhe dizer-que sua esposa, seu esposo e seus filhos são os que verdadeiramente lhe amam.
Lembro-me de uma história verídica, de um marido que abandonou sua esposa por uma mulher a metade de sua idade, deixando seus filhos e esposa desconsolados. Mais tarde na vida, ele adquiriu a doença de Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro, quando a pessoa vai esquecendo de todos, e se torna como uma criança. A mulher com quem morava, colocou-o dentro de um táxi, com o endereço da sua ex-mulher, e o abandonou. Sabe quem cuidou dele com todo carinho e paciência, até a morte? A sua esposa, que ainda nova havia sido abandonada por ele.• Segundo fator: Falta de Diálogo - veja bem que diálogo não é monólogo, nem reclamação, cobrança, ou briga e discussão. É justamente saber o que assola o outro, suas angústias, medos, planejamento para o futuro juntos, planos, projetos.
Você já observou em um restaurante um casal sentado, um fumando, olhando para o infinito e outro lendo o jornal? Parecendo dois estranhos no ninho?
Um casamento geralmente não morre da noite para o dia - ele vai morrendo semana após semana, mês após mês, ano após ano. O casal simplesmente vai se distanciando e muitas vezes quando chegam a procurar ajuda, pelo menos um dos cônjuges já considera o casamento acabado.

E aquelas diferenças que eles tanto gostavam e achavam que os complementavam, agora os separa. A mulher que falava muito era tida como extrovertida, hoje é um papagaio na areia quente. A mulher ativa antigamente era dinâmica, hoje é ativista e agoniada. Antigamente trabalhadora hoje é ausente do lar. O homem somente consegue ver defeitos nela, parece que esqueceu todo um passado de coisas boas que aconteceram.Também pode acontecer o oposto, o homem sempre calado, ausente, um dia pode chegar em casa e encontrar a casa vazia, e não entende o porquê. Ora, você mesmo já foi afastando sua esposa aos poucos.
Precisamos conversar sobre trivialidades também, pois é exatamente esse tipo de conversa que forma o alicerce para o verdadeiro diálogo. De fato, se não conversarmos sobre o trivial, o primeiro grande golpe a nos atingir será o fim do relacionamento.Necessitamos entender que a maneira de falar da mulher é diferente do homem. Paul Tournier, psicólogo evangélico, afirma: “Quando um homem fala, revela o que vai em sua mente, quando uma mulher fala, revela o que vai em seu coração”.
Para os homens, é mais fácil falar de suas realizações do que de seus sentimentos. Nas festas, o que um homem pergunta primeiro ao outro é o que ele faz. Os homens geralmente consideram a conversa uma oportunidade de se resolverem problemas, e não de demonstrar sentimentos. O oposto das mulheres, por isso que as mulheres reclamam que quando discutem o homem cai num silêncio profundo por muito tempo. Para o homem, ele deve pensar no assunto e somente abordá-lo novamente quando estiver com a solução pronta. Para a mulher, a solução vem no conversar juntos.Algumas dicas para um bom diálogo:
1. Saber escutar. E isto implica em: não interromper; não completar a frase de quem está falando; não olhar para o relógio o tempo todo; não atender ao telefone durante a conversa (para não dar a entender que o telefonema é mais importante).2. E, ao escutar - não tente dar conselhos para tudo que ouviu, pois muitas vezes o que a pessoa quer não é um conselho. Ela já sabe a resposta. Ela somente quer um ouvido amigo.
Gostaria de dar algumas regras de ouro para uma discussão se forem discutir:
1. Não ataque o cônjuge. Trate o problema.
2. Concentre-se no problema. Imagine uma esposa que esquece do aniversário do marido. Ele está magoado-não deve usar frases como: “você é uma egoísta, pensa apenas em si”. Tente ver o porquê. Talvez sua esposa esteja muito cansada, tensa e atarefada.3. Não se exalte.
4. Faça o possível para não interromper o outro.
5. Lembre-se de que, quando amamos de verdade, passamos uma boa parte da vida dizendo: “Perdoa-me”.
6. Lembre-se do advogado interno, que sempre quer seus direitos, e lhe dê férias de vez em quando.
7. Nunca, mas nunca mesmo, brigue em público. Não discuta na frente dos filhos.
8. Aceite o fato de que alguns problemas surgem devido a mudanças pelas quais passamos à medida que amadurecemos. É como dizem: No decorrer do nosso casamento, é como se nos casássemos com diversas pessoas.9. Esforce-se para entender não apenas o que a outra pessoa está dizendo, mas o que está querendo expressar.10. Lembre-se do poder do perdão. Perdoar é livrar-se de mágoas e dores, mesmo que tenhamos motivos de sobra para guardá-las. E isso não é fácil.• O Terceiro Fator : A Falta de Elogios.Alguns conselhos para melhorar seu relacionamento:1. Demonstrar apreciação:2. Dê um sentido de valor a seu cônjuge. Tente falar mais de suas virtudes do que de suas falhas.3. Desfrute do poder do elogio.4. O toque da apreciação. O toque é uma poderosa arma para demonstrar que estimamos e valorizamos alguém. O toque difere do homem para a mulher. Para o homem o toque é associado com sexo, mas para a mulher é associada com carinho. A mulher sente que seu marido se interessa por ela.• O quarto motivo para a deterioração do relacionamento: Sexo.• Diferenças: O grande problema de desentendimento sexual entre o marido e a mulher é a maneira diferente que os dois pensam sobre sexo.Para a mulher o sexo começa no café da manhã, quando o marido acorda e lhe dá um bom dia, elogia o café, lhe beija quando sai para o trabalho, quando chega e janta sem reclamar, lhe dá atenção etc. Se você agir assim, você sempre terá uma mulher disposta a uma boa noite de sexo. Ah, mas sem esquecer que sexo não é somente chegar, penetrar, sair e dormir. Há muito mais envolvido em um relacionamento sexual. Há todo um jogo preliminar antes da penetração. E é esta falta de entendimento que faz com que as mulheres sejam denominadas de frígidas, e não sintam prazer em se relacionar sexualmente com seu marido.O mais importante em um casamento é que os cônjuges se conheçam. Saber do que o outro gosta para poder satisfazê-lo. Quando você entrar em um relacionamento sexual, não entre para você se satisfazer, mas para satisfazer o outro, e aí você se satisfará.
Um grande problema no relacionamento sexual é o legalismo. Há muitos “podes” e “não podes” . Uns acreditam que o Espírito Santo se retira, na hora do relacionamento sexual entre marido e mulher, e somente volva quando tudo acaba. Outros encontram proibições onde não há na Bíblia Sagrada. Aliás, herdamos da igreja católica a idéia de que o sexo é pecaminoso, até mesmo entre marido e mulher. Isto não tem respaldo bíblico. Sexo não é pecado, dentro de um relacionamento marido e mulher, e nem sujo. Ele foi feito por Deus.Homem, entenda que a mulher quer ser conquistada, como prova de amor. Se o marido é calado e se interessa mais pelo jornal do que conversar com ela. É como diz o velho ditado: “Se o marido quer uma noite de paixão na sexta-feira, é melhor começar a conquistar a mulher na segunda de manhã.”Uma outra diferença é a rapidez da reação sexual. Geralmente o homem responde mais rapidamente aos estímulos sexuais. Ouvi dizer que na área do sexo o homem é como fogo na palha – acende depressa, mas o combustível acaba logo. A mulher, por outro lado, é mais como fogo na madeira - demora mais para pegar, porém, uma vez aceso, leva mais tempo para apagar. Após o sexo, o fogo na palha se apaga, mas o fogo na lenha diz: “conversa comigo, me abraça”.O importante é tentar saber do que o outro gosta, para que nenhum dos dois seja violado em seus sentimentos. Conversem, não tenham vergonha de falar sobre este assunto. As pessoas que mais se reprimem, são as que mais na frente cairão sem ter onde se sustentar.• Outro pequeno conselho: Resista à pressão de se encaixar nas pesquisas-qual a média de ter relacionamentos sexuais - dois ou três, diariamente? Na verdade, é a média que vocês escolherem.Esqueçam da mídia. Nos filmes e propagandas, vemos aquele homem atlético, bronzeado, de olhos verdes, cabelos pretos, musculoso, sempre pronto para ter um bom relacionamento, amoroso, carinhoso e com uma mulher igualmente bem feita, loira (aliás, o Brasil atualmente é o país de mais loiras fora da Suécia), sempre bem vestida. Relacionam-se uma vez por dia e sempre com muito entusiasmo. Lembrem-se, tudo isto foi escrito em um roteiro-é mentira, ilusão, utopia. Caiamos na real, no nosso mundo não temos roteiro-ninguém fica para sempre jovem e bem torneado daquela maneira. No espetáculo da vida, os artistas se cansam, os filhos adoecem, choram a noite toda e às vezes a mente dos artistas está cheia de preocupações. • Tempo para amar. Ah, a velha desculpa dos filhos, do cansaço, da dor de cabeça. Põe as crianças para dormir mais cedo. Um dos grandes problemas no relacionamento conjugal é quando a maior atenção da esposa é para os filhos e não para o marido.• Aprendam a rir juntos. Com tensão, não há motivação para relacionamento sexual.Que Deus possa abençoar homens e mulheres a restaurarem o elo perdido.
Pra. Sílvia Geruza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...