CARACTERÍSTICAS DA PESSOA SEM CRISTO.

Uma pessoa sem Cristo está perdida, sem rumo na vida, vive em função de seu egoísmo e é escrava de seus próprios desejos. Portanto, as Escrituras são bem claras o seu destino é o inferno, lugar terrível, onde haverá choro e ranger de dentes, (Mateus 24:51); onde o lago de fogo e enxofre não acaba (Apocalipse 21:8).
Bíblia declara a sua condição sem Cristo:
Pecador : "Todos pecaram, todos fracassaram, e não puderam alcançar o ideal de Deus" (Romanos 3:23). "O problema são os seus pecados;Separado de Deus: por causa deles, vocês estão separados de Deus... Ele não ouve mais o que vocês pedem" Isaías 59:2.Condenado: "quem, não crer será condenado" Marcos 16:16.Sofredor: "...sabemos que toda criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora" Romanos 6:22.Morto Espiritualmente: "O salário do pecado é a morte" Romanos 6:23.
Conseqüências do pecado: Quando o homem pecou, este morreu (Rm 6:23). Principalmente no sentido espiritual, por isto é chamado de morte espiritual, que é o estado de ficar separado de Deus. A pessoa neste estado está sobre condenação (Jo 3:18), e depois da morte física e juízo serão lançados no lago de fogo (Ap 21:11-15).
VÁRIAS NECESSIDADES DO HOMEM SEM CRISTO1 - Está perdido e necessita de um Guia; 2 - está enfermo e necessita de um médico; 3 - está escravizado, necessita de um Redentor; 4 - está moribundo e necessita de um Salvador; 5 - está espiritualmente morto, necessita de Vida Nova.
A lista pode ser aumentada indefinidamente porque o homem natural ignora as verdades espirituais e necessita de luz, iluminação; tem fome e sede de uma satisfação que não encontra.
O homem natural, até que se dê conta de sua condição espiritual, e suas conseqüências, dificilmente busca a Salvação. O nosso dever é ensinar-lhes que o pecado pode propiciar prazeres ao corpo, mas não pode dar gozo à alma, e que Jesus é a única resposta para a alma.


IV.2 COMO ALCANÇAR A SALVAÇÃO
A solução de Deus para o problema do homem foi as Boas Novas do Evangelho: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" João 3:16.
Você precisa saber que Deus o ama muito. O nosso Deus, além de ter o melhor plano para a sua vida, ainda oferece-lhe o perdão de seus pecados. Você precisa confiar pela fé em Cristo Jesus, e recebê-lo como único Senhor e Salvador pessoal.
* Arrependimento
A palavra arrependimento (gr. metanoia) quer dizer “mudança de mente”. O Espírito Santo promove em nós esta conversão do modo de pensar. O arrependimento envolve três atitudes:
- Tristeza pelo pecado cometido contra Deus (2 Co 7:10) - Confissão dos pecados (1 Jo 1:9) - Abandono dos pecados (Pv 28:13)
* O que significa receber a Cristo?
1. Concordo com Deus que estou vivendo erradamente, reconheço que sou pecador e arrependido peço perdão. (Romanos 3:10-12; João 3:3; Jeremias 17:9).
2. Confesso que Cristo morreu pelos meus pecados e ressuscitou dentre os mortos para me dar a vida eterna. (Romanos 10:9).
* Renuncio as consagrações que fiz no passado com as obras das trevas.
Vivemos no meio de muitas tradições idólatras e espíritas; que são na verdade laços, com os quais o inimigo de nossas almas tenta nos amarrar (I Pedro 1:9). Pode ser possível que você mesmo, ou quando criança, alguém tenha consagrado a algum "santo", "guia" ou algum "orixá". Ore renunciando em voz audível: "Em nome de Jesus, desfaço todo pacto de consagração que forma feitos em minha vida. Revisto-me com o sangue de Jesus Cristo, dedicando-me inteiramente ao serviço do seu Reino". Amém
3. Recebo e permito a ajuda de Deus para deixar todos os meus pecados, disponho-me a começar uma vida que em tudo o agrade. (João 1:12).
* Você pode receber a Cristo agora mesmo mediante o falar com Deus em oração.
Senhor Jesus, reconheço que meus erros são frutos de minha rebelião contra ti. Perdoe os meus pecados. Agradeço pelo teu precioso sangue que me purifica e me liberta de todo o mal. Eu sei que o Senhor me ama e me aceita com eu sou, foi por isso que morreste na cruz. Faze de mim a pessoa que tu queres que eu seja. Pela fé entrego o controle da minha vida a Ti. Que teu Espírito faça morada em minha vida. Confio em Ti como meu Salvador e Senhor. Declaro que eu vou te seguir enquanto eu viver. Decido participar de teu reino na vida da tua igreja. Oro em nome de Jesus. Amém

