REINO DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO
O mundo espiritual é um campo inatingível para o entendimento humano. Muitas realidades espirituais são de menção ilícita aos homens. Outras, creio eu, não encontram sequer palavras no vocabulário humano que possam expressá-las. Assim, a Bíblia utiliza vários termos do nosso uso comum, dando-lhes um sentido espiritual. Fatos do nosso conhecimento natural são usados para ilustrar a realidade espiritual, que, de outro modo, jamais captaríamos.

Dessa forma entendemos o uso bíblico da palavra “reino”. Esse vocábulo foi usado por Deus porque os povos mais organizados do tempo antigo estavam estruturados em reinos. O sistema de governo era a monarquia. Aqueles homens sabiam muito bem o que significava um reino, um rei, um súdito, um edito real, etc. Logo, quando a Bíblia usa a palavra “reino” para se referir ao domínio divino, todas pessoas entendiam perfeitamente o que isso significaria.

De fato, a palavra “reino” era a melhor para tal finalidade. Se a Bíblia fosse escrita hoje, “república”, “presidencialismo”, ou “parlamentarismo”, não substituiriam bem o significado do “reino”. Um reino é o domínio de um soberano, um rei. Compreende um território, onde habita um povo que vive sob as diretrizes da vontade real. O “Reino de Deus” , em termos básicos, é o domínio de Deus. Sob um aspecto podemos considerar que o Reino de Deus é constituído por todos os elementos criados que se sujeitam voluntariamente à sua vontade. Fora desses limites estaria o Reino das Trevas. Numa visão mais abrangente, constatamos que nada escapa à soberania de Deus. Desse modo, até o Reino das Trevas encontra-se subjugado ao Reino de Deus. Nessa extensão dilatada de “território”, o Reino de Deus encampa até aqueles que lhe são contrários. O melhor, porém, é estarmos no primeiro grupo, daqueles que fazem a vontade de Deus por opção pessoal. Desse modo, não precisaremos nos encontrar com a vontade de Deus em forma de juízo e vingança.

Dentro do vasto universo criado, Deus quis estabelecer a sede do seu governo em um povo específico : Israel. Esta nação passou então a ser a expressão terrena do Reino de Deus.

ANÁLISE DA TERMINOLOGIA
O principal vocábulo hebraico relativo a “reino” é “melek”. Este substantivo designa principalmente três classes de soberanos: humanos, messiânico e divino. Mais de 90 por cento das ocorrências refere-se aos reis humanos, ou aos reis de Israel ou aos reis dos gentios. Há treze referências ao rei messiânico. Deus é chamado de Melek no Velho Testamento quarenta e uma vezes. Alguns desses textos são: Num. 23.21 Dt 33.5 I Sm 12.12 Sl 5.3 10.16 24.7-10.

O REINO DE DEUS SOBRE ISRAEL
O reino do Senhor sobre Israel começou com a obediência de Abrão, aceitando a ordem divina de mudar para Canaã. Nesta ocasião, o Senhor prometeu fazer de Abrão uma grande nação. Iavé seria o rei de Israel por direto de eleição e criação. O próximo passo no plano de Deus para restabelecer sua soberania sobre toda a humanidade foi a estadia da família de Jacó no Egito. Depois de quatrocentos anos, Javé apareceu a Moisés e anunciou sua determinação de libertar seu povo do jugo egípcio através dele.

Depois de operar dois grandes milagres, isto é, a morte dos primogênitos e a travessia do Mar Vermelho, Javé é reconhecido como rei de Israel por direito de redenção. É bom notar que é só em Êxodo 15.18 que Moisés emprega o verbo malak em todo o Pentateuco: “Javé reinará para todo o sempre.” Somente Javé é o verdadeiro Rei de Israel. Ele começou a reinar e reinará para sempre. O conceito do reinado de Javé, assim, data do princípio da história de Israel. No Monte Sinai Deus revelou sua lei ao povo por meio de Moisés, e entrou em aliança com a nação de Israel. A fórmula do pacto, desde Mendenhall, tem sido reconhecida como muito semelhante a um tratado de suserania entre um rei supremo e seus vassalos. Nos termos deste acordo, o povo precisaria obedecer todas as palavras do Grande Rei, e eles seriam a “propriedade exclusiva” de Javé, um “reino sacerdotal” e uma “nação santa” (Êx.19.5-6). Eles teriam a vigilância permanente do Senhor, protegendo-os e sustentando-os. Eles seriam sacerdotes reais oferecendo continuamente um sacrifício de louvor ao Senhor e servindo de mediadores das bênçãos de Deus para as outras nações, “porque toda a terra é minha” , a base desta aliança era a misericórdia de Javé. Moisés, lembrando deste evento histórico no fim de sua vida, relembra Israel que Javé “era rei sobre seu povo amado” (Dt.33.5). No deserto durante 40 anos, Javé habitou no meio do seu povo, e quando o rei de Moabe ousou amaldiçoar Israel, Balaão declarou: “Javé seu Deus está consigo e o grito de um rei no seu meio” (Nm.23:21). O profeta entendeu este grito como “grito de guerra”, e preveniu Balaque que Javé era um poderoso guerreiro, preparado para defender seu povo. Sob a liderança de Josué, Javé entregou os reis de Canaã nas suas mãos e capacitou-o de maneira que derrotou 31 reis cananeus (Js 12). Assim, Israel tomou posse da terra prometida a Abraão e a declaração solene de Javé tornou-se realidade : “Tu serás o meu povo, eu serei o teu Deus, e habitarei no meio de ti” .
Depois da morte de Josué, Deus levantou juízes, através dos quais ele continuou o seu reino sobre o seu povo. Na seqüência vieram os reis, que eram também representantes do reino divino.
Uma das questões mais importantes sobre o reino de Deus no Velho Testamento é em relação ás promessas messiânicas. O Messias restabeleceria o reino davídico, dando continuação, desse modo, ao reino de Deus sobre Israel. Esta esperança perpassa os livros proféticos do VT. No período interbíblico esta questão foi bastante discutida e elaborada, produzindo a mentalidade sobre o reino conforme se nota nos evangelhos: A idéia sobre o Reino de Deus na mente dos judeus passou a ficar restrita a limites políticos e nacionalistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

SE O SENHOR POS FIM A DINASTIA DA CASA DE ISRAEL ,POIS ENTAO SO FICOU A CASA DE JUDA ?!

SE O ARCO ERA DA CASA DE ISRAEL ,POIS ENTAO ESTA BEM CLARO QUE A ESPADA SERIA DA CASA DE JUDA ?!

A BIBLIA DIZ QUE O TEMPLO DE JERUSALEM OU A CIDADE DE JERUSALEM NAO TERIA SE ESTABELECIDO NA VERDADEIRA JUSTIÇA E QUE JOSUE SERIA O SUMO SACERDOTE QUE CONSTRUIRIA O TEMPLO E O TEMPLO SERIA ESTABELICIDA EM VERDADEIRA JUSTIÇA E HAVERIA UM CONSELHO DA PAZ E NA CIDADE DE JERUSALEM NAO PODERIA FAZER MAL A NINGUEM ?!

ESTA BEM CLARO QUE QUANDO SALOMAO CONTRIU O TEMPLO OS OLHOS E O CORAÇAO DO SENHOR NAO ESTARIA NO TEMPLO ,POIS ESTA ESCRITO CLARAMENTE QUE OS OLHOS E CORAÇAO DO SENHOR ESTARIA LA ,LA AONDE EM VEZ DE DIZER NESSE LOCAL E SE OS OLHOS DO SENHOR NAO ESTAVA NO TEMPLO ,ENTAO ELE NAO VIA O QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO NO TEMPLO ?!

SE O SENHOR DOS EXERCITOS FEZ O POVO DE ISRAEL ,POIS QUEM REALMENTE CRIOU ,POIS ESTA BEM CLARO QUE FAZER SERIA UMA COISA E GERAR OU CRIAR SERIA OUTRA COISA ?!

