O LÍDER RELUTANTE: ALGUÉM QUE SE COLOCA NA BRECHA

Êxodo 3:1 - 4:17
Após 40 anos cuidando de ovelhas, Moisés recebe o desafio de liderar o povo de Israel da escravidão para a liberdade. Em silêncio, leia este trecho devagar, deixando sua imaginação captar a cena e o significado para a sua vida. Depois da leitura do trecho responda às perguntas. Não há respostas corretas nem erradas. Este é simplesmente um instrumento para ajudá-lo(a) a focalizar os seus pensamentos.

FASE 1: Trata-se do trecho bíblico
FASE 2: Trata-se de você

FASE 1: Trata-se do trecho bíblico
1. O que mais me impressiona neste trecho é:
a) A falta de fé que Moisés tinha em Deus
b) As inúmeras desculpas que ele inventou
c) A paciência de Deus para com Moisés
d) A determinação de Deus de que Moisés era o homem que Ele queria para liderar o Seu povo

2. A desculpa de Moisés que eu acho mais fraca é:
a) Ex 3:11 - "Eu não sou a pessoa certa para um trabalho como esse!" ("Eu não sou um super-homem")
b) v. 3:13 - "E se eles perguntarem: Que Deus é esse? Qual o nome dele?" ("Eu não sei todas as respostas")
c) v. 4:1 - "Eles não vão acreditar em mim! Não vão querer fazer o que eu disser." ("Eu não tenho autoridade")
d) v. 4:10 - "Nunca fui bom para falar!" ("Existe alguém mais capaz do que eu")
e) v. 4:13 - "Envia outro, não a mim" ("Eu não quero ir")

FASE 2: Trata-se de você
1. Se eu fosse Moisés, a desculpa que eu teria dado é: (Escolha uma das desculpas acima)

2. Na minha vida agora eu:
a) estou no deserto - "matando o tempo", não fazendo nada de importância
b) estou recebendo o desafio de Deus para liderar o povo d"Ele
c) já respondi ao chamado - estou liderando o povo

3. O que eu mais preciso para me ajudar a ser aquela pessoa que se "coloca na brecha" é de:
a) uma nova experiência com Deus
b) ajuda a saber como
c) encorajamento dos irmãos
d) estou esperando alguém chamar

AS DESCULPAS DE MOISÉS (2ª Parte)
As desculpas que Moisés deu ao Deus Todo-Poderoso quando conversaram junto à sarça ardente são um exemplo da depreciação que muitos cristãos fazem de si mesmos. Vejamos como um homem bem dotado e sincero pode viver muito abaixo do seu potencial. Felizmente, Moisés concordou, apesar das desculpas, e os acontecimentos posteriores provaram que tinha capacidade para fazer até mesmo aquilo que julgava não poder realizar. Uma pessoa jamais deve confiar somente em seus sentimentos para conduzir-se nas oportunidades que se apresentam para servir a Deus. Deve entregar-se à direção segura de Deus, lembrando-se das palavras de Filipenses 4:13 - "tudo posso naquele que me fortalece" e que "se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

1. Eu não sou a pessoa certa para um trabalho como esse! Depois de revelar Seu plano a Moisés, conduzir os judeus para fora do Egito, e a uma terra "que mana leite e mel", Deus disse-lhe: "Vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o Meu povo, os filhos de Israel, do Egito" (Êx 3:10). Moisés demonstrou seu complexo de inferioridade quando respondeu: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" , ou seja, "Não tenho o mínimo talento para isso". Moisés depreciava suas qualidades pessoais, recuava diante da idéia de colocar seus talentos à disposição do Senhor.
Muitos cristãos hoje fazem a mesma coisa. Quando um superintendente da Escola Dominical ou um pastor os convida para fazer algum trabalho, eles se retraem. A resposta de Deus a Moisés é válida para o cristão do século XX, assim como o foi para o líder escolhido de Israel. Deus prometeu: "Certamente Eu irei contigo!"
Se você, como cristão, tem a tendência de rejeitar as oportunidades de serviço cristão, lembre-se da promessa divina: "Certamente Eu serei contigo!" Desde que Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo, não precisamos de "talento" para servi-LO; devemos simplesmente submeter-nos à sua orientação.

2. Eu não sei todas as respostas. A segunda desculpa de Moisés foi tão frágil quanto a primeira. Ele supôs que o povo de Israel iria por em dúvida sua missão divina quando tivesse de conduzi-lo para fora do Egito, e perguntou: "Que lhes direi?" Moisés fora treinado nas artes dos egípcios, mas ainda não fora instruído nos princípios de Deus, e sabia que muitos israelitas criados na terra de Gósen tinham sido educados na fé de seus antepassados.
Muitos cristãos modernos alegam ignorância como uma desculpa para não dar seu testemunho a favor de Cristo. Antes de contar a outros o que Jesus Cristo fez por eles, começam a imaginar a possibilidade de um cético inventar uma pergunta filosófica ou teológica que não possam responder, e assim não chegam nem sequer a tentar. Jesus preparou os 70 mensageiros do Reino, assegurando-lhes: "...naquela hora vos será concedido o que haveis de dizer; visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós" (Mt 10:19-20).
Tendo o Espírito Santo como nosso instrutor pessoal, e a Palavra de Deus numa versão de fácil compreensão, qualquer cristão pode servir a Deus, mesmo antes de conhecer grande parte da Bíblia. Para conduzir uma pessoa a Jesus Cristo, não é necessário nenhum curso bíblico nem ser formado em seminário. Qualquer crente verdadeiro que conheça versículos como João 3:16 e outros semelhantes, pode fazê-lo. Não é questão de quanto sabemos, mas de quanto nos importamos. "A chave do sucesso na vida cristã não está na habilidade, mas na disponibilidade."

