Assim como as pessoas, certas igrejas também descobrem que, às vezes, não estão no caminho correto do Senhor. Torna-se, então, necessária uma renovação espiritual da igreja. Se uma igreja não estiver crescendo e se multiplicando, ela não está cumprindo o seu propósito. Dois dos propósitos da igreja são evangelizar e ensinar, e a obediência a estes propósitos resulta em crescimento contínuo.
Quando a igreja se reúne para orar, o Espírito Santo sensibiliza o coração das pessoas em relação à necessidade de renovação espiritual. Existem certas características que se evidenciam na igreja, quando ela começa a sentir a necessidade de ser renovada espiritualmente. Vemos na Bíblia dois exemplos das características da renovação espiritual em Israel, nos tempos antigos. No Segundo Livro dos Reis, capítulos 22 e 23 e no Segundo Livro das Crônicas, capítulos 29 a 31, 34 e 35 consta o registro de avivamentos ocorridos durante os reinados de Ezequias e Josias. Em cada um desses casos, encontramos características comuns, evidentes a medida que o povo buscava agradar ao Senhor.
1. – As pessoas sentiram a necessidade de mudar. Reconheceram sua desobediência às leis de Deus e perceberam que precisavam se arrepender e mudar para servi-Lo. Desejavam receber uma porção maior das bênçãos do Senhor.
2. - Buscaram aprender mais e obedecer a Palavra de Deus. As pessoas ouviram a Palavra e começaram a entender melhor o que deveriam fazer para obedecer corretamente a Palavra de Deus.
3. - As pessoas se arrependeram de sua infidelidade. Eles verdadeiramente se arrependeram de seus erros cometidos no passado, e se comprometeram a servir ao Senhor de maneira mais correta, no futuro.
4. - As pessoas se sacrificaram para fazer a obra do Senhor. Elas sacrificaram seu tempo e seu dinheiro, servindo em obediência a Deus.
5. - Estavam unidas em espírito, adoração e serviço. Sentiam que tinham um dever com Deus e para com os outros.
Essas mesmas características também serão parte da mudança, hoje em dia, quando a igreja local estiver no processo de se tornar uma igreja reavivada ou renovada. Embora cada igreja tenha problemas e necessidades diferentes, estes são os princípios básicos para seguir e que guiarão ao plano que o Espírito Santo tem para a sua igreja.
Nenhuma mudança que vise à renovação espiritual da igreja local pode ser implementada apenas com base na capacidade humana. O Espírito Santo guiará em cada passo. A oração é absolutamente necessária para realizar qualquer verdadeira mudança espiritual na igreja. Jesus Cristo é o cabeça de cada igreja local (Colossences 1.18) e o Espírito Santo é o seu representante na tarefa de liderar a igreja. Pela oração, o Espírito Santo lhe ensinará tudo o que precisa saber para que possa servir corretamente a Deus (João 14.26). Esvazie-se de si mesmo e de seus desejos, diante do Senhor, em oração. Persista firmemente em oração, mesmo que você esteja orando sozinho, no início. Outros se unirão a você em oração, a medida que sua vida começar a irradiar o poder do Espírito Santo.
Fonte site: Viva Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário