Curso de Discipulado

Apostila de Discipulado.
Pastor Zico
Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
Ef 4.12,13
SUMÁRIO

1 - Como Conhecer a Jesus Cristo 03
2 - Como crescer em Jesus Cristo 05
3 - Conselhos aos Novos Convertidos 10
4 - À Salvação da Alma 12
5 - COROAS RESERVADAS PARA OS SALVOS 15
6 - O destino da alma após a morte (justo e injustos) 17
7 - Como entrar no assunto da Salvação 19
8 - A BUSCAR DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO 22
9 - TESTE PARA VOCÊ DESCOBRIR SEU DOM ESPIRITUAL 23
10 – TESTE DE PERSONALIDADE DESCUBRA Á SUA 27
11 - A OBEDIËNCIA GARANTE O SUPRIMENTO 30
12 - OS 5 PROPÓSITO DE DEUS PARA SUA VIDA 34
13 - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS 40
1 - Como Conhecer a Jesus Cristo

Para receber a salvação em Jesus Cristo devemos conhecer as seguintes verdades bíblicas.
1. Todos pecamos contra Deus. Não há ninguém que não tenha desobedecido os mandamentos do Senhor. Ninguém com exceção de Jesus, que viveu sem pecado diante de Deus. Portanto, ninguém alcançará o céu pelas suas boas obras, pois não cumpre os requisitos divinos.
· Romanos 3.23 – Pois pecaram e estão destituídos da glória de Deus.
· Tiago 2.10 – Pois quem obedece toda a Lei, mas tropeça em um só ponto torna-se culpado de todos.
· Gálatas 3.10 – Pois todos aqueles que são das obras da lei estão sob maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para as cumprir.
· 1Timóteo 1.15.16 – Fiel é a palavra digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas é por isso que alcancei misericórdia: para que Cristo Jesus demonstrasse a sua completa longanimidade em mim, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.

2. Deus amou aos pecadores com amor tão profundo, que enviou seu Filho ao mundo para morrer em nosso lugar na cruz para nos dar a salvação. Esta é a demonstração do amor supremo de Deus para com os homens.
· Romanos 5.6-8 – Porque, no tempo certo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá quem morra por um justo; pelo homem bom poderá ser que alguém se anime a morrer. Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores.
· João 3.16,17 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que se condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
· 1João 3.16a – Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós...
· 1Coríntios 15.3,4 - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

3. Jesus ressuscitou e nos oferece a salvação gratuitamente, é somente crer unicamente Nele para ter a vida eterna. Jesus vive e oferece o céu como presente a todos os que O recebem pela fé. A vida eterna é o presente que comprou Jesus em sua morte na cruz e que oferece sem custo (sem dar nada em troca), a todos os que crêem Nele para a salvação.
· João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
· Romanos 4.4,5 – Ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça.
· João 3.18 - Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
· Romanos 11.25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

4. Ao céu não se pode chegar com boas obras ou por tratar de cumprir as leis de Deus. Todos pecamos e ninguém mesmos que tenha feito boas obras, não pode ganhar a vida eterna. Contudo, Deus nos oferece a salvação como presente já que Cristo morreu para pagar nossa dívida e comprou nossa redenção. Se você deseja ter a vida eterna é somente crer em seu coração que Jesus morreu por nossos pecados e que ressuscitou. A seguinte oração lhe ajudará a expressar ao Senhor sua decisão de confiar unicamente em Jesus Cristo para a Salvação.

Senhor, reconheço que sou pecador, mas creio que Jesus Cristo morreu por todos os meus pecados na cruz e ressuscitou. Sei que não posso ganhar a salvação por minhas boas obras, mas eu Te aceito como meu único Salvador. E com sinceridade recebo pela fé o presente da vida eterna. Obrigado, Amém.

5. A todos os quer crêem, Deus fez as seguintes promessas:
· João 5.24 – Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
· 2Corítios 5.17 – Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
· Romanos 8.35-39 - Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
· Efésios 1.13,14 - No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
2 - Como crescer em Jesus Cristo

As escrituras nos mostram que no instante em que confiamos em Jesus Cristo recebemos a vida eterna (Jo 5.24; 6.47; At 16). Mas este passo ainda que tenha significado eterno, deve ser seguido pelo crescimento na fé cristã. Da mesma maneira que se espera que um bebê cresça, aprenda e se desenvolva até chegar a ser adulto, Deus deseja que a nova criatura cresça até alcançar a maturidade cristã. Não seremos perfeitos, mas devemos amadurecer na nova vida cristã. Várias atividades contribuem para nosso crescimento em Cristo Jesus, e entre estas encontramos as seguintes:

1. Lendo a Bíblia
A Bíblia é um livro diferente de qualquer outro, porque é inspirado por Deus. (2Tm 3.16,17). Deus guiou homens escolhidos para escrever sua Palavra sem erros por meio da direção divina do Espírito Santo (2Pe 1.19-21). Portanto, podemos confia na Bíblia como nosso guia, tanto para assuntos da eternidade, como para o tempo presente. A Bíblia nos ensina como amar, conhecer e obedecer a Deus. Também nos instrui acerca da nossa relação com o nosso próximo. Sempre podemos confiar em sua veracidade, sabedoria, relevância, porque Deus mesmo é a sua fonte., e Ele em seu amor sempre nos guia pelo caminho mais excelente . Os seguintes textos os ajudarão a compreender melhor a importância da Bíblia, e o que ela (junto com o poder do Espírito Santo) pode fazer por nós.
· 1Tessalonicenses 2.13 - Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes.
· 2Timóteo 3.16,17 – Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
· Hebreus 4.12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
· Tiago 1.21-25 - Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
· 1Pedro 1.22-25 - Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada.
Estudando á Bíblia - A Bíblia se estuda: Observando: Se observa o que dizem as passagens bíblicas, prestando atenção nos detalhes. Interpretando: se interpreta tendo cuidado que nossa interpretação não contradiga as outras partes da Escritura. (para evitar erros na interpretação devemos ler cada livro da Bíblia desde o principio até o final. Deste modo podemos reconhecer o contexto do que lemos e entendermos melhor o seu significado.
2. Orando
A oração representa outro aspecto da vida cristã que nos ajuda a crescer em Cristo. Orar consiste em falar com Deus, confessar-lhes os nossos pecados, dar-lhes graças pelo que faz por nós, deixar Ele saber nossas preocupações e necessidades e também interceder por outros. É impossível chegar a conhecer a Deus , realizar nossas metas e amadurecer nossa fé sem a oração. Podemos orar em qualquer lugar, a qualquer hora e falar tudo o que ocorre em nossa vida a qualquer momento.
· João 14.13,14 - E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
· Filipenses 4.6,7 - Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
· Hebreus 4.14-16 - Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
· Mateus 6.9-13 - Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
· Efésios 3.20,21 - Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

3. Uma nova identidade
A palavra de Deus e a oração são especialmente importantes para aqueles que tomaram o passo de confiar em Jesus Cristo como Salvador, já que todos eles receberam uma nova identidade ao crer, é nascido de novo, pertence à família de Deus e desfruta agora da presença do Espírito Santo. Esta nova identidade como filho de Deus começa a refletir em um novo comportamento que mostra que nossas ações internas e externas para com o próximo, como o mundo e com a sociedade , revelando assim o que Deus fez por nós.
Leia as seguintes passagens Bíblicas que nos ajudam a compreender o que Deus realizou e qual deve ser a nossa resposta para com Ele.
· 1João 3.1-3 - Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
· 2Coríntios 5.17 – Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
· Romanos 6.5-14 - Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
· 1Pedro 2.9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
· Efésios 5.8,9 - Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade),

4. A igreja
Nossa relação com Deus e a nova identidade resulta em que formamos parte do corpo de Cristo, que a Bíblia chama a “Igreja”. Ainda que muitas igrejas se reúnem em muitos edifícios ou templos, ela em realidade consiste de todos os que crêem em Jesus Cristo com seu Salvador, e são habitados pelo Espírito Santo. Os que formam a igreja são responsáveis para reunir-se para adoração e louvor á Deus, como também para edificação e ajuda mútua. Deus Pai planejou a igreja com Jesus Cristo como a Cabeça e com o Espírito Santo criando a unidade entre seus membros dando-lhes o poder para viver a vida cristã, e repartindo os dons para sua edificação. A meta consiste em chegar a ser como Cristo, compartilhar as Boas Novas da salvação gratuita que Deus nos oferece, fazer discípulos até à sua volta. No seu regresso Ele ressuscitará os cristãos que morreram, transformará os que ficarem vivos e levará a ambos para estar com ele para sempre.
· 1Tessalonicenses 4.15-18 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
· 1Coríntios 12.12,13 - Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
· Efésios 2.19-22 – Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
· Hebreus 10.23-25 - retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

5. Batalha espiritual
A batalha espiritual é outra faceta inevitável para o cristão que pertence à igreja genuína de Jesus Cristo. Satanás e os demônios, assim também como a carne e o mundo, se opõem ao cristão trabalhando forte para derrotá-lo na sua vida espiritual em nossa união com Jesus Cristo que nos faz co-participantes de sua vitória, e estarmos arraigados e fundamentados na Palavra de Deus, que nos arma com a verdade e destrói as mentiras de satanás, sendo fortalecidos com a pessoa do Espírito Santo. Quando reconhecemos o que somos em Cristo, o poder que temos Nele e os recursos dinâmicos da Palavra de Deus podemos alcançar a vitória em nossa vida diária. Também devemos recordar que Satanás foi vencido por meio da morte de Cristo na cruz e sua ressurreição. Qualquer poder que Satanás tenha sobre nós é porque permitimos que ele exerça por causa da incredulidade, desobediência, ou ignorância da Palavra de Deus. As passagens bíblicas seguintes nos instruem acerca da guerra espiritual e os nossos recursos e responsabilidades.
· Efésios 1.15-23 – Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.
· Efésios 6.10-18 - Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida à couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.
· Tiago 4.6,7 - Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
· Colossenses 1.13,14 - E que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados.
· 1Pedro 5.8-10 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.

6. Mordomia
Ainda que o cristão salvo não foi pelas obras, mas foi redimido para fazer as boas obras que Deus preparou para nós. Deus deseja que demonstremos nosso amor para o que Ele nos pede. Isto inclui a mordomia sábia, que dizer usar o tempo, talento e os recursos materiais que Deus nos tem dado de maneira que glorifiquemos a Ele e estendamos a obra de Deus aqui na terra. É parte da nossa responsabilidade ofertar o nosso dinheiro ‘a igreja para ajudar na manutenção dos templos, ajudar os missionários e compartilhar com os pobres, isto também inclui ofertar nosso talento e tempo a Deus para que Ele nos utilize como desejar. A vida eterna é o presente que recebemos somente pela fé em Jesus Cristo. Mas Deus premiará os cristãos fiéis que foram ricos em obediência e boas obras.
· Gálatas 6.9,10 – E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
· Efésios 2.8-10 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.
· 2Coríntios 9.6-8 - Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;
· 1Coríntios 3.11-15 – Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.
· Atos 20.35 – Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
3 - Conselhos aos Novos Convertidos

II Pe. 3:18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.

Depois que crestes em Jesus, e recebestes a certeza do perdão dos teus pecados, é necessário que vivas cada momento da tua vida em íntima comunhão com Deus, para que possas crescer e ser guardado. Você se tornou hoje um filho de Deus, porque está escrito na Bíblia Sagrada: “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”.

