O Peso do Ministério

Graça e Paz a todos !

Sei que vai até parecer que li isso em algum artigo, mas foi o Nosso Deus quem ministrou pra mim, espero que ele possa falar com vocês tanto quanto falou comigo:

O Peso do Ministério

Caros o ministério de Cristo nos impõe um peso natural, por mais singelo que seja o serviço efetuado na obra de Deus ele nos traz um peso, o simples fato de você varrer a calçada da igreja vai precisar de tempo, paciência e muito amor a obra, a principio pare não ser tão pesado, agora some a isso fazer três vezes na semana, já fica mais pesado não, vamos pensar então que uma dessas você tem que lavar também já fica mais pesado. Cada função na igreja nos dá um fardo, se fossemos criar uma porcentagem de peso de forma crescente, certamente o ministério de Louvor estaria bem próximo do 100% de peso, perdendo para Pastor, Missionários e alguns outros lideres de ministério.

Filtrando mais ainda esse peso dentro do ministério de Louvor temos bateria, teclado, baixo, violão, teclado, guitarra, vocal e ministração. Cada um desses componentes tem seu peso próprio, nenhum pesa igual ao outro, certamente um é mais pesado do que o outro ( o Curioso é que sempre nós achamos que o nosso é mais pesado que todos os outros) qual o mais pesado e qual o mais leve não saberemos, até porque filtrando ainda mais pensemos no vocal, embora tenhamos várias pessoas executando a mesma função o peso de cantar de forma correta é diferente para todos os vocais, talvez seja mais pesado pra mim do que para outros vocalistas do nosso ministério e vice versa. A primeira coisa que precisa ficar claro é que conforme passa-se o tempo e nós estamos exercendo nosso ministério esse peso vai diminuindo, por exemplo, o peso do ministério que você exerce era muito maior quando você estava começando e aprendendo do que é hoje porque você está treinado e capacitado melhor do que no inicio.

Existem três forma básicas de olharmos para esse peso que está sobre nossos ombros:

O Nosso
O de Jesus
O de Paulo

Vejamos cada um deles:

O Nosso modo de ver o ministério que exercemos é a forma errada, pois olhamos o físico, as circunstancias, as aparências, as criticas e o pior de todos o nosso erro. Quando você olha para o seu ministério o que você vê ? Eu por exemplo olho para ele e vejo as palavras, o que vou falar no próximo domingo ? E no outro ? E no outro ? Quando falo alguma coisa que não deveria, ou gaguejo, ou travo isso me martiriza durante toda a semana e fico aflito do que irei ministrar no culto de Domingo. Isso porque estou olhando o aparente, isso deve-se ao fato de que temos um acusador que tenta nos derrubar o tempo todo, o grande problema é quando nós mesmo nos acusamos, pensamentos do tipo: “Você não é digno”, “O que você fez pra Deus essa semana”, “Você é um pecador”, amados estamos olhando com os nossos olhos e nos esquecemos de que Deus não vê como o homem vê, se você confessou diante do Senhor, Ele perdoou ? É claro que sim, o difícil é convencer a nós mesmo disso. Levitas vocês foram escolhidos pelo Senhor (Jo 15:16), se vocês estão aonde estão é porque Deus colocou você lá. Não se preocupe com o que o diabo diz de você (não se preocupe com o que você diz de você mesmo), ouça a voz de Deus e o que Ele diz de você.

O Deus do Impossível não esqueceu de nós, sua destra nos sustenta e nos faz Prevalecer.

O Modo de Jesus olhar para o ministério é simplesmente o melhor, Jesus não olhava como nós Ele não olhava as circunstancias, Ele olhava pra VOCÊ, Irmãos pensemos no Ministério de Jesus, mas vamos direto para o ponto mais pesado de seu Ministério a Via Crucis, Jesus estava destinado a morrer na Cruz, Ele sente o peso desse ministério e faz como nós tenta deixá-lo, isso fica evidente quando Ele ora a Deus e pede que se possível for afaste dele esse cálice (ministério), mas como o olhar Dele não está na aparência, mas está nos nossos rostos Ele diz para Deus fazer a vontade Dele. Então Jesus começa a carregar o maior peso que seu ministério já tinha levado, primeiro leva uma surra dos soldados romanos ( tapas, chutes, pauladas, chicotadas) Ele ficou tão debilitado que Pilatos achou que aquilo já era o suficiente, mas o peso continua por vontade do povo, ele começa a carregar uma Cruz (acredito que uma cruz naquela época devia pesar por baixo uns 60 Kilos), Naquela época as ruas não eram tão organizadas como hoje então Ele enfrentou degraus, desníveis, terra, pedras lama entre outros, fora isso a Biblia diz que Ele foi crucificado no Monte, seria mais ou menos como se pegasse a Cruz no Cingapura e Levasse até a Igreja. Então pense uma cruz de 60 Kg nessas circunstancias é pesado ? A Biblia diz que o peso era tanto que chegou um momento em que Jesus não suportava mais carregá-lo e foi necessário que uma pessoa o ajudasse a carregar a Cruz.

Mt 27:28-34

E, despindo-o, vestiram-lhe um manto escarlate; e tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e na mão direita uma cana, e ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!
E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e davam-lhe com ela na cabeça.
Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto, puseram-lhe as suas vestes, e levaram-no para ser crucificado.
Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus.
Quando chegaram ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer, lugar da Caveira, deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.

Mas Ele suportou tudo sem uma só palavra de murmuração, “como ovelha muda foi levado ao matadouro. Por causa dos meus pecados Jesus se entregou por mim”, Os olhos de Jesus não estavam nas circunstancias estavam em Nós, Ele não via uma ladeira a sua frente, via pessoas sendo salvas, olhava para nossas famílias abençoadas, certamente esse olhar de Jesus para o beneficio que esse peso estava trazendo para o homem deve ter aliviado bastante aquele peso.

Portanto amados quando você estiver exercendo seu ministério, olhe para a igreja o beneficio que está trazendo para as pessoas, crianças estão pulando e se alegrando com a musica que você toca, homens e mulheres estão chorando atrás da musicas que o Espírito Santo está ministrando através da sua vida.

O Modo de Paulo olhar para o ministério é diferente do nosso e de Jesus, mas também devemos olhar como Paulo olhava. Certamente Paulo foi um cristão a carregar o maior peso do cristianismo (na minha opinião ele foi o maior), Paulo foi destinado a levar o evangelho para os gentios, em suas cartas vemos Paulo afirmar que os gentios eram seu ministério, isso lhe impôs um dos maiores pesos da história do cristianismo senão o maior. Veja o que ele mesmo diz:

II Co 11:22-33

São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu; são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça?Quem se escandaliza, que eu me não abrase?
Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos.

Paulo tinha todas essas circunstancias ao seu redor, mas embora ele cite isso aos Corintos, nunca foi motivo de queixa por parte dele pelo contrário Paulo comemorava cada uma das adversidades. Paulo tinha prazer em sofrer pelo ministério (cristianismo), seria Paulo um Masoquista ? Rsrsrs, claro que não a diferença era de como Paulo olhava o seu ministério, vou usar as palavras do próprio Paulo para te mostrar como ele visualizada:

II Co 4:15-18

Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno Peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.

Amados, Paulo olhava para o Céu, nada do que Paulo passava se comparava a Glória Futura, você viu que o peso do ministério para ele era uma “leve e momentânea tribulação” e peso que ele via não era o peso do ministério e sim o “Peso da Glória”, e eu faço uma pergunta pra você: Você acha que Paulo tinha visto o céu ? Assim da forma que João viu ? Você acha que ele conversou com João e João falou para ele tudo o que viu ? NananinaNão, Paulo não viu ruas de ouros, jaspe e cristal, ninguém tinha falado para tal visão de João, a visão veio quando Paulo já estava morto. Ele não sabia o que nós sabemos hoje.

Portanto queridos quando tiver aquele dia chuvoso, frio, vai ter que andar a pé até a igreja para um simples ensaio, lembre-se tem uma casa no céu sendo construída para você, quando você tiver que passar aquela musica de novo lembre-se que um dia em nossos lábios estará um cântico novo, um hino de vitória.

Se formos fazer uma comparação do nosso peso com o peso de Jesus e de Paulo é uma diferença absurda, compare então com o peso de Glória.

Abraço a todos,

Valmir Teixeira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...