O ESTIGMA DA UNÇÃO

"Tive que aceitar o fato que o melhor dos Cristãos sinceramente é colocado de lado pela unção."
R.T. Kendall
De alguma forma, nós que lemos o Novo Testamento e seguimos o ministério itinerante de Jesus, não encontramos nenhuma falha em Suas intenções e métodos usados para ministrar às pessoas. Mas, o que acharíamos hoje de Sua forma radical de libertar as pessoas. Dizer que Ele usava métodos estranhos, é uma atenuação.
Por exemplo, Ele comparou uma mulher a um cachorro. Ele deliberadamente a insultou depois de ter ignorado por completo o seu pedido... "Não lhe respondeu palavra alguma." Os discípulos de Jesus, da mesma forma, a rejeitaram. Ao persistir, esta mulher foi exposta ao insulto de que ela, como um cachorro, não poderia comer da mesa do mestre. Qual seria a minha resposta se eu estivesse por perto e tivesse ouvido esta troca de palavras? Se eu conhecesse Jesus apenas casualmente, provavelmente teria ficado ofendido e criticaria esta atitude aparentemente rude e insensível. Afinal de contas, ela estava apenas pedindo uma oração e misericórdia em prol de sua filha que estava endemoninhada. Somente se eu o conhecesse pessoalmente e intimamente,teria confiado em Sua resposta pouca ortodoxa. É óbvio que existe algo a ser dito pelo fato de conhecê-lO pessoalmente e intimamente.
Podemos nos lembrar do dia em que Jesus cuspiu em um homem cego! "Como é que isso pode ser de Deus?", alguém poderia perguntar. Olhe por este ângulo, você aparece em um culto de Domingo em sua igreja Carismática e vê que convidaram um pregador de fora. Durante o culto alguém que você conhece traz um vizinho que é cego. Em direção ao pregador, eles vão - "Ore por meu amigo", é o pedido. Com isto, o pregador pega na mão do cego e o conduz para fora e cospe nele! Isto seria difícil de aceitar, não seria?
Que tal isso: um missionário está visitando a sua cidade e você o convidou para vir e orar por um ente querido juntamente com os outros "intercessores." Ao chegar em sua casa, ele imediatamente coloca todo mundo para fora da casa. "Será que dá para todos saírem? Agora?" "Bem, quem você pensa que é?" Poderia ser a resposta irritada dos "Cristãos" de oração.
Imagine que você tem um amigo rico que está passando por algumas dificuldades em sua vida. Então você convida o pastor para encontrar- se com você e com este seu amigo em um restaurante para almoçarem juntos. Durante a - até este ponto- amigável conversa, seu amigo finalmente pede conselhos ao pastor. "O que devo fazer?" é a pergunta. Um silêncio toma conta quando a resposta é dada. "Venda tudo o que você tem e entregue aos pobres, depois me siga." Isto é certamente a última coisa que uma pessoa rica deseja ouvir.
A unção é a presença e o poder de Jesus operando em você e através da sua vida. É o poder de Deus que destrói os jugos. A unção é dada por ninguém mais do que o Espírito Santo e somente funcionará em resposta a Ele e aos Seus caminhos, não aos nossos.
A tradição cristã e a retidão política têm se tornado tão excessiva em nossas igrejas que Jesus, Ele mesmo, provavelmente não seria reconhecido e muito menos aceito. E se Ele viesse e derrubasse as mesas e os balcões de venda? E se ele pegasse um chicote e começasse a bater nas pessoas? "Chame a polícia! Ligue para a Guarda Nacional! " "Meu Deus, tem uma pessoa endemoniada solta em nosso culto, alguém faça alguma coisa!"
"Eu gostaria que a unção viesse em um pacote bonitinho e arrumado que se encaixa em nossa zona de conforto. Raramente vem." R.T. Kendall
Aqueles de nós que queremos a unção devemos estar dispostos a suportar o estigma que vem associado a ela. O que hoje nós confortavelmente aceitamos como normal e compreensível, foi o estigma de alguém ontem. Você se lembra dos "que falam em línguas?" Ou "aqueles Pentecostais?" Havia um estigma associado aqueles que estavam à beira do que Deus estava fazendo naquela época. Os anti- Batistas foram assassinados porque eles rejeitaram o batismo por aspersão e pregavam o batismo por imersão.
Onde está o estigma hoje? Eu não vejo nenhum. Eu não vejo este preço alto que foi cobrado de muitos antigamente. Isso me perturba. Me perturba porque este é o padrão. Cada mover de Deus traz consigo um estigma, então se não existe nenhum estigma, talvez não exista nenhum mover significativo de Deus. Entretanto, estou à procura? Eu vou aceitar o estigma enquanto puder estar naquilo que Deus está fazendo.
Somos sempre convidados a fazermos parte do que Deus está fazendo. Não fomos chamados a ser populares, persuasivos, amigáveis ou bonitinhos. Fomos chamados a ser ungidos. Nosso chamado é para quebrarmos o jugo. Aqueles que dão início a rebeliões de prisões e libertam os presos. Fomos convidados a nos juntarmos ao grupo dos que viram o mundo de cabeça para baixo.
Com toda nossa tecnologia de ponta e nosso equipamento de primeira, nós não chegamos nem perto do poder e da unção dos primeiros apóstolos. A sombra de Pedro, tinha mais poder do que todos os mais renomados pregadores dos dias de hoje, juntos.
Qual é a razão para tal? Será que temos tido medo de fluir na unção e sermos radicais e ousados com ela?
Tudo o que Jesus fazia tinha um certo risco. Insultar uma mulher e menosprezá-la é perigoso. Mas qual foi o resultado? Cuspir em um homem também era perigoso. Mas, qual foi o resultado? Colocar para fora da casa os amigos e família de uma pessoa, também é um pouco arriscado. Mas, qual foi o resultado?
Você conhece as respostas para estas perguntas. O resultado foi que estas pessoas foram libertas e ministradas pelo poder de Deus. É isto o que busco: resultados! Eu quero o poder de Deus, nada mais e nada menos. A questão é: será que estou disposto a suportar o estigma da unção? Será que sou capaz de sobreviver à solidão da unção?
Será que estou disposto a suportar a falta de compreensão, críticas, rejeição e reprovação da unção? Posso dizer que estou! Estou à procura do estigma que certamente vem com a unção. A popularidade não é o meu objetivo. Quero resultados! Quero ver pessoas mudadas e transformadas pelo poder de Deus.Será que eu poderia exortá-lo hoje a buscar com todas as suas forças o que Deus tem para sua vida? Será que eu poderia exortá-lo a não aceitar nada que venha substituir a unção e nenhum engano? Há uma unção em sua vida transferida por Jesus...desperte-a e deixe que ela flua. Se a sua paixão e zelo pelo Senhor têm resultado em perseguição e falta de compreensão, seja grande o suficiente para suportar o estigma e a reprovação. Vem junto com o pacote. Amém.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...