Como entrar no assunto da Salvação

Como entrar no assunto da Salvação. Com que palavras ou de que maneira podemos nos dirigir ao pecador, ao iniciar o assunto da salvação? Há quatro fatores que determinam isto:

1) O tempo disponível.
2) O local.
3) As circunstâncias.
4) Os tipos de pessoas.

A melhor maneira de entrar no assunto é praticando. O melhor erro de todos é deixar passar a oportunidade e não tratar do assunto da salvação. Veremos um a um, os quatro fatores que determinam a entrada n assunto da salvação.

O Tempo disponível.
1- Quando há muito tempo. Havendo muito tempo, é mais interessante e proveitoso travar primeiro conhecimento e ganhar a confiança da pessoa antes de entrar no assunto. Isto levará pouco tempo. Seja como for, é bom atentar para Tg. 4:4.
2- Quando há pouco tempo. Num transporte na cidade ou em situações semelhantes em que o tempo é reduzido, provavelmente não veremos a pessoa outra vez, o melhor é entrar logo no assunto. Ás vezes o próprio pecador ao mencionar um acontecimento, fornece o tema para entrada no assunto. É melhor entrar no assunto assim – de modo natural – do que darmos origem.
3- Quando a um mínimo de tempo. Em situações em que não é possível falar senão algumas palavras, pode–se dar início ao assunto por meio de um folheto, jornal ou porções da palavra de Deus. Quantos têm sido salvos por meio da pagina impressa, e, de modo especial as Escrituras? Os folhetos deverão levar o carimbo de sua igreja.
É evidente que qualquer desses fatos é preciso estar em Espírito de oração e também na direção do Espírito Santo. Deus tem interesse nesse tipo de trabalho e nos conduzirá devidamente.
Nunca perca a oportunidade, mesmo tendo o mínimo de tempo. Os fatos revelam que em cada minuto que passa, 83 pessoas morrem sem Salvação! Isto dá 4.980 pessoas por hora e 199.520 pessoas por dia.

O Local.
Exemplos:
1 – Passando próximos a festas e outros locais de diversão. Mostrar que a vida aqui é passageira e que breve estaremos na presença do nosso Criador. O mundo passa e seus prazeres também. Ao findar a vida aqui, iremos prestar contas a Deus. O gozo terrestre é efêmero. Textos 1Jo. 2:15 – 17; Rm. 14:12; Ec. 11:9.
2 – Num hospital ou local semelhante. Podemos entrar no assunto falando do Médico Divino que cura a doença da alma – o pecado, pior sem comparação a doença do corpo. Mostrar que o preço desça cura Ele já pagou por nós. Textos Lc. 5: 17 – 26; Is. 53: 5; Mt. 6:33.

3 – Na Igreja, na ora do culto. Podemos convidar, conduzir á frente etc. numa hora dessa devemos ter toda prudência para não perturbar o culto nem o pregador. Uma pergunta muito costumeira é. O senhor já aceitou a Jesus como seu Salvador? Nunca se deve perguntar. O senhor já é crente? Uma pessoa pode ser crente em vários sentidos.
Outra coisa que podemos fazer no culto é orar pelo pregador e pelos pecadores para que Deus opere em ambos. Na hora do apelo, muitos não tem a coragem de manifestar-se apesar de sentirem a chamada de Deus para a salvação. Numa hora dessa Deus pode guiar-nos a tais pessoas e ajudá-las, assim como dirigiu o evangelista Filipe na entrada deserta de Gaza. Para que Deus nos use assim, é preciso estarmos conforme Is 6:8b.

As circunstâncias.
As circunstâncias e fatos do momento á nossa volta, servem para introduzir o assunto da salvação.
1 – A natureza em redor, isto é, montanhas, mar, céus. Podemos começar declarando que Deus fez isso para sua glória e o bem do homem. Textos Sl. 19:1; Gn. 26: 26,27.
2 – A falta de tempo que todo mundo reclama. Podemos começar declarando que Deus deve ter toda prioridade no nosso tempo e que o assunto da salvação não deve ser adiado, porque quando Ele nos chama para a outra vida, não podemos dizer não. Textos Am. 4:12; Mt. 25: 10 – 12.
3 – Se o assunto é o espantoso progresso da ciência, podemos começar dizendo que isto é sinal do fim dos tempos, segundo a Palavra de Deus. Dn. 12:4; Lc. 21:11.
4 – As catástrofes que acontecem cada vez mais a miúdo aqui e ali, como tufões, inundações, terremotos, epidemias etc. também são sinais do fim e avisos de Deus dado o aumento do pecado na face da terra. Textos Jl. 1:2.
5 – O estado de tensão, guerra fria (e quente), inquietação, levante, greves tumultos pelo mundo afora. Perigo de guerra atômica e suas conseqüências imprevisíveis. Podemos falar de Jesus, o abrigo seguro é eterno contra todos os perigos e incertezas. Textos Sl. 91; 94:22; Jo. 14:1; Sl. 121.
6 – Em ambientes de tristezas ou dificuldades. Podemos afirma que para os fieis do Senhor, isso breve findará e entrarão no gozo eterno com o mesmo Senhor. Ap. 7:15 – 17; Rm. 8:18 – 23.
7 – Num caso de morte ou falecimento. Podemos afirmar que para os que estão em Cristo, a morte é o outro lado da vida – e da vida melhor Textos. Fp. 1; 21 23; Lc 16. 22,23 Jó. 19: 25,26.
8 – Um caso de morte repentina, inesperada. Podemos falar sobre a necessidade de estar preparado para encontrar o nosso Criador a qualquer instante. Lc. 12:20, Am. 4:12, Mt. 25:10.
9 – Se o assunto é política em geral, podemos falar do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que em breve reinará com justiça e paz perfeita. Textos. Lc. 1: 32,33; Jr. 23:5.

