Com o Renascimento Cultural e Científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo (homem no centro do Universo). Neste contexto, René Descartes cria o cartesianismo, privilegiando a razão e considerando-a base de todo conhecimento. A burguesia, camada social em crescimento econômico e político, tem seus ideais representados no empirismo e no idealismo.
No século XVII, o pesquisador e sábio inglês Francis Bacon cria um método experimental, conhecido como empirismo. Neste mesmo sentido, desenvolvem seus pensamentos Thomas Hobbes e John Locke.
O iluminismo surge em pleno século das Luzes, o século XVIII. A experiência, a razão e o método científico passam a ser as únicas formas de obtenção do conhecimento. Este, a única forma de tirar o homem das trevas da ignorância. Podemos citar, nesta época, os pensadores Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Montesquieu, Diderot, D'Alembert e Rosseau. O século XIX é marcado pelo positivismo de Auguste Comte. O ideal de uma sociedade baseada na ordem e progresso influencia nas formas de refletir sobre as coisas. O fato histórico deve falar por si próprio e o método científico, controlado e medido, deve ser a única forma de se chegar ao conhecimento.
Neste mesmo século, Karl Marx utiliza o método dialético para desenvolver sua teoria marxista. Através do materialismo histórico, Marx propõe entender o funcionamento da sociedade para poder modificá-la. Através de uma revolução proletária, a burguesia seria retirada do controle dos bens de produção que seriam controlados pelos trabalhadores.
Ainda neste contexto, Friedrich Nietzsche, faz duras críticas aos valores tradicionais da sociedade, representados pelo cristianismo e pela cultura ocidental. O pensamento, para libertar, deve ser livre de qualquer forma de controle moral ou cultural.
Comentário
O pensamento Filosófico moderno, tem como característica principal o afastamento das correntes arcaicas de pensamentos, assim como o afastamento gradual do teocentrismo privilegiando o homem no centro do universo. Daí as idéias marxistas terem grande influencia no contesto social proletário. Os valores tradicionais da sociedade são criticados dando ênfase ao pensamento livre, ode o controle moral ou cultural se tora obsoleto.
8 comentários:
Vocês religiósos acham que é bonito ser ignorante. Todas linhas de pensamento é construtivo e o que vale é o realismo existencial não as agarradas tradições tapadas e preconceituósas quanto a uma fé platônica certamente inferior a qualquer pensamento lógico e ciêntífico.
E esse blog é tanto manipuladador quanto a qualquer ideologia igrejista de base cristã, totalmete contrária ao cristianismo.
Vocês são doentes.
vcs são loucos
meu pastor
se você é pastor não deve mentir
e se tentar manipular as pessoas com ideias suas.
a filosofia moderna é grande passo que nós seres humanos demos,
e até nós pequenos cristos, devemos dar glorias a Deus, por não vivermos mais na era medieval.
e sim nunca sociedade moderna e racional.
até mesmo o apostolo PAULO disse.
Sobre isso sobre o CULTO RACIONAL.
Que Deus abençoe!
Acesse nosso blog
http://comoralraiodeluz.blogspot.com/
meu pastor
se você é pastor não deve mentir
e se tentar manipular as pessoas com ideias suas.
a filosofia moderna é grande passo que nós seres humanos demos,
e até nós pequenos cristos, devemos dar glorias a Deus, por não vivermos mais na era medieval.
e sim nunca sociedade moderna e racional.
até mesmo o apostolo PAULO disse.
Sobre isso sobre o CULTO RACIONAL.
Que Deus abençoe!
Acesse nosso blog
http://comoralraiodeluz.blogspot.com
Uau! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?
Claro que pode
Postar um comentário