Veja na Escritura outras provas de que você hoje foi realmente salvo: At. 16:31 “Crer no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. Você creu então você está salvo. Porque assim está escrito em Rm. 10:9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Você confessa e crer, então você esta salvo.
Tendo passado a ser filho de Deus e tendo todos os seus pecados perdoados, você agora é santo de Deus. É assim que a Bíblia se refere aos crentes Rm. 1:7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos.
Também é verdade que você, estando cheio da graça de Deus, não sentirá mais desejo das coisas mundanas. Você, por ser santo de Deus, aborrecerá o pecado e todas as coisas pecaminosas, especialmente onde não se louva o nome de Jesus, mas se presta culto a Satanás. Tudo o que é mal corrompe a alma, por isso, você, sendo santo de Deus, não procurará o mal.

Não se envergonhe do evangelho! Nunca se envergonhe de ser crente! Você pertence ao reino celestial: TENHA ORGULHO DISSO. O grande apóstolo Paulo, um dos mais sábios homens que já existiu sobre a terra, disse com orgulho: Rm. 1:16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.
“Mas como farei isso?”, perguntará. A resposta é fácil: pela observância dos seguintes conselhos receberá auxilio durante a carreira no estagio espiritual:

1– Estude bem a Bíblia Sl. 119.9.
Não há arma tão forte contra o tentador que a Palavra de Deus. Com ela o nosso Salvador pôs o Diabo em Fuga.

2– Orar sem cessar 1Ts. 5.17.
O que o alimento é para o corpo, a Palavra e a oração são para o homem interior. Se tem incrédulos á sua volta, não tema ajoelhar e orar a Deus, em sua presença.

3– Não ajunte dívidas para com Deus.
Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por pecado, ou por qualquer outra coisa, confesse tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e pede que lhe dê outra vez a alegria da Sua salvação Sl. 51:14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça.
A demora em confessar pode aumentar a separação entre você e Deus.

4– Nunca entre em discussões.
Se alguém vier e quiser contradizer a fé a sua conversão, é melhor ficar calado e tranqüilo e procurar orar a Deus com o tal do que defender-se e discutir II Tm. 2:4 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente. Se ele for indiferente á verdade, diz-nos a Palavra de Deus; Aparta-te dos tais.

5– Se for possível vigie na comunicação com os incrédulos, e vigie sobre o seu viver com os cristãos hipócritas.
Se sua ocupação diária lhe obriga a estar em companhia deles, viva tão perto de Jesus para repreender o pecado e a hipocrisias. Sl. 1: 1 - 2 Bem-aventurados o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

6– Procure ser uma luz e testemunha do Senhor onde estiver.
Mas não deixe que este desejo de testificar do Senhor e de servi-lo seja para você uma obrigação e uma carga. Como uma vela acessa ilumina as trevas sem o menor esforço, assim deve estar tranqüilo no lugar que o Senhor lhe colocou, iluminado ao seu redor com a graça que Ele lhe Der. Mt. 5:14.

7– Confie inteiramente no Espírito Santo e estará pronto para cumprir toda Palavra de Deus, como o Espírito Santo lhe esclarecer.
Só será possível andar de poder em poder e de gloria em gloria pelo o Espírito Santo, quando fitar os olhos em Jesus e seguir a Palavra de Deus. II Co. 3:18.

8– Deixe Jesus ser sempre a primeira e única fonte de amor do seu coração.
Se o seu coração estiver ao menos um pouco dividido entre Ele e qualquer outra coisa, ainda que seja um amado e consagrado servo do Senhor Jesus, e talvez tenha sido o meio de sua conversão, pode o Espírito se entristecer e interromper-se o crescimento da sua vida espiritual, porque está idolatrando o mensageiro em lugar de dar gloria ao Salvador Cristo Jesus.
O Espírito que Jesus fez habitar em nós nos ama tanto, que não suporta nenhum outro junto de Si. Tg. 4:5.
O Senhor Jesus quer morar só no templo do seu coração e lá reinar. Ef. 3:17.

9– Tenha fé em Deus e não consultes os teus próprios sentimentos.
Não lhe acontecerá como sentir, mas como crer assim sucederá Mt. 9:29. Lance, pois, todas as suas necessidades espirituais e materiais sobre o Senhor. Toma-o tanto para médico do seu corpo como para salvador da sua alma.
É melhor que em tudo tenha o Senhor Jesus como seu auxílio, porque Ele é mestre em ajudar. É tão bom, que é Ele mesmo quem vem ajudar. Is. 35:4

10– Viva cada dia e cada momento na esperança da vinda de Jesus.
Jesus disse “Venho sem Demora!” Ap. 3:11 isto servi-lhe-á de encorajamento para aguardar o Senhor Jesus em breve nas nuvens.
Cl. 1:10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. O resultado de permanecer desviados Ez. 18:24; 2Pe. 2:20 – 22.

4 - À Salvação da Alma

Que é Salvação? É um extraordinário milagre de Deus! Salvação é mais que arrependimento; é mais que uma confissão de fé é mais do que ser membro de uma igreja.
Trataremos primeiro do pecado, pois a salvação infere na perdição a qual é ocasionada pelo pecado. Homens sem Deus consideram o pecado como coisa inexistente ou de menor importância, mas a Palavra de Deus descrê-o como realmente é.

1. O Pecado – Que é Pecado?
É transgredir a lei de Deus (1Jo. 3.4; Sl. 51.1). Sendo o pecado uma transgressão, e uma rebelião contra Deus. É o mesmo que uma “Declaração de Independência” de Deus. Em suma, é fazer a própria vontade;
É toda injustiça (1Jo. 5.17). Isto é, e tudo aquilo que não é reto segundo o padrão divino;
É uma divida para com Deus (Mt. 6.12) – Cada pecado cometido é uma divida contraída com Deus. Tal divida o homem jamais pode pagar. O homem uma vez cometendo pecado contra Deus, não pode desfazer o mesmo; a única esperança está no lado divino. É o perdão que recebemos de Deus mediante a morte vicária de Nosso Senhor Jesus Cristo;
É não cumprir com os deveres Cristãos (Tg. 5.17) – Pecado não é o praticar o mal; deixar de fazer o bem também é pecado. Aqui está incluída a indiferença;
É não dar crédito a Cristo; não ter fé em Cristo (Jo. 16.8,9). Não dar crédito a Cristo é um insulto a Deus que o enviou;
É praticar coisas duvidosas (Rm. 14.13);
É errar o alvo verdadeiro (Rm 3.23). Um dos principais significados da palavra pecado (no original grego “hamartia”) é errar o alvo. De fato, o pecado é um alvo que o homem acerta quando erra o alvo verdadeiro. O alvo certo é Deus e sua glória, mas, quando pecamos, erramos o alvo certo e ficamos separados de Deus. Só o perdão pelo sangue de Jesus pode estabelecer a comunhão com Deus. O homem foi criado para temer a Deus, adorá-Lo e glorificá-Lo, mas quando peca, erra esse alvo.
(Nota: O pecado pode ser por comissão ou omissão)

2. A universalidade do pecado
Os textos bíblicos que se seguem provam que todos pecaram.
Ninguém é exclusivo a não ser o Senhor Jesus, porque não procedeu de geração humana. É Deus quem diz na sua palavra que todos pecaram. Inúmeras pessoas não podem se salvar porque não querem reconhecer que são pecadoras e muito menos perdidas. Se o homem não reconhecer que é pecador, Jesus não poderá salvá-lo, pois Ele veio salvar pecadores.
Textos que mostram a universidade do pecado: Rm 3.23; 5.12; 1Jo 1.8,10; Is 53.6; Mc 16.15. Também Sl 51.5; 58.3, que mostra que o homem não é pecador porque peca; ele peca porque é pecador.

3. As conseqüências do pecado
a. Traz aflição e inquietação ao pecador (Is 48.22; Lm 3.39; Jr 2.19).
b. Afasta o homem de Deus (Is 59.2)
c. Escraviza o homem (Jo 8.34)
d. Conduz a morte eterna (Rm 6.3)
e. Exclui o homem do céu - sua herança (1Co 6.9)

4. Todos necessitam de uma salvação porque todos pecaram
És pecador. Reconhece isso (1Rs 8.46)
Sendo pecador, estás sob condenação? (Rm 6.23)
Como escaparás da condenação? (Hb 2.3)
Obras não podem salvar (Ef 2.8,9; Tt 3.5).
Só Jesus pode salvar (At 4.12; Jo 12.47).

5. Homem nenhum pode salvar-se a si mesmo
Deus mesmo é o nossa salvação (Is 12.2; Jo 15.5).
Tudo o que o homem fizer para salvar-se é debalde (Is 64.6)
Os caminhos do homem não são os de Deus (Pv 14.12; Is 55.8).
Somos salvos pela misericórdia de Deus; não por obras ou qualquer outra coisa que fizemos para merecer a salvação (Tt 3.5; Ef 2.8,9). Até a fé mediante a qual recebemos a salvação, vem de Deus. Portanto, nem igreja, nem batismo, nem conduta ou qualquer outra coisa pode salvar o homem, a não ser Jesus Cristo. E só Jesus é o caminho para Deus (Jo 14.6).

6. Deus mesmo já providenciou a nossa salvação
Deus deu seu bendito filho como sacrifício pelo pecado (Jo 3.16; 1.29; 1Jo 2.1).
Jesus já morreu para salvar o pecador (Rm 5.8; 1Co 15.3).
Ele ao morrer levou sobre si os nossos pecados (1Pe 2.24)
Esta salvação é gratuita. É por graça. Vem de Deus (Ef 2.8; Tt 3.5).

7. O plano da salvação
É de suma importância que o ganhador de almas compreenda bem o plano ou o caminho da salvação, para poder explicá-lo claramente a alma que busca a Deus. O plano é simples, pois Deus afastou todas as dificuldades. Ele fez tudo em lugar do pecador. A parte que toca a este é apenas aceitar a salvação consumada. È como está escrito na parábola das bodas, “Tudo já esta preparado; vinde às bodas” (Mt 22.4).
A Palavra de Deus afirma que todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus (Rm 3.23) Deus, porém, na Sua misericórdia não quer que ninguém pereça (2Pe 3.9; 1Tm 2.4), e proveu salvação para todos que quiserem. Jesus morreu em lugar do pecador, levando sobre Si o pecado do mundo (Is 53.6b; 1Pe 2.24). Quem quiser pode agora ser salvo mediante o Senhor Jesus (Jo 3.16; At 10.43 Ap 22.17). O castigo do pecado, que era a morte (Ez 18.4), o Senhor Jesus levou em Seu corpo no Calvário.