NA BIBLIA É UASADO CLARAMENTE A PALAVRA (TODA TERRA ) E ( TODAS AS TERRAS ) E A BILIA DIZ CLARAMENTE QUE TODA A TRRA É DO SENHOR E NAO TODAS AS TERRAS ?!

EM (ZACARIAS 5-7) ESTA BEM CLARO QUANDO (4 ?!) CARRUAGENS SE DIRIGIAM AS TERRAS DO NORTE E AS TERRAS DO SUL E NAO AS TERRAS DO LESTE E OESTE ,POIS ENTAO AS TERRAS DO LESTE E DO OESTE SERIAM REALMENTE DE QUEM E AS TERRAS DE CANAÃ SE NAO FOR REALMENTE ENGANO FICA NO NORTE ?!

ZACARIAS 8 : "EIS O QUE DEVEIS FAZER : FALAI CADA QUAL SOMENTE A VERDADE A SEU PROXIMO ; PRATICAI JUSTIÇA EM VERDADE E PAZ EM VOSSOS PORTOES ; E QUE NENHUM DE VOS TRAME O MAL CONTRA O SEU PROXIMO EM SEU CORAÇAO (...) . (?!)
.................................
NA BIBLIA DIZ QUE OS FILHOS E FILHAS ERAM PASSADOS NO FOGO E QUE O SENHOR NAO MANDOU FAZER TAL COISA , POIS QUEM REALMENTE MANDOU OS HEBREUS FAZER TAL COISA ?! E SE O TEMLPO DE JERUSALEM FOSSSE REALMENTE ESTABELECIDO NA VERDADEIRA PAZ ESTA BEM CLARO QUE NAO PODERIA HAVER SACRIFIOS NO TEMPLO E ESTA BEM CLARO QUE O TEMPLO DE JERUSALEM FOI DESTRUIDO POR CAUSA DA INGUIDADE QUE SE PRATICAVA NO TEMPLO ?!


ZACARIAS: ASIM DISSE O SENHOR DOS EXERCITOS .

PRATICAI UMA JUSTIÇA VERDADEIRA
,DEMONTRAI BONDADE E COMPAIXÃO
CADA UM PARA COM SEU IRMAO , NAO OPRIMI A VIUVA , O ORFÃO , (O ESTRANGEIRO) E O POBRE ;E QUE NENHUM DE VOS TRAME O MAL CONTRA SEU IRMÃO EM SEU CORAÇAO . (?!)

...................................
...................................

1. Palavra do Senhor dirigida a Oséias, filho de Beeri, no tempo de Ozias, de Joatã, (de Acaz e de Ezequias), reis de Judá, e no tempo de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
2. Início da Palavra do Senhor a Oséias. Disse o Senhor a Oséias: Vai e desposa uma mulher dada ao adultério, e aceita filhos adulterinos, porque a nação procedeu mal para com o Senhor.
3. Foi-se ele e desposou Gomer, filha de Diblaim. Esta concebeu e deu-lhe um filho.
4. O Senhor disse a Oséias: Chama-o Jezrael, porque dentro em breve punirei a casa de Jeú pelos massacres de Jezrael, e porei fim à dinastia da casa de Israel.
5. Naquele dia quebrarei o arco de Israel na planície de Jezrael.
6. Ela concebeu de novo e deu à luz uma filha. O Senhor disse a Oséias: Chama-a Lo-Ruhama, porque não terei mais amor à casa de Israel, mas a exterminarei completamente.
7. (Amarei entretanto a casa de Judá e os salvarei pelo Senhor, seu Deus. Não os salvarei pelo arco e pela espada e pela guerra, nem pelos cavalos e cavaleiros).
8. Tendo desmamado Lo-Ruhama, concebeu de novo e deu à luz um filho.
9. O Senhor disse: Chama-o Lo-Ami, porque já não sois meu povo e eu não sou vosso Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...