O Silêncio de Deus


TEMA: Deus

TITULO : O Silêncio de Deus

TEXTO: João 11 : 1 - 6

INTRODUÇÂO

Por quê às vezes parece que Deus não sabe, ou não quer intervir em nossos problemas ?
É evidente que o Senhor sabe de tudo o que acontece no universo, inclusive todas as nossas necessidades e dificuldades. Até nosso Senhor Jesus Cristo em Mateus 27:46 disse “Deus meu, Deus meu , por quê me desamparaste ?
No entanto , nosso Pai Celeste diz “Não vos inquieteis “. Pois Ele sabe de todas as investidas malignas contra nós , o inimigo nada faz que surpreenda ao nosso Deus , que pode desfazer as obras do diabo e tirar todas as nossas dificuldades e nos dar o que necessitamos , enfim nada é impossível para Deus.
Entretanto , porque às vezes temos a sensação de que Ele não sabe ou não pode ou não ouve os nossos pedidos .
Esta poderia ter sido a pergunta dos que estavam na casa de Lázaro. Pois :
( v. 6 ) – Jesus demorou dois dias para ir a casa de Lázaro.
( v. 14 ) – Jesus disse , Lázaro morreu.
A questão era , se Ele tivesse vindo na hora certa , nada disso teria acontecido. Quantas vezes não tem sido essa a nossa indagação : Por quê aconteceu ? Quando isso vai acabar ? Qual é a tua vontade Senhor ?

Transição : Através da experiência da família de Lázaro aprenderemos lições preciosas sobre o Silêncio de Deus :

Proposição :

DESENVOLVIMENTO

I . Aprenderemos que a nossa vida é projeto de Deus e visa a Sua glória e o nosso bem ( v. 4 )
A) O Senhor não ficou desesperado e saiu correndo , Vamos, Vamos....
B) Se é para Glória de Deus , ninguém pode impedir a execução do plano de Deus - No final tudo dará certo .
C) É bom sabermos com Deus recebe as noticias a nosso respeito – Nós ficamos aflitos com os diagnósticos dos médicos, com palavras duras de alguém, com as tragédias ,com a falta de dinheiro , etc... Mas quando o Senhor ouve essas coisas Ele Diz : ( Isaias 43 : 1 – 3 ) . Não temas....


Aplicação : Isso é promessa de Deus para nós , Ele sempre estará conosco , os períodos dificeis nunca serão definitivos.

Transição : Marta e Maria certamente puderam compreender os motivos do “atraso” de Jesus, Ele quer que nós aprendamos :
II . Que o tempo que Deus parece demorar para agir não significa descaso ou outras prioridades , mas sim o cumprimento de Sua agenda . ( v. 6 )
A) Havia um propósito divino naquele momento - Jesus de maneira alguma foi irresponsável e nem desprezou a dor da família de Lázaro .
B) Deus só tem boas intenções a nosso respeito – Ele sabia muito bem o que estava fazendo e que era o melhor para Lázaro.
C) Deus tem um plano para nossa vida que deverá se cumprir inevitavelmente. Isso não deve ser motivo de preocupação, pelo contrário estamos vivendo na companhia de um Deus que ofereu seu próprio filho para nos salvar.

Aplicação : É verdade que nem sempre Deus cura as enfermidades, nem ressuscita os mortos. Mas em (Rm 8:28 ) vemos que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e são chamados segundo o seu propósito”. Não há nenhuma ausência em nossa vida que seja mais importante que a presença de Deus.

Transição : Jesus chegou no tempo certo, isto significa que Ele não se atrasa e está entre nós :
III . Aprendemos que Deus deseja desenvolver a nossa Fé ( v. 14 - 15 )
A) Havia um propósito divino naquele momento - Jesus de maneira alguma foi irresponsável e nem desprezou a dor da família de Lázaro .
B) Deus só tem boas intenções a nosso respeito – Ele sabia muito bem o que estava fazendo e que era o melhor para Lázaro.
C) Deus tem um plano para nossa vida que deverá se cumprir inevitavelmente. Isso não deve ser motivo de preocupação, pelo contrário estamos vivendo na companhia de um Deus que ofereu seu próprio filho para nos salvar.


Aplicação: Agora, como você disciplina seus filhos? Na Bíblia, Deus diz três coisas, se você vai disciplinar os seus filhos: Discipline seu filho...
1. CALMAMENTE (Pv. 29.11) Quantas vezes batemos nos filhos não porque eles estavam sendo disciplinados, mas para aliviar a nossa própria frustração?
2. RAPIDAMENTE (Pv. 13.24) Não use esta frase: "Espere até o seu pai/mãe chegar!" Há muitas coisas que a criança vai pensar durante aquele tempo.3. QUANDO NECESSÁRIO : Não se bate nos filhos o tempo todo!
Mães: se vocês têm crianças pequenas, ao invés de ficar dizendo mil vezes: "Não mexa aí “ o que você precisa fazer é tornar a sua casa à prova de crianças por algum tempo. Tire as coisas que quebram fácil e guarde-as.
Não discipline as crianças por serem crianças; você as disciplina por causa de rebeldia.

Transição: Então , se nós queremos ser como nosso Pai que está no céu nós precisamos :
IV. TER AMOR PARA COM NOSSOS filhos
A Bíblia é cheia de exemplos do amor de Deus por você e por mim.
Há três maneiras específicas que você precisa para expressar amor.
A. Através de Carinho : É o toque. Contato físico, abraços, beijos, tapinha nas costas. Mostre carinho pelos seus filhos. Mostre que você se preocupa com eles.
B. Através de Ajuda Moral. (Salmo 145.14 ) : Nós moldamos os nosso filhos através da maneira como falamos com eles. Você diminui seus filhos quando fala com eles? Não ridicularize seus filhos na frente dos outros! Edifique-os, encoraje-os a tentar coisas novas, sem ter medo de fracasso. Todo mundo elogia quando ele recebe nota "dez" na escola, quando ganha um concurso. Mas o que você diz quando ele perde? quando fracassa? ...Este é o momento que eles precisam ser encorajados.
C. Através de Atenção. Quando foi a última vez que você sentou com os seus filhos "olho a olho", sem pressa e disse a eles: "Papai e mamãe te amam, filho.vamos conversar" Nós sempre pedimos que Deus nos ouça durante nossas orações.


Transição: Então , se nós queremos ser como nosso Pai que está no céu nós precisamos :
V. SER INTEGRO COM NOSSOS filhos ( Pv. 20 : 7 )
Nós pais estamos ensinando o tempo todo. Se você tem filhos, saiba que eles prestam atenção em tudo que fazemos , o que você diz ao telefone, como você lê o jornal e como você responde à sua esposa ou ao seu marido.

Aplicação: Como nós temos demonstrado nossa INTEGRIDADE? Devemos observar duas maneiras.
Primeiramente, você não deve parecer perfeito. Você admite quando está errado ? Algumas vezes você tem que dizer aos seus filhos: "Eu sinto muito. Eu cometi um erro”. humildade. Seja honesto acerca dos seus erros porque você não é um pai perfeito, ou uma mãe perfeita.
E em segundo lugar, CUMPRA as suas promessas. A causa número um de amargura em muitas famílias são as promessas quebradas. "Papai, o senhor prometeu que ia me levar pra o futebol”. "Mamãe, você me prometeu..."
Se você não é um pai confiável, que idéia seus filhos terão a respeito de Deus? "Se Deus que está no céu é como meu pai na terra, eu não creio nele, pois, meu pai terreno não é confiável.



CONCLUSÃO

Alguém já disse: “Cada criança que nasce é uma prova de que Deus ainda não perdeu a esperança em relação à Humanidade”.

Se nós queremos ser como nosso Pai que está no céu nós precisamos Tratar nossos filhos da maneira como Deus nos trata .
ENTENDER SEUS FILHOS / ACEITAR SEUS FILHOS / DISCIPLINAR SEUS FILHOS / EXPRESSAR AMOR PARA SEUS FILHOS / SER COERENTE COM SEUS FILHOS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...