8. Os passos para o homem obter a salvação
a. O homem reconhecer que é pecador, (Rm 3.23) – O primeiro passo para a salvação é o homem “reconhecer” que é pecador. Esse passo é efetuado pelo Espírito Santo, ao ouvir o pecador a mensagem da salvação (Jo 16.7.8). Esse reconhecimento do pecado é acompanhado de profunda tristeza por ter a pessoa vivido no pecado até agora (At 2.37; 2Co 7.10).
b. Confiar em Jesus como seu salvador, (Jo 1.12; At 16.31) – Aqui trata-se da fé. Esse é o segundo passo. “Crer”, no sentido bíblico é confiar de modo absoluto, apoiando-se ou descansando plenamente sobre aquilo que crê.
Não é, como alguém pensa, um ato puramente do intelecto, mas do seu interior. O requisito que Deus requer é crer, e nada mais, mas crer honestamente. Este segundo passo para a salvação inclui em si o arrependimento (2Co 7.10; Mc 1.15). O pecador ao sentir tristeza pelo pecado, e ajudado pelo Espírito Santo, decide mudar de vida, deixar o pecado e voltar-se para Deus. Arrepender-se é andar no sentido contrário aquele em que vinha.
c. Confessar que Cristo é o seu Salvador, (Rm 10.10.b) – Isto é “decisão” em si (At 3.19b). Confessar é declarar publicamente que a pessoa aceitou o Salvador. Após crer com o coração (segundo passo, Rm 10.10ª), é preciso confessar ou declarar que agora é crente. Nesse momento o pecador confessa também a Deus os seus pecados, decidindo abandoná-los, e recebe o perdão (1Jo 1.9). Somente em o homem reconhecer que é pecador e compreender que o Evangelho é a verdade de Deus para a salvação, de nada adianta se não aceitar o Salvador, confessando-O publicamente. Não pode haver crente secreto, isto é só de coração. Quem aceita a Jesus como seu Salvador tem logo um desejo intenso e espontâneo de manifestar isso. Cada salvo sabe muito bem disso por experiência.
“A obediência do pecador a estes três passos resulta na salvação. Isso é infalível, operando a Palavra e o Espírito Santo”.

9. A importância do sangue no plano da salvação
Muita gente não entende porque as Escrituras mencionam tantos sacrifícios cruentos. Uns chegam até a dizer que o evangelho é a “religião do matadouro”, mas o derramamento de sangue tão enfatizado na Bíblia para expiar o pecado, tão-somente evidencia a hediondez deste e que seu salário é a morte. Os sacrifícios do AT eram imperfeitos e não poderiam expiar de vez o pecado, mas o Cordeiro de Deus – o Senhor Jesus Cristo, com Seu sacrifício no Calvário, resolveu para sempre o problema do pecado.

10. Pontos básicos concernentes ao sangue no plano da salvação
Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22; 1Pe 1.8,9). Somos remidos do poder do pecado pelo sangue de Jesus – o Cordeiro de Deus (Jo 1.29)
No Antigo Testamento, Deus deu o sangue de animais para fazer expiação pelas almas (Lv 17.11). Esse sangue sacrificial de animais tipificava o sangue de Cristo. Esse sacrifício repetiu-se até que veio o perfeito sacrifício (Is 53.10).
O Senhor Jesus deu seu sangue para a remissão dos pecados (Mt 26.28).
Esse precioso sangue não só provê o perdão dos pecados cometidos, mas também a purificação do pecado congênito da nossa natureza humana (1Jo 1.7-10).
É pelo sangue de Jesus que somos justificados diante de Deus. Só desse modo é a justiça de Deus satisfeita (Rm 5.9,10).

5 - COROAS RESERVADAS PARA OS SALVOS

Coroa é uma insígnia, uma recompensa. As coroas eram dadas aos vencedores de competições atléticas, ou a um rei quando galgava uma posição de majestade. Após o jogos ou corridas, na Grécia os atletas vencedores reuniam-se de fronte do palanque chamado Bema, onde o juiz distribuía os prêmios. Havia alegria e tristeza. Da mesma forma, o apóstolo Paulo descreve, na carta aos Coríntios, os tipos de obras dos crentes que hão de herdar galardões: feno, palha e madeira obras feitas por motivos indignos, ou ouro, prata e pedras preciosas obras feitas por amor a Deus e por amor as almas.
Receber galardão ou não é tão certo quanto comparecer perante o tribunal de Cristo 2Co 5.10, para os salvos, ou Grande Trono Branco Ap 20.11, para os perdidos.
Nosso Senhor Jesus Cristo recebeu uma “coroa de espinhos”, feita mais para escarnecer do que para fazê-lo sofrer, realmente; foi cravado em sua cabeça até o sangramento. Ele, porém, foi o Vencedor em Sua missão e agora tem em suas mãos coroas que pode oferecer aos santos. São coroas irressecáveis, que não murcham, não enferrujam, incorruptível. Coroas que serão entregues somente aos vencedores deste mundo, e para aqueles que cumpriram fielmente suas missões. Vencendo a batalha da carne, nos tornamos reis e sacerdotes de Deus para sermos devidamente coroados naquele grande dia, após o julgamento do Grande Tribunal de Cristo 1Co 3.10-15; 2Co 5.10. Russel N. Champlin nos apresenta o simbolismo das coroas, com detalhes, podemos anotar abaixo:
- a “corona triumphalis” para coroar os generais triunfantes;
- a “corona obsidionalis” (feita de grama ou outro material que pudesse ser encontrado no campo de vitória também chamada de “corona gramínea”) dada aos generais que salvassem o seu exército do cerco ou da rendição vergonhosa;
- a “corona myrtes” ou corona ovalis (feita de louro, de folhas lustrosas e espessas) era dada aos generais que celebrassem triunfos militares de maior ou menor envergadura;
- a “corona muralis” (dourada) dado aos lideres militares que atacassem alguma muralha;
- a “corona castrensis” era feita de ouro, com ornamento imitando fortificações, dado ao primeiro soldado que escalasse terrapleno (terreno aplainado) do inimigo.
É bom frisar que estas coroas não são possessões físicas como se fossem bens matérias. Trata-se de resultados espirituais transformados em graus de glória, embutido na nossa glorificação quando do arrebatamento. Essas coroas são os nossos galardões integralizados na possessão, e na participação definitiva da própria natureza de Jesus Cristo.
Essa condecoração diferenciada nos dotará de poder para cumprimento de tarefas magníficas nos lugares eternos, numa nova dimensão de vida inimaginável nesta.
Para os que tiveram suas obras queimadas, ao passarem pela prova do fogo 1Co 3.13, obviamente hão de se lembrar que não se importaram, nesta vida, com as realidades espirituais, antes viveram para a carne, e que o pouco que imaginaram ser de grande valia foi consumido pelo fogo, envergonhando-se diante dos demais salvos. Isso não implica em perder a salvação, mas perda de recompensa 1Co 3.15.
Segundo o ensino bíblico, coroas estão reservadas aos salvos. São elas:

1. Coroa de Glória
A referência de 1Pedro 5.4 nos fala de um tipo de coroa para os salvos: quando o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a coroa da glória.
Esta coroa esta reservada para os fiéis servos do senhor que trabalharam para Deus não por amor ao lucro, por vantagens pessoais, nem tampouco para exercer domínio sobre o rebanho; antes “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho”. 1Pe 5.2,3. Está reservada para os que labutaram por amor a Deus e às almas perdidas, esforçando-se sem medida não cuidando dos seus próprios interesses.
A glória dessa coroa para os que a vierem possuir, será também a participação da glória, da majestade, do poder, dos atributos e da própria natureza de Jesus Cristo com graus variados de glórias, ou maior ou menor.
Verdade é que as coroas podem ser perdidas, como aprendemos em Apocalipse 3.11. Aqueles a quem Deus destinar essa coroa de glória receberão um serviço mais exaltado (1Ts 2.19,20; Fp 4.1; Dn 2.3; Pv 11.30).

2. Coroa incorruptível
A coroa incorruptível é a que aponta para a vida eterna (1Co 9.25), incluindo as vantagens e perfeições como recompensa pela fidelidade dos crentes. É destinada aos que não se curvaram perante a carne e nem viveram segundo suas concupiscências, mas viveram para Cristo e no Espírito (Gl 6.8).
A coroa incorruptível vem a significar os mais elevados níveis de glorificação. Paulo exorta a Timóteo a tomar posse da vida eterna (1Tm 6.12), o que é o objetivo do bom combate. É a posse de uma vida imortal, para a qual nos dirigimos, e que não pode deixar de existir jamais. É a vida imanente do Senhor Jesus, é a própria vida do Pai que será transmitida para os relidos por Cristo Jesus (Jo 5.25; 1Co 15.53; Ap 2.10b).

3. Coroa da Justiça
O apóstolo Paulo aguardava esta coroa da justiça que lhe está reservada 2Tm 4.8, certamente dentre tantas outras. Será dada para os que amam e aguardam a vinda de Cristo. É uma coroa reservada para os que viveram uma vida de retidão neste mundo, por causa de um serviço fiel, tornando-os, na eternidade, seres celestiais de pureza e bondade notáveis, e retidão perfeita como perfeito e o nosso Pai celestial.
Amar a vinda é amar a volta de Jesus, o seu advento no rapto da Igreja, tanto para os que já dormiram no senhor como esta esperança como para os que em vida terão seus corpos ressurretos nesse glorioso momento.
Amar a volta de Jesus pode subentender os seguintes pontos:
- o amor incondicional a Jesus Cristo, a quem agradamos em vida;
- o amor às coisas celestiais em contraste pelo que é terreno Jo 15.19;
- a ausência completa de temor perante aquele que há de julgar nossas obras perante o Seu Tribunal 2Co 5.10; é um amor que resiste ao teste divino; um amor confiante;
- um amor que pode esperar uma recompensa pelos feitos em vida.

4. Coroa da vida
Ao vencedor da provação está reservada a coroa da vida (Tg 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam). Ver Ap 2.10.
Ser testemunha de Jesus a tal ponto de estar pronto para morrer pela sua causa é uma condição daquele que estiverem consagrados inteiramente a Deus. É para o que estiver na condição de mártir (At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra). Essa vida é uma vida eterna, uma vida de participação na própria espécie de vida divina, uma vida que os remidos do Senhor poderão participar.


6 - O destino da alma após a morte
(justo e injustos)

As bênçãos resultantes da vinda do Senhor Jesus a este mundo são incontáveis. Elas se relacionam com tudo o que existe. Na glória celestial ser-nos-ão reveladas e usufruídas inúmeras outras bênçãos derivadas da vinda de Jesus aqui; uma delas tem a ver com os fiéis que dormem ou vierem a dormir no Senhor, entre a nossa morte e a volta de Jesus. As bênçãos decorrentes da vinda de Jesus, como já dissemos, têm alcance ilimitado, aqui e na eternidade.
Neste pequeno estudo, vamos ver as condições dos mortos, justos e injustos, antes e depois do advento de Jesus, culminando na sua morte, ressurreição e ascensão.

