O tédio de viver sem sentido!!!

Férias!!! Bem legal, fico pensando em trabalhadores que realizam movimentos contínuos e automáticos, deve ser o maior chato trabalhar assim. Mudança e dinamismo é necessário para a vida, sabe porquê? Nem meu cabelo gosta de usar um shampoo e condicionador duas vezes, é verdade. Ah Laura como você sabe disso? Por acaso seu cabelo tem personalidade própria? Pior que tem, quando eu uso um tipo de shampoo diferente, ele volta a ter vida e balanço. Mas vamos deixar de falar de mim. Agora imagine pessoas, que não são máquinas, (porque o pensamento mecanicista já foi há muito tempo) tendo que trabalhar e manter uma rotina, por um longo periodo de tempo, vai parecer um zumbi andante no final da vida.
Tem um personagem bem interessante na história secular, Platão, gosto dele, assim como muitos outros filósofos da antiguidade, porém existem pessoas em nossa contemporaneidade que nos ensinam coisas muito importantes também, sobre a vida. Muitas pessoas se subestimam acreditando que não tem algo de interessante a passar para o próximo, pelo simples fato de não ter frequentado uma escola, universidade, por exemplo. Engano!. Observemos a cultura oriental de valorizar os idosos experientes e cheios de sabedoria, é fantástisco! Outra coisa, super impressionante é conseguir tirar dos simples detalhes e das coisas simples da vida grandes aprendizagens. E também claro, ter em mente que tudo e todos nesse mundo nos ensinam muito sobre a vida e seus mistérios. Buscar a sabedoria, conhecimento e entendimento é supreendente, nas sagradas escrituras vemos o tempo todo esse incentivo. Ninguém melhor do que o próprio Salomão para nos dizer isso, onde aprendemos que seus provérbios, servem para “se conhecer a sabedoria e a instrução; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; Encontramos que os proverbios, ou seja seus ditados ajudam a dar prudência aos inexpeirnetes e conhecimento e bem senso aos jovens” Serve tanto pra quem já é sabio pois “se o sábio lhes der ouvidos, aumentarará seu conhecimento” Pv 1:1-7. Encontramos outras passagens que nos incentivam a buscar sabedoria como em 2 Pedro 3:18 “Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” entre outras. Ainda no mesmo capitulo vemos que “ O temor do Senhor é o principio do conhecimento, em outras versões ciencia”. Deve-se valorizar a sabedoria mais do que qualquer outra coisa como, dinheiro ou bens materiais, poder e força já dizia nosso sabio em Ec 9:16.
Escrevo isso porque depois de um longo periodo de construçaõ de ideias, pensamentos, conceitos, existem momentos em que passamos por um processo de desconstrução e reconstrução de conceitos. Algumas vezes, quase sempre, esse movimento nos desequilibra, possibitando dessa forma aprendizagem. Esse movimento graça a Deus sempre vai existir.
Vamos aprender que teorias são teorias, e que todos vão ter uma para explicar o mundo e sua complexidade, tentando simplificar. E sempre, sempre, irão ter explicações diferentes, e com o passar do tempo uma vai ser mais absurda do que a outra, por exemplo para quê coisa mais absurda hoje do que a mitologia grega, na época devia ser o máximo essas explicações. E hoje, a ciência, tira-se dela explicações para tudo e explicações consideradas lógicas. Valorizamos ela mais do que o senso comum, ou qualquer outra forma de tentativa de explicações para os acontecimentos da vida, mas a ciencia também não passa de uma teoria, assim como o senso comum, e a própria mitologia grega. Já pensaram e se a ciencia estiver errada, ou que pode errar? É dificil né? Mais fácil pensar que a Bíblia é apenas um livro escrito por pessoas comuns, mas inteligentes, que a igreja é uma instituição que controla as pessoas e organiza a sociedade. Que Jesus Cristo foi apenas um personagem histórico que marcou o tempo e seus ensinamentos servem até hoje!Ainda bem que existem outras teorias que provam o contrário, ainda bem que somos livres para ver, conhecer aquilo que escolhemos como a única e verdadeira verdade. Um pensamento sobre a verdade, tudo que o homem procurou e procura até hoje, tudo que ele procurou, criando e inventando e reiventado foi em busca da verdade. É por isso que eu tenho certeza da verdade, que creio, e a considero absoluta, e não pense em relatividade nesse caso por favor! Porque eu até acredito em relatividade, sabendo que a verdade em que eu acredito é a supremacia e as outras estão sob essa verdade e que elas são teorias relativas. (Eita bagunça Laura, não entendi nada!! R: Leia de novo).
Apesar do movimento citado acima existem conceitos imutáveis, esses, o indivíduo deve buscar pessoalmente, e essa busca é “inata” todo mundo já se perguntou “ Para onde vou após a morte?” entre outras questões com o mesmo sentido. A busca pelas respostas é o que move o indivíduo. Basta achar a resposta certa, e acredite enquanto você estiver em dúvidas você ainda não descobriu. Não creia que você nunca encontrará as respostas, ou que você sempre terá dúvidas. Suas dúvidas serão respondidas se você tiver “algo” um “sentimento” que no próximo texto eu vou falar sobre ele. Ele também é uma ideia que moveu e move milhões de pessoas em todos os séculos e continuará movendo enquanto existir o ser humano. (Profundo, eu sei)
Vou terminar com esse pensamento para você leitor está escrito nas sagradas escrituras medite e não despreze nenhuma forma de conhecimento e sabedoria por mais simples/humilde/pobre que você considere: João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a VERDADE, e a vida.

Curiosidades:Sabe de onde provém a palavra ACADẼMICOS? Uai Laura de academia, é logico? R: Boa resposta, (mas o que é o lógico?) porém vou dar uma resposta mais profunda. Na verdade, esse nome provem de um heroi grego chamado ACADEMOS. “Platão fundou sua própria escola de filosofia nos arredores de Atenas, num bosque que levava o nome do legendário héroi grego Academos. Por causa disso, a escola de filosofia de Platão recebeu o nome de Academia.” Gaarder (1995) p. 97. Desde então as pessoas começaram a chamar estudantes de academia de acadêmicos, durante todo esse tempo chamamos as disciplinas das grades curriculares de disciplinas acadêmicas.
By Laurinha Oliveira
Bjkão e até a Próxima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...