Uma Dura Advertência Sobre as Conseqüências de Viver no Pecado

A Bíblia diferencia entre "viver no pecado" e "ser surpreendido por alguma falta".
Vida no pecado:
I. Cor. 5:11. Mas agora escrevi-lhes a não conviverem com alguém que for chamado de irmão e for homossexual, ou ganancioso, ou idólatra, ou maldizente, ou alcoólatra, ou extorquidor; com um destes nem sequer tomem uma refeição juntos.
Surpreendido por um pecado:
Gálatas 6:1 1. Irmãos, se uma pessoa for surpreendida por alguma falta, vocês, os espirituais, restaurem a mesma com um espírito de mansidão, levando em consideração a você mesmo, para que você não seja também tentado.
Mesmo assim existem dois tipos de pecado de surpresa: Pecado para a morte e pecado não para a morte.
I. Jo. 5:16. Se alguém vir a seu irmão cometer pecado, não para a morte, pedirá, e ele lhe dará vida, aos que não pecarem para a morte. Há pecado para a morte, pelo qual não digo que rogue. 17. Toda a injustiça é pecado, mas há pecado não para a morte.
Basta olhar para a lista de pecados para a morte no Velho Testamento: Assassinato, adultério, etc. para saber a que se quer referir o versículo acima.
Que tipo de pecado estava sendo vivido entre os coríntios?
I. Cor. 5:1. É largamente difundido que há sexo ilícito entre vocês, e sexo ilícito tal, que nem mesmo entre os povos é mencionado: Que alguém possua a esposa de seu próprio pai.
Isto era pecado para a morte: Levítico 18:8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai. 29 Todo o que cometer alguma destas abominações, sim aqueles que a cometerem, serão cortados dentre o seu povo.
Quem cometeu este pecado?
2. Mas vocês estão inchados, e não preferiram chorar, para que fosse excluído dentre vocês aquele que praticou tal ato.
Um irmão da igreja. O "fosse excluído dentre vocês" deixa isto bem claro.
Ele era salvo?
É o que se pode deduzir de:
5. Que o mesmo seja entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus. 9. Escrevi-lhes na carta para não se ajuntarem com os homossexuais. 10. Mas de todo não com os homossexuais deste mundo, ou com os gananciosos, ou extorquidores, ou idólatras. Do contrário seria-lhes necessário sair deste mundo.
Então Paulo fala dos homosexuais de dentro da igreja, irmãos, salvos.
12. Mas por que vou julgar também os de fora? Vocês não julgam os de dentro? 13. Mas Deus julga os de fora. Por isso excluam de seu meio este perverso.
Estes que vivem no pecado, recomenda Paulo, devem passar de dentro da igreja para fora dela, de debaixo da graça para debaixo do juízo, pelo ato de exclusão da igreja local.
A passagem abaixo deixa isto também bem claro:
Gal. 5: 21. Invejas, homicídios, bebedeiras, orgias, e atos semelhantes a estes, dos quais lhes digo antecipadamente, assim como já lhes disse anteriormente, que os que praticam atos desta natureza não herdarão o Reino de Deus.
Esta passagem fala dos salvos por dois motivos:
1- Porque as pessoas do mundo não se salvam deixando de fazer estas obras. Elas se salvam ao se arrependerem destas coisas, sim, mas mais a também reconhecerem o sacrifício de Cristo como pagamento de suas transgressões.
2- Porque o mundo não tem nada a herdar no Reino de Deus, apenas os salvos. Paulo escreve aos gálatas salvos que aqueles que praticam tais coisas não herdarão o Reino dos Céus. Apenas filhos tem direito à herança. Nesta passagem esta herança está sendo tirada dos filhos, dos salvos.
Para onde vão os filhos que cometem tais coisas?
Apocalipse 21: 8. Mas os tímidos, e os descrentes, e os detestáveis, e os assassinos, e os que cometem sexo ilícito, e os feiticeiros, e os adoradores de imagens, e todos os mentirosos, terão a sua cota no lago que queima com fogo e enxofre, que é a segunda morte".
Por este motivo Paulo exorta a excluir a tais:
2. Mas vocês estão inchados, e não preferiram chorar, para que fosse excluído dentre vocês aquele que praticou tal ato. 5. Que o mesmo seja entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.
Excluir para que finalidade?
que o mesmo seja entregue a Satanás para a destruição da carne
Para qual propósito?
a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...