Antes da ressurreição de Jesus
A palavra Seol no Antigo Testamento equivale em sentido a Hades, no Novo Testamento. Diferem na forma porque na primeira é hebraica e a segunda é grega. Elas designam o lugar para onde iam todos após a morte: justos e injustos, havendo, no entanto, nessa região dos mortos, uma divisão para os justos, e outras para os injustos, separados por um abismo intransponível (Lc 16.26). Todos estavam ali plenamente conscientes. O lugar dos justos era de felicidade, prazer e segurança. Era chamado Seio de Abraão, e Paraíso. Já o lugar dos ímpios era medonho, ignífero (onde há fogo), cheio de dores, sofrimentos, estando todos perfeitamente vivos.
Jesus ensinou estas coisas ao relatar o fato descrito em Lucas, capítulo 16. É oportuno dizer aqui que este capítulo não constitui parábola. O título posto no capitulo, informando que é palavra dos editores da bíblia, mas não consta do original. Parábola é uma modalidade de narração em que não aparece nome de pessoas. Além disso, o verbo haver, como está empregado no primeiro versículo, de nota por sua vez um fato real.
Conforme Ef 4.8-10, o Hades situa-se bem no profundo da terra. Além do ensino de Efésios, as referencias a entradas das almas nesse lugar é sempre “desceu”. Cf Jacó (Gn 37.35, Coré Nm 16.30,33; Pv 9.18).
Em todas estas passagens, a referencia é o Seol, que mostra um lugar situado nas profundezas da terra. É de lastimar o fato de que inúmeras referencias ao Seol, no antigo testamento, certas versões em português traduzem por sepultura e outros termos afins, o que traz confusão.
As palavras Hades e Seol aparecem às vezes traduzidas também por inferno, como em Dt 32.22; 2 Sm 22.6; Jó 18.8; e em muitos outros lugares no Antigo Testamento, bem como do Novo Testamento. (Exemplos: Mt 16.18; Ap 1.18).
O cristão prudente não se apressa em dar interpretações pessoais à Palavra de Deus. O inferno propriamente dito, isto é, o inferno eterno como destino final dos ímpios é o chamado lago de fogo e enxofre, mencionado em Ap 20.10,14. O Hades é apenas um inferno – prisão onde os ímpios permanecem entre sua morte e a ressurreição ao qual ocorrerá por ocasião do Juízo Do Grande Trono Branco, após o reino milenial de Cristo (Ap 20.17, 11-15).
Outras vezes, a palavra Hades, como já dissemos, é traduzida sepultura, como em Gn 37.35, etc. Deve-se tomar cuidado para evitar ensino errôneo de correntes de imperfeições nas traduções. Para citar só mais um exemplo deste problema, esta mesma palavra Hades é ainda traduzida “morte”, em 1Co 15.55b. Estas diferentes traduções de uma mesma palavra têm trazido muita confusão.
Portanto antes da vinda de Jesus a este mundo, todos desciam ao Seol (justos e injustos), havendo uma separação intransponível entre as duas divisões do mesmo.

Depois da ressurreição de Jesus
Jesus, antes de morrer por nós, promete aos seus que “E as portas do inferno nunca prevalecerão contra elas”. (Mt 16.18). Isto mostra que os fiéis de Deus, a partir dos dias de Jesus, não mais desceriam ao Hades, isto é, à divisão reservada ali para os justos. O texto em apreço indica futuridade em relação à ocasião em que foi proferido por Jesus. A mudança ocorreu entre a morte e ressurreição do Senhor, pois Ele disse ao ladrão arrependido: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). O apóstolo Paulo diz a respeito do assunto: “Subindo ao alto, conduziu cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, subiu, que é, senão o que também desceu as partes mais baixas da terra?” (Ef 4.8,9).
Entende-se, pois, que Jesus, ao ressuscitar, levou para o céu os crentes do Antigo Testamento que estavam no Seio de Abraão, conforme Ele prometera em Mt 16.18. Muitos desses crentes Jesus os ressuscitou certamente para que cumprisse o tipo prefigurado na Festa das Primícias (Lv 23.9-11), que falava profeticamente da ressurreição de Cristo (1Co 15.20,23). Nessa festa sagrada havia pluralidade (o texto bíblico fala de molho ou feixe). No seu cumprimento, deveria haver também pluralidade. E houve conforme vemos em Mt 27.52.53. A obra redentora de Jesus no Calvário afetou, não só os vivos, mas, também, os mortos que dormiam no Senhor.
A vitória plena de Cristo teria que incluir a derrota da morte. Ora, todo vencedor sempre regressa da última batalha trazendo consigo provas e evidência da sua vitória. Era, pois, justo que Jesus ressuscitasse alguns e os trouxesse consigo, uma vez derrotado a morte!
O apóstolo Paulo foi ao paraíso, que estava no terceiro céu (2Co 12.1-4). Portanto, o paraíso está lá em cima, na imediata presença de Deus. Não embaixo, como antes. A mesma coisa vê-se em Ap 6.9,10, onde as almas dos mártires da Grande Tribulação, para ressuscitarem (Ap 20,4), em ingressarem no reino milenial de Cristo.
Os crentes que agora dormem no Senhor estão no céu, pois o Paraíso está agora ali, como um dos resultados da obra redentora do Senhor 2Co 5.8. No momento do arrebatamento da Igreja, seus espíritos virão com Jesus, unir-se-ão a seus corpos ressurretos, e subirão com Cristo, já glorificados, 1Ts 4.14.
Comparando-se Fp 1.23 com 1Pe 3.22, vê-se que o Paraíso situa-se agora no céu. Quem parte daqui fica com Cristo Fp 1.23; ora, Cristo está agora assentado à destra de Deus 1Pe 3.22.

A presente situação dos ímpios mortos
Para estes não houve qualquer alteração quanto ao seu estado. Continuam descendo ao Hades, o Império da Morte onde ficarão retidos seus sofrimentos conscientes até o Juízo do Grande Trono Branco, após o Milênio, quando ressuscitarão para serem julgados e postos no inferno eterno Ap 20.13-15. Assim sendo, qualquer fantasma ou “alma do outro mundo” que aparecer por aqui é coisa diabólica, porque do Hades não sai ninguém. É uma prisão cuja chave esta com Jesus Ap 1.18. Alma do outro mundo ou espíritos falantes ou incorporados não vem à terra: os salvos estão com Jesus, e os perdidos estão presos. O diabo, sim, por enquanto está solto, e sabe imitar e enganar com muita perícia.
Em Ezequiel 32.17-32, no chamado “Rol das Nações Ímpias no Hades” vemos os ímpios mortos das nações ali referidas, postos no Hades. Esta passagem é sumamente importante diante dos fatos que estamos estudamos.
7 - Como entrar no assunto da Salvação

Como entrar no assunto da Salvação. Com que palavras ou de que maneira podemos nos dirigir ao pecador, ao iniciar o assunto da salvação? Há quatro fatores que determinam isto:

1) O tempo disponível.
2) O local.
3) As circunstâncias.
4) Os tipos de pessoas.

A melhor maneira de entrar no assunto é praticando. O melhor erro de todos é deixar passar a oportunidade e não tratar do assunto da salvação. Veremos um a um, os quatro fatores que determinam a entrada n assunto da salvação.

O Tempo disponível.
1- Quando há muito tempo. Havendo muito tempo, é mais interessante e proveitoso travar primeiro conhecimento e ganhar a confiança da pessoa antes de entrar no assunto. Isto levará pouco tempo. Seja como for, é bom atentar para Tg. 4:4.
2- Quando há pouco tempo. Num transporte na cidade ou em situações semelhantes em que o tempo é reduzido, provavelmente não veremos a pessoa outra vez, o melhor é entrar logo no assunto. Ás vezes o próprio pecador ao mencionar um acontecimento, fornece o tema para entrada no assunto. É melhor entrar no assunto assim – de modo natural – do que darmos origem.
3- Quando a um mínimo de tempo. Em situações em que não é possível falar senão algumas palavras, pode–se dar início ao assunto por meio de um folheto, jornal ou porções da palavra de Deus. Quantos têm sido salvos por meio da pagina impressa, e, de modo especial as Escrituras? Os folhetos deverão levar o carimbo de sua igreja.
É evidente que qualquer desses fatos é preciso estar em Espírito de oração e também na direção do Espírito Santo. Deus tem interesse nesse tipo de trabalho e nos conduzirá devidamente.
Nunca perca a oportunidade, mesmo tendo o mínimo de tempo. Os fatos revelam que em cada minuto que passa, 83 pessoas morrem sem Salvação! Isto dá 4.980 pessoas por hora e 199.520 pessoas por dia.

O Local.
Exemplos:
1 – Passando próximos a festas e outros locais de diversão. Mostrar que a vida aqui é passageira e que breve estaremos na presença do nosso Criador. O mundo passa e seus prazeres também. Ao findar a vida aqui, iremos prestar contas a Deus. O gozo terrestre é efêmero. Textos 1Jo. 2:15 – 17; Rm. 14:12; Ec. 11:9.
2 – Num hospital ou local semelhante. Podemos entrar no assunto falando do Médico Divino que cura a doença da alma – o pecado, pior sem comparação a doença do corpo. Mostrar que o preço desça cura Ele já pagou por nós. Textos Lc. 5: 17 – 26; Is. 53: 5; Mt. 6:33.

3 – Na Igreja, na ora do culto. Podemos convidar, conduzir á frente etc. numa hora dessa devemos ter toda prudência para não perturbar o culto nem o pregador. Uma pergunta muito costumeira é. O senhor já aceitou a Jesus como seu Salvador? Nunca se deve perguntar. O senhor já é crente? Uma pessoa pode ser crente em vários sentidos.
Outra coisa que podemos fazer no culto é orar pelo pregador e pelos pecadores para que Deus opere em ambos. Na hora do apelo, muitos não tem a coragem de manifestar-se apesar de sentirem a chamada de Deus para a salvação. Numa hora dessa Deus pode guiar-nos a tais pessoas e ajudá-las, assim como dirigiu o evangelista Filipe na entrada deserta de Gaza. Para que Deus nos use assim, é preciso estarmos conforme Is 6:8b.

As circunstâncias.
As circunstâncias e fatos do momento á nossa volta, servem para introduzir o assunto da salvação.
1 – A natureza em redor, isto é, montanhas, mar, céus. Podemos começar declarando que Deus fez isso para sua glória e o bem do homem. Textos Sl. 19:1; Gn. 26: 26,27.
2 – A falta de tempo que todo mundo reclama. Podemos começar declarando que Deus deve ter toda prioridade no nosso tempo e que o assunto da salvação não deve ser adiado, porque quando Ele nos chama para a outra vida, não podemos dizer não. Textos Am. 4:12; Mt. 25: 10 – 12.
3 – Se o assunto é o espantoso progresso da ciência, podemos começar dizendo que isto é sinal do fim dos tempos, segundo a Palavra de Deus. Dn. 12:4; Lc. 21:11.
4 – As catástrofes que acontecem cada vez mais a miúdo aqui e ali, como tufões, inundações, terremotos, epidemias etc. também são sinais do fim e avisos de Deus dado o aumento do pecado na face da terra. Textos Jl. 1:2.
5 – O estado de tensão, guerra fria (e quente), inquietação, levante, greves tumultos pelo mundo afora. Perigo de guerra atômica e suas conseqüências imprevisíveis. Podemos falar de Jesus, o abrigo seguro é eterno contra todos os perigos e incertezas. Textos Sl. 91; 94:22; Jo. 14:1; Sl. 121.
6 – Em ambientes de tristezas ou dificuldades. Podemos afirma que para os fieis do Senhor, isso breve findará e entrarão no gozo eterno com o mesmo Senhor. Ap. 7:15 – 17; Rm. 8:18 – 23.
7 – Num caso de morte ou falecimento. Podemos afirmar que para os que estão em Cristo, a morte é o outro lado da vida – e da vida melhor Textos. Fp. 1; 21 23; Lc 16. 22,23 Jó. 19: 25,26.
8 – Um caso de morte repentina, inesperada. Podemos falar sobre a necessidade de estar preparado para encontrar o nosso Criador a qualquer instante. Lc. 12:20, Am. 4:12, Mt. 25:10.
9 – Se o assunto é política em geral, podemos falar do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que em breve reinará com justiça e paz perfeita. Textos. Lc. 1: 32,33; Jr. 23:5.

