RELACIONAMENTO FAMILIAR FIRME


IntroduçãoAcho surpreendente uma palavra que Deus disse à Adão antes da mulher existir, porque Deus ainda não a havia criado: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18).

O surpreendente é que Deus disse que Adão estava só, mas na minha opinião não estava. Deus estava com ele, todos os dias no Paraíso (mas na opinião de Deus, Adão estava sozinho).

Adão possuía alguém acima dele - Deus; possuía alguém abaixo dele - os animais; mas não possuía ninguém ao lado dele, e neste sentido estava sozinho!

Esta observação me ensinou um princípio, faz algum tempo: Pessoas precisam de Deus, pessoas precisam de pessoas.

É por isso que temos a família - precisamos dela! E por isso importa que nosso relacionamento familiar seja firme!

O que faz o relacionamento em família ser firme? O que faz com que não seja? Você se identifica com qual tipo de relacionamento familiar: firme ou fraco?

Quero compartilhar alguns fatos:
1- A Palavra de Deus diz que você precisa ser de confiançaPorque a confiança é um fator que incentiva relacionamentos firmes na família.

Como era Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e se desviava do mal" (Jó 1.2).

Se você diz à esposa, aos filhos, uma coisa e não faz, você não está sendo de confiança. Você não deve dizer: "Vou em tal lugar" e não vai; "Volto às 5 horas" e não volta.

É possível estar tão envolvido com alguma ocupação... verifique se tem honrado sua palavra, se tem sido um marido, esposa, pai ou mãe, filho de confiança.

2- A Palavra de Deus diz que você precisa demonstrar amor e carinho.Esse é outro fator que incentiva relacionamentos firmes na família.

Este princípio é ensinado em Ef 6: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor". Amor e carinho estão inclusos aqui.

Criar os filhos na "doutrina e admoestação do Senhor" é praticar a Palavra de Deus - ela está sendo praticada em nossas casas?

Será que em nossas casas a Palavra de Deus está dentro da geladeira? É importante que esteja! Não o livro lá dentro... mas quando não tem cerveja, não tem cachaça, creia: a Palavra de Deus está lá!

Será que a Palavra de Deus está no seu guarda-roupas? É importante que esteja! Não a Bíblia pendura num cabide lá dentro, mas na falta dos trajes indecentes, sensuais...

Será que a Palavra de Deus está na sua coleção de CD's, na sua coleção das fitas de vídeo?

Quando somos instruídos na Palavra, isto fica demonstrado:
- Pela obediência dos filhos aos pais; em honrá-los como pai e mãe;
- Pelo zelo dos pais em criar seus filhos com amor e carinho, na doutrina e na admoestação do Senhor;

Hoje mesmo, lendo um artigo, encontrei esta declaração: "O lar pode ser um ninho de amor, ou uma toca de cobra". Como está sendo o seu lar?

Um psicólogo afirmou que todos nós nascemos emocionalmente no exato instante em que sentimos o amor dos nossos pais. Tão importante é o amor e o carinho!

Você não pode negar amor e carinho, desprezar a Bíblia, e ter resultados positivos ao orar para ser abençoado em sua casa.

3- A Palavra de Deus diz que você precisa desenvolver honestidadeEsse é outro fator incentivador de relacionamentos firmes na família.

Está lembrado de Jó? A Bíblia diz que ele era um homem "bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado".

Quantas meias-verdades e mentiras você já contou? ...Minha esposa fica preocupada com o pagamento das contas e briga comigo se esqueço de pagá-las.

Sem um compromisso com a honestidade, não existe relacionamento sadia em casa.

4- A Palavra de Deus diz que você deve estar pronto para a reconciliação sempreEsse é outro fator que incentiva os relacionamentos firmes na família!

Quando erramos e reconhecemos nossos erros, Deus está pronto para uma reconciliação conosco.

2 Coríntios 5.18 diz: "Nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação". Deus nos reconciliou e nos deu o ministério da reconciliação!

Então, devemos estar prontos para a reconciliação com os que erraram conosco também.

Entre as ministras de adoração que aprecio, está a pastora Alda Célia, com 17 CD's gravados. Numa sala de bate-papo na Internet outro dia, perguntaram prá ela, qual havia sido o momento mais marcante da sua carreira. Alda Célia respondeu: "Eu estava ministrando em Anápolis-Go, uma canção intitulada "Amigo, Irmão", e enquanto cantava, duas irmãs que não se falavam a três anos e meio, chorando, se reconciliaram".

A reconciliação pode ser um caminho duro, mas é a coisa mais linda e bem feita que você pode fazer, e, sem ela, não tem como os relacionamentos da família serem firmes.

ConclusãoNenhum sucesso compensa o fracasso do lar. Ouvi isto outro dia

Se você tem o seu negócio, os seus amigos, o emprego de que gosta... mas não tem uma esposa feliz, filhos felizes, hoje é o dia de você começar a espelhar:
- Confiança
- Amor e Carinho
- Honestidade
- Reconciliação

Fazendo isso, em poucas semanas, os relacionamentos instáveis serão firmados.

Pr Walter Pacheco da Silveira - 27/05/2002

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...