Os tipos de pessoas.
São três os tipos ou classes de pessoas com quem havemos de tratar:
Não – Crentes.
Crentes.
Desviados.

Estes tipos ou classes de pessoas são um dos fatores que determinam a maneira de estarmos no assunto da salvação. Vejamos cada um.
1 – Os Não – Crentes. Os que não conhecem o evangelho. Se são pessoas sinceras, brandas, gentis e que sinceramente desejam ser salvas, use o plano da Salvação.Textos Hb. 7:25; Jo. 7:37; Is. 55:6. Se são pessoas indiferentes, desapercebidas, desinteressadas, cheias de desculpas, zombeteiras, religiosas, religiosas ou contraria a religião, podemos começar mostrando–lhe que:
A vida pecaminosa conduz á condenação eterna. Textos: Rm. 6: 23; Ap. 21:8.
Que Deus o ama apesar de seus pecados. Milhões descrentes fogem do Evangelho porque ficam convencidos que Deus não os ama, antes o odeia. Sabemos que isso procede do diabo. Se qualquer ser humano perguntar “Deus me ama?” Deus responde apontando para seu filho morrendo no calvário por todo mundo. Textos: Jo. 3:16; Rm. 5:8.
O resultado Final de persistir no pecado. Podemos ver isso em Rm. 2: 4,5; Tg. 1:15.

Os que conhecem o evangelho. Isto é, conhecem, mas não são salvos. São freqüentadores de igrejas; os que têm o evangelho apenas como uma religião e nada mais. São crentes e nada nominais. Precisam levar a serio Lc. 13: 13:3; At. 3:19. Neste grupo estão filhos de crentes bem como pessoas nascida e criada em ambiente ou lar Cristão, mas não são nascidos de novo. Não sabem se são salvos. Sabeis vós se estais salvo mesmo? 1Jo. 5:19.

Para tratar com pessoas assim que conhece o evangelho mais não é convertida, é mais interessante fazer primeiro amizade com ela e ganhar sua simpatia, e então, com intimidade falar da salvação de sua alma. Isto tem aplicação especial com filhos de crentes não-convertidos. Normalmente, pessoas, como as que acabamos de mencionar. Costuma dizer que quando alguém fala lhes fala do evangelho: Conheço a Bíblia, e os crentes, e quando eu quiser serei crente. Outras se aborrecem, se retiram ou procuram evitar que alguém lhes fale do evangelho. Por isso, é melhor conquistar primeiro sua simpatia antes de falar-lhes.

2 – Os Crentes.
O evangelismo pessoal entre crentes salvos tem aspectos um pouco diferente. É tão somente assistência e auxilio espiritual através das Escrituras. Ás vezes o crente passa lutas, provações, temos que mostrar as lutas que passaram grandes heróis da Bíblia e foram vitoriosos. É mais uma questão de animo.

3 – Os Desviados.
Estes são os que uma vez salvos, deixaram o caminho do Senhor. Se eram membros da igreja, foram discípulos. Nessa situação ficam sem comunhão com Deus e com a igreja.
Para tratar com tal classe de pessoas é de muita importância procurar saber primeiro a causa de se desviarem. Aqui estão algumas das causas:
A – Não terem recebido devida orientação espiritual. Ez. 34: 5,6.
B – Manterem amizade e comunhão com incrédulos. Sl. 1.
C – Vida espiritual superficial. Crentes assim ofendem-se por qualquer coisa, e aprendem a se queixa de tudo. Desobediência consciente á palavra de Deus, exaltação por receberem uma benção e esquecem de Deus, por serem abençoados materialmente, não devolvam a Gloria devida á Deus.
Quanto aos desviados há duas classes. Os que têm saudades desejam voltar, oram e ficam comovidos quando lhes fala a palavra de Deus, enfim, continuam com a mensagem do Evangelho no coração. Nesse grupo estão os melindrados, queixosos, feridos, escandalizados, para os quais necessitamos muita graça, tato e paciência para tratar com os mesmos. Vide Pv. 18:19. Para desviados como os acima descritos podem mostrar.
1 – o caminho de volta para Deus em Is. 55:7; 2Cr. 7;14.
2 – O Grande amor de Deus para com os desviados, Lc. 15:32.
Deus tem vários exemplos de pessoas que desviaram e voltaram para os braços do pai. O apostolo Pedro Mc. 16:7; Manasses, 2Cr. 33: 2, 12,13.
A outra classe de desviados compreendem os indiferentes, insensíveis, blasfemos, apostadas. Para esses, só a misericórdia de Deus. Podemos falar-lhes perguntando;
Que falta você encontrou em Deus para abandoná-lo? 1Rs. 11:9.
Em que tempo você vivia mais feliz: quando servia a Deus ou agora, quando o abandonou? Sl. 1:1; 119:1.
Podemos também mostrar-lhes que:
A Ira de Deus é contra os que voltam atrás 1Rs. 11:9.
Não desprezem os avisos solenes de Deus Am. 4: 11,12.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá bom dia quero dizer que este saite é uma benção estou crescendo muito espiritualmente meus parabems si poder mandar estudos pr mim eu agradeço sou um simplis diacuno na casa do senhor alexandre.mtelis@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...