Os tipos de pessoas.
São três os tipos ou classes de pessoas com quem havemos de tratar:
Não – Crentes.
Crentes.
Desviados.

Estes tipos ou classes de pessoas são um dos fatores que determinam a maneira de estarmos no assunto da salvação. Vejamos cada um.
1 – Os Não – Crentes. Os que não conhecem o evangelho. Se são pessoas sinceras, brandas, gentis e que sinceramente desejam ser salvas, use o plano da Salvação.Textos Hb. 7:25; Jo. 7:37; Is. 55:6. Se são pessoas indiferentes, desapercebidas, desinteressadas, cheias de desculpas, zombeteiras, religiosas, religiosas ou contraria a religião, podemos começar mostrando–lhe que:
A vida pecaminosa conduz á condenação eterna. Textos: Rm. 6: 23; Ap. 21:8.
Que Deus o ama apesar de seus pecados. Milhões descrentes fogem do Evangelho porque ficam convencidos que Deus não os ama, antes o odeia. Sabemos que isso procede do diabo. Se qualquer ser humano perguntar “Deus me ama?” Deus responde apontando para seu filho morrendo no calvário por todo mundo. Textos: Jo. 3:16; Rm. 5:8.
O resultado Final de persistir no pecado. Podemos ver isso em Rm. 2: 4,5; Tg. 1:15.

Os que conhecem o evangelho. Isto é, conhecem, mas não são salvos. São freqüentadores de igrejas; os que têm o evangelho apenas como uma religião e nada mais. São crentes e nada nominais. Precisam levar a serio Lc. 13: 13:3; At. 3:19. Neste grupo estão filhos de crentes bem como pessoas nascida e criada em ambiente ou lar Cristão, mas não são nascidos de novo. Não sabem se são salvos. Sabeis vós se estais salvo mesmo? 1Jo. 5:19.

Para tratar com pessoas assim que conhece o evangelho mais não é convertida, é mais interessante fazer primeiro amizade com ela e ganhar sua simpatia, e então, com intimidade falar da salvação de sua alma. Isto tem aplicação especial com filhos de crentes não-convertidos. Normalmente, pessoas, como as que acabamos de mencionar. Costuma dizer que quando alguém fala lhes fala do evangelho: Conheço a Bíblia, e os crentes, e quando eu quiser serei crente. Outras se aborrecem, se retiram ou procuram evitar que alguém lhes fale do evangelho. Por isso, é melhor conquistar primeiro sua simpatia antes de falar-lhes.

2 – Os Crentes.
O evangelismo pessoal entre crentes salvos tem aspectos um pouco diferente. É tão somente assistência e auxilio espiritual através das Escrituras. Ás vezes o crente passa lutas, provações, temos que mostrar as lutas que passaram grandes heróis da Bíblia e foram vitoriosos. É mais uma questão de animo.

3 – Os Desviados.
Estes são os que uma vez salvos, deixaram o caminho do Senhor. Se eram membros da igreja, foram discípulos. Nessa situação ficam sem comunhão com Deus e com a igreja.
Para tratar com tal classe de pessoas é de muita importância procurar saber primeiro a causa de se desviarem. Aqui estão algumas das causas:
A – Não terem recebido devida orientação espiritual. Ez. 34: 5,6.
B – Manterem amizade e comunhão com incrédulos. Sl. 1.
C – Vida espiritual superficial. Crentes assim ofendem-se por qualquer coisa, e aprendem a se queixa de tudo. Desobediência consciente á palavra de Deus, exaltação por receberem uma benção e esquecem de Deus, por serem abençoados materialmente, não devolvam a Gloria devida á Deus.
Quanto aos desviados há duas classes. Os que têm saudades desejam voltar, oram e ficam comovidos quando lhes fala a palavra de Deus, enfim, continuam com a mensagem do Evangelho no coração. Nesse grupo estão os melindrados, queixosos, feridos, escandalizados, para os quais necessitamos muita graça, tato e paciência para tratar com os mesmos. Vide Pv. 18:19. Para desviados como os acima descritos podem mostrar.
1 – o caminho de volta para Deus em Is. 55:7; 2Cr. 7;14.
2 – O Grande amor de Deus para com os desviados, Lc. 15:32.
Deus tem vários exemplos de pessoas que desviaram e voltaram para os braços do pai. O apostolo Pedro Mc. 16:7; Manasses, 2Cr. 33: 2, 12,13.
A outra classe de desviados compreendem os indiferentes, insensíveis, blasfemos, apostadas. Para esses, só a misericórdia de Deus. Podemos falar-lhes perguntando;
Que falta você encontrou em Deus para abandoná-lo? 1Rs. 11:9.
Em que tempo você vivia mais feliz: quando servia a Deus ou agora, quando o abandonou? Sl. 1:1; 119:1.
Podemos também mostrar-lhes que:
A Ira de Deus é contra os que voltam atrás 1Rs. 11:9.
Não desprezem os avisos solenes de Deus Am. 4: 11,12.

8 - A BUSCAR DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Muitos ensinos heréticos ensinam que o crente não deve buscar o batismo com o Espírito Santo, pois é arriscado receber um espírito demoníaco, além disso, ser um absurdo, é uma blasfêmia.
Os crentes batizados com o Espírito Santo devem orar em favor dos que não foram ainda batizados.(At 8. 17; 9. 17)

A EVIDÊNCIA FÍSICA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
1. No dia de Pentecostes (At 2.4) falavam em línguas.
2. Entre os crentes em Samária (At 8.14 - 17), o texto não mostra claramente o que eles falaram em outras línguas, mas de acordo com muitos autores isso é possível, senão os apóstolos não teriam notado algo diferente.
PROPÓSITO DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
1. Viver uma vida abundante para Deus (Jo 7. 38 - 39).
2. Identificar o crente com Cristo. (Lc 4.18 - 19) Palavras do Dr. Simpson, fundador da Aliança Missionária: “O Senhor nasceu pelo Espírito Santo e posteriormente iniciou seu ministério no poder do Espírito Santo”.
Espero que assim como o que santifica, como os que são santificados são todos um, de igual maneira nós que seguimos seus passos, imitemos vidas."
3. Poder para testemunhar. (At 1.8)
A experiência da salvação do homem começa no calvário, enquanto que seu serviço começa do Pentecoste, ou seja, com a experiência do batismo com o Espírito Santo.
"O cristão corre um sério risco se uma vez batizado com o Espírito Santo, não assumir uma vida de compromissos com o testemunho cristão”.

COMO DEUS OPERA

01. Ele vai à frente Js 3.3 - A arca à frente significa, Deus liderando e conduzindo o seu povo.
O Espírito Santo é a garantia, o selo da Presença de Deus hoje conosco, como a arca guiava, o Espírito Santo nos conduz também, como os hebreus seguiam a arca da Aliança, nos devemos seguir o Espírito Santo.
02. Ele convida a Santificação Js 3.5 - Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
Deus quer ser o Senhor exclusivo de nossas vidas. Ele é o Senhor, o único Senhor, por isso ele pede santificação.
03. Ele prestigia os seus servos Js 3.7 - Começarei a engrandecer - te perante os olhos de todo o Israel. Quando o servo é fiel, Deus o honra e o prestigia.
04. Ele "Deus" confirma Sua presença Js 3.10 - O Deus Vivo está no meio de vós.
As promessas das Escrituras podem ser aceitas e cridas porque a chancela do Deus vivo e eterno, o Deus de toda a terra. A assinatura sobre as promessas das escrituras é garantida.
05. Ele opera milagres “O povo passou bem em frente de Jericó”.Js 3.16 quanto tempo perdemos e quantas bênçãos deixamos de ganhar, porque queremos escolher o tempo, o lugar, as condições para a realização das coisas espirituais. Deixemos que Deus nos conduza e opere o milagre. Agradecemos a Deus neste mês de aniversário pela sua vida, pois você tornou esta Igreja uma realidade. Rogamos a Ele que esteja sempre à sua frente te santificando, prestigiando, a presença DEle Seja real em sua vida através do milagre que só Ele sabe operar.
Deus conta com você e nós também.
A - DOM – PROFECIA (PREGAÇÃO)
Características:
É persuasivo no falar. A pessoa é orientada pela revelação de Deus e não deve exceder esta revelação.
Está ciente de que serve ao Senhor, e ministra aos outros através da retórica.
Discerne o coração dos homens e quando lhes fala, manifesta os seus pecados íntimos, e os convence da culpa – I Co. 14:25.
Sente a necessidade de transmitir uma mensagem aos outros.
Maiores Perigos:
Orgulhar-se da sua retórica,
Achar que falar para grupos é mais importante que para indivíduos.
Depender dos seus próprios métodos de persuasão, em vez de depender do Espírito Santo.

B - DOM – MINISTÉRIO (SERVIÇO)
Características:
Atende as necessidades dos outros.
Descobre algumas necessidades a serem supridas e alegra-se por ser capaz de supri-las.
Seu objetivo é fazer tudo para o Senhor, pois pode parecer que “fazer coisas para outros” não é uma atividade tão espiritual quanto os outros ministérios – I Co. 12:22-25.
Maiores Perigos:
Orgulhar-se de suas obras.
Ficar magoado quando as outras pessoas se aproveitam da sua boa vontade de ajudar.
Ocupar-se demasiadamente com certas atividades, em detrimento de outras espirituais mais importantes.

C - DOM – ENSINO
Características:
Procura obter informações para esclarecer a verdade.
Explana e transmite os detalhes específicos de um assunto.
Esforça-se para que outros aprendam.
Apresenta a verdade de uma forma sistemática
Maiores Perigos:
Orgulhar-se do seu conhecimento.
Tomar uma atitude de quem sabe tudo.
Sentir-se intimidado quando seu conhecimento for desafiado.

D - DOM – EXPORTAÇÃO (ENCORAJAMENTO)
Características:
Preocupar-se com o crescimento espiritual das pessoas.
Vê a importância de falar às pessoas individualmente.
Chama a pessoa de lado e, com amor, orienta-a a proceder corretamente.
Maiores Perigos:
Considerar os resultados como mérito.
Sentir-se frustrado quando os resultados não forem evidentes.

E - DOM – CONTRIBUIÇÃO
Características:
Distribui seus bens materiais aos outros, a fim de cooperar nos seus ministérios.
Reparte a sua riqueza com simplicidade e não de maneira evidente.
Sente que há muitas coisas que não pode realizar sozinho, mas que sua contribuição pode capacitar outros a ministrarem com eficácia.
Tem sabedoria no repartir, isto é, sabe dar uma parte dos seus bens, sem dar tudo.
Maiores Perigos:
Orgulhar-se dos seus bens materiais.
Crer que o sucesso espiritual está baseado no bem material que possui.
Dar sem sabedoria.
Usar o dom para lucro próprio ou motivos dúbios.

F - DOM – GOVERNO (ADMINISTRAÇÃO)
Características:
Coordena as diversas facetas de um objetivo único, com sucesso.
Exerce liderança, isto é, superintende.
É benevolente para liderar justamente.
Vê claramente a situação e orienta para que o trabalho seja bem feito.
Maiores Perigos:
Orgulha-se da sua capacidade de liderança e da sua autoridade.
Ignorar a importância das pessoas, conquanto que o trabalho seja feito.
Aproveitar-se das pessoas para alcançar seus objetivos.

G - DOM – MISERICÓRDIA
Características:
Interessa-se pelos sentimentos dos outros.
Descobre os problemas emocionais dos outros.
Compreende e conforta aqueles que estão na desgraça.
Possui um sentimento de compaixão, e, ao mesmo tempo, é capaz de agir com uma disposição alegre.
Maiores Perigos:
Orgulha-se da sua habilidade de compreender os outros.
Torna-se indiferente àqueles que são indiferentes aos outros.
Permitir que seus sentimentos com relação a uma certa situação o impeçam de fazer o que é certo.


1Pedro 4:10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu,
como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
09 – TESTE DE SUA PERSONALIDADE.

Não espie, mas comece o teste em ordem, respondendo as perguntas às respostas são sobre quem você é agora e não quem você era no passado!!

São somente 10 questões simples, então...pegue um papel e uma caneta, para escrever as letras das respostas.

1. Em que momento você se sente melhor?

a) Pela manhã
b) À tarde
c) À noite

2. Normalmente você anda...

a) Bem rápido, com passos longos
b) Bem rápido, com passos curtos
c) Menos rápido, cabeça levantada, olhando para tudo
d) Menos rápido, cabeça abaixada
e) Bem devagar

3. Quando você conversa com as pessoas, você...

a) Fica com os braços cruzados
b) Agarra uma mão na outra
c) Fica com uma ou as duas mãos na cintura
d) Toca ou empurra a pessoa que você esta conversando
e) Mexe na orelha, toca seu queixo, ou passa a mão no cabelo...

4- Quando você esta relaxando, você senta com...

a) Seus joelhos dobrados, com suas pernas uma do lado da outra
b) Pernas cruzadas
c) Pernas esticadas ou retas
d) Uma perna dobrada em sua direção

5. Quando algo realmente te diverte, você reage com...

a) Uma grande gargalhada
b) Uma gargalhada, mas não alta
c) Um riso bem silencioso
d) Um sorriso tímido

6. Quando você vai a uma festa ou uma reunião social você...

a) Faz uma entrada barulhenta, então todos podem te notar
b) Faz uma entrada silenciosa, procurando por alguém que você conheça
c) Faz a uma entrada bem quieta, para que ninguém te perceba.

7. Você esta trabalhando duro, concentrando-se muito e alguém te interrompe você:

a) Dá boas vindas a interrupção
b) Se sente extremamente irritado
c) Varia entre os dois extremos

8. Qual das cores você gosta mais?

a) Vermelho ou Laranja
b) Preto
c) Amarelo ou Azul claro
d) Verde
e) Azul escuro e Roxo
f) Branco
g) Cinza ou Marrom

9. Quando você está na cama à noite, nos últimos momentos antes de dormir, você fica...

a) Esticado, de costas
b) De barriga para baixo
c) De lado, um pouco enrolado
d) Com a cabeça em cima de um dos braços
e) Com a cabeça em baixo do cobertor

10. Você normalmente sonhe que está…

a) Caindo
b) Brigando ou discutindo
c) Procurando por alguém ou por alguma coisa
d) Voando ou flutuando
e) Você normalmente não sonha
f) Seus sonhos são sempre desagradáveis

PONTUAÇÃO PARA CADA RESPOSTA:

A B C D E F G
1 +2 +4 +6
2 +6 +4 +7 +2 +1
3 +4 +2 +5 +7 +6
4 +4 +6 +2 +1
5 +6 +4 +3 +5 +2
6 +6 +2 +4
7 +6 +2 +4
8 +6 +7 +5 +4 +3 +2 +1
9 +7 +6 +4 +2 +1
10 +4 +2 +3 +5 +6 +1
Agora some o total dos pontos...
NÃO OLHE ANTES DE TER ACABADO DE SOMAR SEUS PONTOS!!!!!
ACIMA DE 60 PONTOS:

Outros te vêem como alguém que eles devem "lidar com cuidado". Você é visto como convencido, egocêntrico, e que é extremamente dominante.
Outros podem te admirar, mas nem sempre confiam em você, hesitando em se tornarem profundamente envolvidos com você.

51 A 60 PONTOS:

Os outros te vêem como uma personalidade empolgada, muito volátil impulsiva, um líder natural, que é rápido para tomar decisões,
apesar de nem sempre serem corretas. Eles te vêem como corajoso, aventureiro alguém que ira tentar qualquer coisa uma vez, alguém que gosta de aventuras.Pessoas gostam de estar em sua companhia por causa do Entusiasmo que você reflete.

41 A 50 PONTOS:

Os outros te vêem como alguém alegre, animado, charmoso, divertido, prático, e sempre interessante, alguém que está constantemente no centro de atenções, mas suficientemente bem equilibrado para não deixar isso subir à sua cabeça.
Eles também te vêem como amável, compreensível, alguém que sempre os anima e os ajuda.

31 A 40 PONTOS:

Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático cuidadoso.
Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto.
Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que você espera a mesma lealdade.
Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também que leva um bom tempo para recuperá-la, se esta confiança se acaba.

21 A 30 PONTOS:

Seus amigos te vêem como alguém exagerado, muito cauteloso, extremamente cuidadoso, rápido e firme; realmente ficam surpresos se você faz algo impulsivamente ou no estímulo do momento, esperando que você examine tudo cuidadosamente em cada ângulo, e então, decida contra isso.
Eles pensam que esta reação é causada em parte pela sua natureza cuidadosa.

ABAIXO DE 21 PONTOS:

As pessoas acham que você é tímido, nervoso, e indeciso, alguém que precisa de cuidado, que sempre quer alguém mais para tomar decisões, alguém que não fica envolvido com nada nem ninguém!
Te vêem como alguém muito preocupado que sempre vê problemas onde não existe.
Algumas pessoas te acham chato. Só aqueles que te conhecem bem sabem que você não é.

10 - A OBEDIËNCIA GARANTE O SUPRIMENTO

O LÍDER RELUTANTE: ALGUÉM QUE SE COLOCA NA BRECHA.

Êxodo 3:1 - 4:17
Após 40 anos cuidando de ovelhas, Moisés recebe o desafio de liderar o povo de Israel da escravidão para a liberdade. Em silêncio, leia este trecho devagar, deixando sua imaginação captar a cena e o significado para a sua vida. Depois da leitura do trecho responda às perguntas. Não há respostas corretas nem erradas. Este é simplesmente um instrumento para ajudá-lo(a) a focalizar os seus pensamentos.

FASE 1: Trata-se do trecho bíblico
FASE 2: Trata-se de você

FASE 1: Trata-se do trecho bíblico
1. O que mais me impressiona neste trecho é:
a) A falta de fé que Moisés tinha em Deus
b) As inúmeras desculpas que ele inventou
c) A paciência de Deus para com Moisés
d) A determinação de Deus de que Moisés era o homem que Ele queria para liderar o Seu povo

2. A desculpa de Moisés que eu acho mais fraca é:
a) Êx 3:11 - “Eu não sou a pessoa certa para um trabalho como esse” (Eu não sou um super-homem)"
b) v. 3:13 - "E se eles perguntarem: Que Deus é esse? Qual o nome dele?" ("Eu não sei todas as respostas")
c) Êx. 4:1 - "Eles não vão acreditar em mim! Não vão querer fazer o que eu disser." ("Eu não tenho autoridade")
d) Êx. 4:10 - "Nunca fui bom para falar!" ("Existe alguém mais capaz do que eu")
e) Êx. 4:13 - "Envia outro, não a mim" ("Eu não quero ir")

FASE 2: Trata-se de você
1. Se eu fosse Moisés, a desculpa que eu teria dado é: (Escolha uma das desculpas acima)

2. Na minha vida agora eu:
a) estou no deserto - "matando o tempo", não fazendo nada de importância.
b) estou recebendo o desafio de Deus para liderar o povo d"Ele
c) já respondi ao chamado - estou liderando o povo

3. O que eu mais preciso para me ajudar a ser aquela pessoa que se "coloca na brecha" é de:
a) uma nova experiência com Deus
b) ajuda a saber como
c) encorajamento dos irmãos
d) estou esperando alguém chamar

AS DESCULPAS DE MOISÉS (2ª Parte)
As desculpas que Moisés deu ao Deus Todo-Poderoso quando conversaram junto à sarça ardente são um exemplo da depreciação que muitos cristãos fazem de si mesmos. Vejamos como um homem bem dotado e sincero pode viver muito abaixo do seu potencial. Felizmente, Moisés concordou, apesar das desculpas, e os acontecimentos posteriores provaram que tinha capacidade para fazer até mesmo aquilo que julgava não poder realizar. Uma pessoa jamais deve confiar somente em seus sentimentos para conduzir-se nas oportunidades que se apresentam para servir a Deus. Deve entregar-se à direção segura de Deus, lembrando-se das palavras de Filipenses 4:13 - "tudo posso naquele que me fortalece" e que "se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

1. Eu não sou a pessoa certa para um trabalho como esse! Depois de revelar Seu plano a Moisés, conduzir os judeus para fora do Egito, e a uma terra "que mana leite e mel", Deus disse-lhe: "Vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o Meu povo, os filhos de Israel, do Egito" (Êx 3:10). Moisés demonstrou seu complexo de inferioridade quando respondeu: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?", ou seja, "Não tenho o mínimo talento para isso". Moisés depreciava suas qualidades pessoais, recuava diante da idéia de colocar seus talentos à disposição do Senhor.
Muitos cristãos hoje fazem a mesma coisa. Quando um superintendente da Escola Dominical ou um pastor os convida para fazer algum trabalho, eles se retraem. A resposta de Deus a Moisés é válida para o cristão do século XX, assim como o foi para o líder escolhido de Israel. Deus prometeu: "Certamente Eu irei contigo!”.
Se você, como cristão, tem a tendência de rejeitar as oportunidades de serviço cristão, lembre-se da promessa divina: "Certamente Eu serei contigo!" Desde que Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo, não precisamos de "talento" para servi-lo; devemos simplesmente submeter-nos à sua orientação.

2. Eu não sei todas as respostas. A segunda desculpa de Moisés foi tão frágil quanto a primeira. Ele supôs que o povo de Israel iria por em dúvida sua missão divina quando tivesse de conduzi-lo para fora do Egito, e perguntou: "Que lhes direi?" Moisés fora treinado nas artes dos egípcios, mas ainda não fora instruído nos princípios de Deus, e sabia que muitos israelitas criados na terra de Gósen tinham sido educados na fé de seus antepassados.
Muitos cristãos modernos alegam ignorância como uma desculpa para não dar seu testemunho a favor de Cristo. Antes de contar a outros o que Jesus Cristo fez por eles, começam a imaginar a possibilidade de um cético inventar uma pergunta filosófica ou teológica que não possam responder, e assim não chegam nem sequer a tentar. Jesus preparou os 70 mensageiros do Reino, assegurando-lhes: "...naquela hora vos será concedido o que haveis de dizer; visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós" (Mt 10:19-20).
Tendo o Espírito Santo como nosso instrutor pessoal, e a Palavra de Deus numa versão de fácil compreensão, qualquer cristão pode servir a Deus, mesmo antes de conhecer grande parte da Bíblia. Para conduzir uma pessoa a Jesus Cristo, não é necessário nenhum curso bíblico nem ser formado em seminário. Qualquer crente verdadeiro que conheça versículos como João 3:16 e outros semelhantes, pode fazê-lo. Não é questão de quanto sabemos, mas de quanto nos importamos. "A chave do sucesso na vida cristã não está na habilidade, mas na disponibilidade”.

3. Eles não vão acreditar em mim. "Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu” (Êx 4:1). Moisés revela claramente o medo de ser rejeitado em sua desculpa, contradizendo diretamente a promessa de Deus. No capítulo 3, versículo 18, Deus prometera: "E ouvirão a tua voz...” Poderia ser mais explícito? Deus afirmou a Moisés que Israel acreditaria nele, mas Moisés preferiu lembrar a rejeição que sofrera 40 anos antes, por parte de alguns israelitas que ele tentara ajudar (Êx 2:11-15). Naturalmente, sentia que seria novamente rejeitado.

AS DESCULPAS DE MOISÉS (3ª Parte).
Este temor é totalmente egoísta. Devemos focalizar nossa atenção sobre o campo preparado para a ceifa no mundo, que Jesus disse estar aguardando obreiros espirituais. Quanto mais cedo este temor for reconhecido como pecado, mais depressa experimentaremos o poder do Espírito Santo em nossas vidas. Não somos responsáveis pelo sucesso ou pelas falhas de nosso testemunho; temos apenas de dar esse testemunho.

4. Nunca fui bom para falar. A quarta desculpa de Moisés é freqüentemente usada pelos crente hoje em dia, nas palavras de Moisés: "Nunca fui eloqüente... pois sou pesado de boca e pesado de língua". Todo pastor e professor de Escola Dominical já ouviu essa desculpa, de uma ou de outra forma. A resposta de Deus a Moisés é hoje tão pertinente quanto o foi no passado. "E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e Eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar " (Êx 4:11-12). A questão, disse Deus, não é o que você pode fazer, mas o que Eu posso fazer.
A desculpa de Moisés não só o privou do poder de Deus, como também fê-lo ter de submeter-se a um assistente, seu irmão Arão, o que muitas vezes em lugar de ajudá-lo, o prejudicou. Moisés não era grande orador, mas ser escolhido para pregar ou ensinar a Palavra de Deus não tem nada a ver com eloqüência e sim com obediência. O dom da oratória pode ser cultivado, é necessário um treinamento a fim de aprender como dizer aquilo que deve.

5. Não quero ir. Disse Moisés: "Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim" (4:13). Em outras palavras: "Ficaria agradecido se o Senhor mandasse outra pessoa." Isto revela o verdadeiro motivo porque Moisés rejeitava a liderança de Israel: simplesmente não queria aceitá-la. Deus tinha feito milagres para Moisés, tinha respondido a cada uma de suas dúvidas, e ainda lhe concedera o poder de realizar milagres, mas Moisés, mesmo assim, pediu que Deus enviasse outra pessoa em seu lugar simplesmente porque ele não queria ir. Ele estava prestes a recusar a maior oportunidade que já lhe fora oferecida.
É possível que essa quinta desculpa de Moisés esteja revelando sua hostilidade e amargura acumuladas durante os 40 anos de isolamento no deserto. Do ponto de vista humano, é perfeitamente compreensível que tivesse sentido profundo ressentimento ao se ver rejeitado pelo seu povo, quando se dispôs a deixar os prazeres e o prestígio de sua posição de líder no Egito por amor deles. A incapacidade de Moisés para tomar uma decisão sensata na própria presença de Deus foi provavelmente causada por ele ter tido, durante esses 40 anos, um padrão de raciocínio falho. Tais sentimentos são pecaminosos e não devem ter lugar no coração do cristão. Devem ser confessados e substituídos por ações de graça e por fé, a fim de manter comunhão com Deus (1Ts 5:18).
As desculpas de Moisés, que revelam seu complexo de inferioridade, foram todas baseadas em mentiras. Embora lhe parecessem razoáveis, nenhuma era válida e nem útil. Tais sentimentos limitam a eficácia de qualquer indivíduo. Se você for dominado por um complexo de inferioridade, está limitando a ação de Deus pela sua incredulidade. Uma de suas grandes necessidades é, portanto, a fé, e esta vem pela Palavra de Deus, através do Espírito Santo. É um dom que está à sua disposição, e ele aumenta, "de fé em fé", à medida que nos submetemos à orientação de Deus, passo a passo, até o destino que Ele nos designou.

COLOCANDO-SE NA BRECHA (Ultima Parte)
Is 43:18, 19 - "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo".

É necessário colocar uma linha divisória no passado para que haja mudança em nossa vida. Precisamos amar como Deus ama, perdoar como Deus perdoa e reconciliar para mudar. A prisão ao passado nos impede de realizarmos a obra de Deus. Quando nos libertamos do passado, perdoando, por amor, e esquecendo das coisas que nos entristeceram, dos atos das pessoas que nos magoaram ou nos machucaram, nos reconciliamos, (com Deus e com os homens) e nos entregamos totalmente a Deus, é que Ele nos usará.
Deus fará através de você, onde você estiver, independente do que você enfrentará, somente quando você se entregar totalmente a Ele. Para isso Deus quer que você tenha uma nova experiência - "eis que faço coisa nova”. Deus quer usar você, e para isso Ele quer dar-lhe uma.

EXPERIÊNCIA.

Há uma grande diferença entre ver uma tempestade pela janela e estar no meio dela. Quando passamos pelo meio da tempestade, então podemos dizer que tivemos uma EXPERIÊNCIA em relação à tempestade.
A Palavra de Deus diz que a fé remove montanhas, ainda que seja do tamanho de um grão de mostarda, mas isto é tudo o que você precisa para começar: uma pequenina quantidade de fé para que haja mudança. Mudança de vida, mudança de hábitos, mudança de pensamento, mudança de visão.
Você precisa sonhar os sonhos de Deus e ter as visões de Deus, sabendo que vão concretizar-se em sua vida. A prova de que foi Deus quem te deu a visão ou o sonho é que o fato real está no impossível.

Como saber se você está qualificado para a visão?
1. A visão é impossível de se cumprir;
2. Você não sabe como fazer para que ela se cumpra;
3. Você não tem nada com que possa fazê-la cumprir-se em sua vida.
Aí então, você confiará no Espírito Santo e Ele realizará através de você. Sua fé será levantada de um grão de mostarda para a realização do impossível. Disponha-se a fazer, mesmo que as circunstâncias lhe sejam contrárias.
Não foi você quem escolheu Deus, mas Deus foi quem escolheu você (Rm 15:16). O propósito de Deus em sua vida deve ser cumprido e o plano d'Ele não é para que você seja um derrotado, mas sim um vitorioso.

Prepare-se e siga em frente. Deus diz ao Seu povo: MARCHEM!

Os 5 propósitos de Deus para a Minha Vida.

Base Bíblica: Mt 22:37 – 40.
Alvo Geral: Cada propósito define uma faze da Sua Vida.
Alvo Específico: O cumprimento destes propósitos define quem você realmente é.

Introdução.

1. Ame a Deus de todo o seu Coração: você foi planejado para o prazer de Deus; logo, seu propósito é amar a Deus por meio da Adoração. I Co. 14: 25 os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós.
Adoração não tem nada a ver com Louvor ou cantar hinos.
À Adoração que agrada a Deus é totalmente diferente do que estamos acostumados. Pessoas pensam que por estar louvando á Deus oh esta Adorando. E na verdade não é isso; a primeira adoração é reconhecer á Deus como Deus.
2.Ame o próximo com a ti mesmo: você foi moldado para servi; então seu propósito é demonstrar amor pelas outras pessoas por meio do Serviço (Ministério). Veja as palavras do Senhor Jesus em Mt. 20: 28 assim como o Filho do homem não veio para se servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Você pode definir quem você quer amar primeiro os de casa os vizinhos os amigos, porque o importante é você amar as pessoas como Jesus amou sem falsidade e sem interesse. Não negando ajuda quando ela estiver ao seu alcance.

Propósito:

3. Vão e façam discípulos: você foi feito para uma missão; então seu propósito é compartilhar a mensagem de Deus por meio da Evangelização. At. 1: 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra
Você deve compartilhar três mensagem de Deus para o Próximo 1. a mensagem da Cruz, 2. seu testemunho de vida, 3. Suas experiências com Deus.
4. Batize-os em: você foi formado para fazer parte da Família de Deus; então seu propósito é se identificar com sua igreja por meio da Comunhão em I Jo. 1: 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

5. Ensine-os todas as coisas: você foi criado para se tornar semelhante a Cristo; então seu propósito é amadurecer por meio do Discipulado I Pe. 2: 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação.
Procure pessoas que são mais experientes que você principalmente com os da Fé. Assim você saberá como trilhar um caminho perfeito.
Deixa Deus mostrar a vontade Dele para sua vida.
Aprenda o Maximo que você poder, faça seminário leia á Bíblia, leia livros que possam edificar sua vida.




Primeiro Propósito: A verdadeira Adoração.

Base Bíblica: I Jo. 4:19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Base de Apoio. Rm. 12:1ntlh. Mt. 12:30 nvi
Alvo Geral: A essência da Adoração é a Rendição.
Alvo específico: Adoração é uma entrega total a Deus.

Introdução:

Rendição – não é uma palavra popular, quase malvista quanto a palavra submissão. Ela alude a perda, e ninguém quer ser um perdedor.
Na civilização competitiva de hoje, somos ensinados a nunca desistir ou ceder – logo, não ouvimos falar muito em redenção.
Mas render-se a Deus é a essência da Adoração; é uma resposta natural ao maravilhoso amor e á misericórdia de Deus.
Rm. 12: 1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
A Verdadeira adoração – agradar a Deus – acontece quando você se entrega totalmente a ele.
A adoração consiste exatamente em oferecer-se a Deus.

Propósito:

O ato de rendição pessoal é conhecido de muitas formas: consagração, fazer de Jesus o seu Senhor, carregar a cruz, morrer para si próprio, submeter-se ao Espírito Santo.
Deus não está interessado em seu comprometimento tímido, em uma obediência parcial ou em sobra de seu tempo e dinheiro. Ele deseja sua total devoção, e não pequenos pedaços de sua vida.
Deus se agrada quando nossa adoração é precisa, não podemos fantasiar a Deus em nossa mente e sim acreditar como Ele se descreve na Bíblia.
Deus se agrada quando nossa adoração é autentica.
Adoração é seu espírito correspondendo ao Espírito de Deus. Você é simplesmente feito a imagem e semelhança de Deus ou seja seu Espírito é igual a Deus. Você deve adorar a Deus como você é, e não uma copia de alguém.

Deus se agrada quando nossa adoração é atenta. Por exemplo Deus não se agrada de pessoas que só usam o Sl. 23.1 nas suas orações, pessoas que usam palavras repetidas. Adoração é renovar nossa comunicação com Deus. Jesus chamou algumas orações de vãs repetições, Mt.6:7.
Deus se agrada quando nossa adoração é pratica. O apostolo Paulo disse que Deus precisa de nossos corpos como sacrifícios vivos, ou seja sua vida tem valor para Deus e ele quer usar seu corpo com um propósito.
Adoração é algo que acontece diariamente em sua vida. Usamos tanto o coração como a cabeça, seja você mesmo a cada dia numa entrega pessoal e então você já esta adorando a Deus.
Quando você começar a Adorar a Deus em Espírito com seu corpo em sacrifício vivos, você ouvira a frase mais importante de sua vida. As pessoas que não são crentes vão dizer: Eu acho tão lindo a forma que ele servi a Deus. Jesus dirá que o mundo saberá que sois meus discípulo.