* Declaração de fé.
Eu sou salvo; estou perdoado... pois Deus me prometeu em sua Palavra..Agora sou filho de Deus; estou purificado... está escrito em sua Palavra.Meu destino é a vida eterna... é Deus quem me garante isso em sua Palavra.
IV.3 CARACTERÍSTICAS DA PESSOA COM CRISTO
A partir do momento que Jesus começou a fazer parte de sua vida, algo glorioso aconteceu com você. O mundo não entende, e nem compreende a reconciliação que houve em Cristo Jesus para conosco. Em Cristo você é uma nova criatura e muito mais. A Bíblia diz que:
1. Os meus pecados foram todos perdoados.
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29)."Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (I João 1:9)
2. Sou filho de Deus.
"Mas a todos quantos o receberem, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, a saber; aos que crêem no seu nome" (João 1:12).
3. Sou uma nova pessoa em Cristo Jesus.
"Quando alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa; as coisas antigas passaram, eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17).
4. Deus me deu a sua justiça.
"Se manifestou a justiça de Deus... mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem..." (Romanos 3:21-22).
5. Sou habitação do Espírito Santo.
"Como dono, Deus pôs a sua marca em nós, colocando o Espírito Santo nos nossos corações, como garantia de tudo o que ele tem para nós" (II Coríntios 1:22).
6. Meu nome está escrito no Livro da Vida.
"Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão escritos nos céus" (Lucas 10:20).
7. Sou da família de Deus.
"Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus" (Efésios 2:19). E I Pedro 2:9-10 diz:
7.1. Sou raça escolhida,7.2. Sou sacerdote do rei Jesus,7.3. Sou de uma nação completamente dedicada a Deus,7.4. Sou santo e puro e pertenço a meu Deus.7.5. Sou sua testemunha.
Salvação é...
O que Deus fez ................................................... João 3:16O que Jesus fez ................................................... Romanos 5:8O que você precisa fazer ..................................... Mateus 11:28
Jesus Cristo é...
Jesus meu Salvador--Mateus 1:21Jesus meu Amigo--Jo 15:15Jesus meu Caminho--Jo 14:6 aJesus minha Sabedoria--I Co 1:30 aJesus minha Verdade--Jo 14:6bJesus minha Justiça-- I Co 1:30bJesus minha Vida--Jo 14:6cJesus minha Santificação--I Co 1:30cJesus meu Mediador-- I Tm 2:5Jesus minha Redenção--I Co 1:30dJesus meu Intercessor--Rm 8:34Jesus minha Esperança--I Tm 1:1Jesus meu Advogado--I Jo 2:1Jesus minha Paz--Ef 2:14Jesus minha luz.-- Jo 8:12Jesus minha Alegria--Jo 16:22Jesus meu Pastor.--Jo 10:11Jesus minha Morada--Jo 14:23Jesus minha Força-- Fp 4:13Jesus meu TUDO--Cl 3:11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...