Paradoxos da fé moderna


A revista Veja encomendou ao Instituto Vox Populi uma pesquisa em todas as regiões brasileiras sobre a fé em Deus. O resultado foi publicado na edição do dia 2 de abril, e trouxe informações surpreendentes. Entre os dados mais interessantes, destacamos:
99% dos entrevistados afirmam crer em Deus. Entretanto, 9% dizem não ter religião e 57% não freqüentam assiduamente nenhuma igreja ou culto religioso. Esse é o retrato de uma sociedade que divorciou a fé da prática religiosa.
É bom sabermos que quase todos os brasileiros crêem em Deus. Porém, para muitos, essa fé não tem tido utilidade.
Lembremo-nos do que escreveu Tiago: "Tu crês que há um só Deus? Fazes bem. Também os demônios crêem e estremecem... A fé sem obras é morta." (Tiago 2.19-20).
Conforme exata observação do rabino Sobel, aquele que crê em Deus, vive com ele ou contra ele. A fé não é em si mesma um produto acabado. É preciso saber o que se fará com ela. Há que se tomar uma posição positiva ou negativa em relação àquele em quem se crê.
Você crê em Deus? Isto é excelente. É o primeiro passo. Entretanto, após a fé deve vir a experiência, que é o resultado da fé. Se você ainda não teve nenhuma experiência com Deus, busque-a de todo o coração. Se você já teve, clame por novas experiências. Não viva apenas da história. Essa experiência pode ser a conversão, o batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, curas, respostas de oração, etc.
O que não pode acontecer é professarmos uma fé morta, uma fé apenas teórica, obscura e que, por falta de evidências, tenha uma existência profundamente questionável.
Se você crê na Bíblia, deve lê-la e estudá-la. Se você crê no valor do jejum, deve jejuar. Não permita que sua fé seja inútil. Assim, ela seria como um cheque preenchido com grande valor, mas que nunca foi descontado.
Depois da experiência vem o compromisso. Deus não quer que as pessoas sejam curadas , abençoadas e depois desapareçam da igreja. A fé terá atingido seu objetivo se houver compromisso com Deus. Ser membro da igreja e freqüentar os cultos é importante, mas não é tudo. O compromisso com Deus vai além. Está relacionado ao nosso modo de vida. O cristão verdadeiro não se limita à prática de ritos religiosos, mas busca agradar a Deus em tudo, procurando saber a vontade divina para todas as decisões de sua vida. Desse modo, nossa fé será produtiva e nossa vida se tornará um culto constante ao Senhor.
Fonte Anísio Renato de Andrade

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...