Segundo Propósito: Moldado para servi a Deus.

Base Bíblica: Mt. 20:28
Base de Apoio: Sl. 139: 13 – 14.
Alvo Geral: Você foi moldado para servi a Deus.
Alvo Específico: Como Deus Lhe dá Forma para Servi-lo no Ministério.

Introdução:

2.Ame o próximo com a ti mesmo: você foi moldado para servi; então seu propósito é demonstrar amor pelas outras pessoas por meio do Serviço (Ministério). Veja as palavras do Senhor Jesus em Mt. 20: 28 assim como o Filho do homem não veio para se servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Você pode definir quem você quer amar primeiro os de casa os vizinhos os amigos, porque o importante é você amar as pessoas como Jesus amou sem falsidade e sem interesse. Não negando ajuda quando ela estiver ao seu alcance.
Deus formou cada criatura neste planeta com uma qualificação especial. Alguns animais correm, outros saltam, outros escavam e outros voam.
Cada um tem um papel a cumprir conforme foi moldado por Deus. O mesmo se da a nós cada um foi moldado com exclusividade para a realização de determinadas tarefas.
Antes de um arquiteto projetar um prédio “ele pergunta para que Propósito”. Como será usado?
Você é como é porque foi feito para um propósito especifico.
Deus criou e formou você para servi-lo de um modo que se torne seu ministério singular. Sl 139: 13 – 14. COMO DEUS LHE DÁ FORMA PARA SERVI-LO NO MINISTERIO.
1 Formação Espiritual – 2 Opções do Coração – 3 Recursos Pessoais – 4 Modo de Ser – 5 Áreas de Experiências.
1 Deus sempre dá dons espirituais para podermos servi-los.
2 Deus colocou todos os seus desejos dentro do seu coração o que você gosta de fazer e o que você não gosta.
3 Seus recursos financeiro, como dízimos, oferta objetos de valor, Deus te deu habilidades para você servi-lo, com exemplo sua profissão, um curso que você fez, você pode compartilhar com outras pessoas e estará servindo a Deus.
4 Modo de ser, Deus quer de usar como você é e o que precisar mudar ele vai transforma em sua vida, mas ele que usar você do jeito que você é ex: divertido, descontraído, serio, tímido etc.
5 Nas suas experiências, o que você aprendeu com sua família, experiências educacionais, experiências espirituais.
Descubra a sua Forma, de servi a Deus, faça um relatório das coisas que você gosta e começa a pedir a Deus experiências nestas áreas, então você será colocado num lugar perfeito. Por que? Porque tudo isso foi planejado não tem como dar errado.
Deus merece o melhor de você e para isso Ele te equipou com o Melhor que Ele tem ele te Deu o Espírito Santo.

Terceiro propósito: Evangelismo.

Base Bíblica: Mc. 16: 15 – 17.
Base de Apoio: Mt. 28 – 19 – 22.
Alvo Geral: Não mude o foco da mensagem.
Alvo Específico: O Grande mandamento e a Grande comissão.

Introdução.

Antes de você sair para evangelizar você deve se fazer as seguintes perguntas:
Como era minha vida antes de conhecer Jesus. Como percebi que precisava de Jesus.
Como comprometi minha vida com Jesus. A diferença que Jesus faz em minha vida.
3. Vão e façam discípulos: você foi feito para uma missão; então seu propósito é compartilhar a mensagem de Deus por meio da Evangelização. At. 1: 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Você deve compartilhar três mensagens de Deus para o Próximo 1. a mensagem da Cruz, 2. seu testemunho de vida, 3. Suas experiências com Deus.
1. A Mensagem da cruz. Não pode ser teológica, nem tão pouco teses pessoais, nunca opinião própria e sim a mensagem verdadeira Cristo morreu para perdoar pecados e ressuscitou para de dar a vida eterna. I Jo. 1:7 > mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
2. Seu Testemunho de Vida. Conte a historia de como você iniciou seu relacionamento com Cristo. Suas lições de vida que Deus lhe ensinou. Sua paixão de origem divina, as questões pelas quais você mais se interessa segundo a forma que lhe deu. As boas novas as mensagem da Salvação. Rm. 10: 9 > Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
3. Suas experiências com Deus. Por exemplo: a primeira vez que você sentiu a presença do Espírito Santo, as experiências com Deus com livramentos, bênçãos, alegrias, etc.

Propósito:
Na suas experiências pessoais você pode compartilhas as seguintes questões:
O que Deus me ensinou com o fracasso?
O que Deus me ensinou com a falta de Dinheiro?
O que Deus me ensinou com a dor, tristeza ou depressão?
O que Deus me ensinou pela expectativa?
O que Deus me ensinou com a doença?
O que Deus me ensinou com a decepção?
O que aprendi com minha família, minha igreja, meus relacionamentos, meu grupo pequeno e com os que me criticam?
Com estas perguntas você vai sempre ter assunto para conversar com seus amigos sem se torna uma pessoa chata ou deselegante.
Não gaste toda sua munição em apenas uma única mensagem. De repente você não pegou a pessoa em um bom dia, e com certeza Deus lhe dará outra oportunidade para pregar essas mensagens para as pessoas que está evangelizando. Mas vale ressaltar que tudo isso terá maior resultado se for acompanhado com orações pela pessoa evangelizada. Ok

Quarto Propósito: Comunhão.

Restaurando a Comunhão Quebrada.

Em II Co. 5:18 diz Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;
Sempre vale a pena restaurar Relacionamentos.
Uma vez que o importante é amar, Deus quer que valorizamos relacionamentos. Pais com filhos, Cônjuges, entre familiares e entre amigos.
Os nossos pecados nos separou de Deus, e Deus com seu Filho Jesus nos resgatou e restaurou a comunhão quebrada.

Sem o Senhor Jesus é impossível restaurar qualquer comunhão.
Deus através de seu Filho Jesus quer que sua família seja reconhecida pelo o amor Rm. 5:5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Como restaurar relacionamentos quebrados?
A Bíblia nos dá Sete passos para restaurar a comunhão.
1 – Fale com Deus antes de Falar com as pessoas. Tg. 4:1,2 diz e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
2 – Tome sempre a iniciativa. Mt. 5: 23, 24 diz Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
3 – Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos. Fl. 2:4 diz não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
4 – Confesse sua parte no conflito. Mt 7:5 diz Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
5 – Insista contra o problema, não contra a pessoa. Pr. 15:1 diz A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
6 – Coopere tanto quanto possível. Rm .12:18 diz Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
7 – De ênfase a reconciliação, não a solução. Mt. 5: diz Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

A Reconciliação se atém ao relacionamento, enquanto a solução se atém ao problema. Quando focarmos á reconciliação, o problema perde a importância e não raro se torna irrelevante.

Espero que este conselho te ajudei a melhorar seus relacionamentos porque isso sim é viver com propósitos.
Quando você praticar essas verdades se cumprirá em você o seguinte Is. 60: 1, 2 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
Deus te abençoe ricamente
Quinto Propósito: Discipulado.

Como os verdadeiros servos agem.
Base Bíblica: Mc. 10: 43
Base de Apoio: Mt. Capítulos 6 ao 8.
Alvo Geral: Servimos a Deus ao servi a outros.
Alvo Específico: Viva para servi ou então não viva.

Introdução.

O mundo define grandeza em termos de poder, posses prestigio e posição. Se puder exigir que as outras pessoas as sirvam, você conseguiu chegar lá. Em nossa cultura egoísta, com sua mentalidade do “eu primeiro”, agir como servo não é uma noção apreciada.
Os verdadeiros servos estão á disposição para servir. Eles não preenchem seu tempo com outras atividades. Você está disponível para servi a Deus a qualquer momento?
Se ao inicio de cada dia você relembrar que é servo Deus, as interrupções não serão muito frustrantes. Pois sua agenda será feita por nada mais nada menos que o Senhor Jesus.
Os verdadeiros servos prestam atenção necessidades. Os servos estão sempre atentos para servi aos outros. Quando vêem uma necessidade procuram agir rápido.
Os verdadeiros servos fazem o melhor que podem com o que têm á mão. Ec. 11: 4 se você ficar esperando as condições perfeitas, nunca fará nada.
Os verdadeiros servos fazem qualquer tarefa com igual dedicação. O que quer que façam, os servos fazem de coração.

Propósito:

Pequenas tarefas muitas vezes demonstram um grande coração. Você que quer servi a Deus saiba que as grandes oportunidades estão normalmente camufladas entre as pequenas. Não busquem fazer grandes tarefas para Deus. Tão somente faça as coisas não tão grandes, e Deus te designará para qualquer tarefa.
Os verdadeiros servos são fiéis ao seu ministério e a sua igreja. O que tem de crente macaco que vive pulando de galho em galho. Ser servo é manter a descrição, servos não se promovem nem chamam a atenção. A autopromoção e a atividade de servir não se misturam.
Você não achará muitos servos verdadeiro sendo o centro das atenções. Na verdade eles evitam isso. Na verdade muitos servos de hoje começam como servos e querem acabar como celebridades.
Nunca se esqueça do exemplo de Lúcifer que se rebelou quando era servo querendo ser Deus.
Se você serve como Jesus, pode esperar ser criticado. Nem sempre será um mar de rosas, para chegar a rosa você deve passar pelos espinhos.
Os servos não precisam cobrir as paredes com placas diplomas e prêmios para confirmar seu valor.
Servos consideram o ministério uma oportunidade, não uma obrigação.
Será que você está preparado para abrir seu coração e deixar o exemplo de Jesus entrar na sua vida?
Não é sua função criticar os outros se concentrem em você então você chegará no seu propósito o mais rápido possível. Busque o seu propósito não os erro de seu irmão.
Viva para servi ou então não viva.

As 4 Leis Espirituais.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

1 – Primeira.

Lei Deus ama você e tem um plano
maravilhoso para sua vida.

O AMOR DE DEUS
" Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

O PLANO DE DEUS
Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (uma vida abundante e com propósito). (João 10:10)
Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa "vida abundante"?
Porque…

2 – Segunda.

Lei O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

O HOMEM É PECADOR
"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus..." (Romanos 3:23)
O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO
"Pois o salário do pecado é a morte..." (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23)
Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc.
A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação...

3 – Terceira.

Lei Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

ELE MORREU EM NOSSO LUGAR
"Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS
"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..." (1 Coríntios 15:3-6)

ELE É O ÚNICO CAMINHO
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6)
Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.
Mas não é suficiente conhecer essas três leis...

4 – Quarta.

Lei Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então podere- mos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.

PRECISAMOS RECEBER A CRISTO
"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12)

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
Cristo afirma: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..." (Apocalipse 3:20)
Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.
Estes dois círculos representam dois tipos de vida:

Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Ef 4.12,13.

Um comentário:

gil mendonça disse...

Não entendi como fazer o somatório dos pontos no teste; soma-se o nº da questão mais o valor da resposta?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...