3. Eles não vão acreditar em mim. "Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu"(Êx 4:1). Moisés revela claramente o medo de ser rejeitado em sua desculpa, contradizendo diretamente a promessa de Deus. No capítulo 3, versículo 18, Deus prometera: "E ouvirão a tua voz..."Poderia ser mais explícito? Deus afirmou a Moisés que Israel acreditaria nele, mas Moisés preferiu lembrar a rejeição que sofrera 40 anos antes, por parte de alguns israelitas que ele tentara ajudar (Êx 2:11-15). Naturalmente, sentia que seria novamente rejeitado.

AS DESCULPAS DE MOISÉS (3ª Parte).
Este temor é totalmente egoísta. Devemos focalizar nossa atenção sobre o campo preparado para a ceifa no mundo, que Jesus disse estar aguardando obreiros espirituais. Quanto mais cedo este temor for reconhecido como pecado, mais depressa experimentaremos o poder do Espírito Santo em nossas vidas. Não somos responsáveis pelo sucesso ou pelas falhas de nosso testemunho; temos apenas de dar esse testemunho.

4. Nunca fui bom para falar. A quarta desculpa de Moisés é freqüentemente usada pelos crente hoje em dia, nas palavras de Moisés: "Nunca fui eloqüente... pois sou pesado de boca e pesado de língua". Todo pastor e professor de Escola Dominical já ouviu essa desculpa, de uma ou de outra forma. A resposta de Deus a Moisés é hoje tão pertinente quanto o foi no passado. "E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e Eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar " (Êx 4:11-12). A questão, disse Deus, não é o que você pode fazer, mas o que Eu posso fazer.
A desculpa de Moisés não só o privou do poder de Deus, como também fê-lo ter de submeter-se a um assistente, seu irmão Arão, o que muitas vezes em lugar de ajudá-lo, o prejudicou. Moisés não era grande orador, mas ser escolhido para pregar ou ensinar a Palavra de Deus não tem nada a ver com eloquência e sim com obediência. O dom da oratória pode ser cultivado, é necessário um treinamento a fim de aprender como dizer aquilo que deve.

5. Não quero ir. Disse Moisés: "Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim" (4:13). Em outras palavras: "Ficaria agradecido se o Senhor mandasse outra pessoa." Isto revela o verdadeiro motivo porque Moisés rejeitava a liderança de Israel: simplesmente não queria aceitá-la. Deus tinha feito milagres para Moisés, tinha respondido a cada uma de suas dúvidas, e ainda lhe concedera o poder de realizar milagres, mas Moisés, mesmo assim, pediu que Deus enviasse outra pessoa em seu lugar simplesmente porque ele não queria ir. Ele estava prestes a recusar a maior oportunidade que já lhe fora oferecida.
É possível que essa quinta desculpa de Moisés esteja revelando sua hostilidade e amargura acumuladas durante os 40 anos de isolamento no deserto. Do ponto de vista humano, é perfeitamente compreensível que tivesse sentido profundo ressentimento ao se ver rejeitado pelo seu povo, quando se dispôs a deixar os prazeres e o prestígio de sua posição de líder no Egito por amor deles. A incapacidade de Moisés para tomar uma decisão sensata na própria presença de Deus foi provavelmente causada por ele ter tido, durante esses 40 anos, um padrão de raciocínio falho. Tais sentimentos são pecaminosos e não devem ter lugar no coração do cristão. Devem ser confessados e substituídos por ações de graça e por fé, a fim de manter comunhão com Deus (1 Ts 5:18).
As desculpas de Moisés, que revelam seu complexo de inferioridade, foram todas baseadas em mentiras. Embora lhe parecessem razoáveis, nenhuma era válida e nem útil. Tais sentimentos limitam a eficácia de qualquer indivíduo. Se você for dominado por um complexo de inferioridade, está limitando a ação de Deus pela sua incredulidade. Uma de suas grandes necessidades é, portanto, a fé, e esta vem pela Palavra de Deus, através do Espírito Santo. É um dom que está à sua disposição, e ele aumenta, "de fé em fé", à medida que nos submetemos à orientação de Deus, passo a passo, até o destino que Ele nos designou.

COLOCANDO-SE NA BRECHA (Ultima Parte)
Is 43:18, 19 - "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo".

É necessário colocar uma linha divisória no passado para que haja mudança em nossa vida. Precisamos amar como Deus ama, perdoar como Deus perdoa e reconciliar para mudar. A prisão ao passado nos impede de realizarmos a obra de Deus. Quando nos libertamos do passado, perdoando, por amor, e esquecendo das coisas que nos entristeceram, dos atos das pessoas que nos magoaram ou nos machucaram, nos reconciliamos, (com Deus e com os homens) e nos entregamos totalmente a Deus, é que Ele nos usará.
Deus fará através de você, onde você estiver, independente do que você enfrentará, somente quando você se entregar totalmente a Ele. Para isso Deus quer que você tenha uma nova experiência - "eis que faço coisa nova" . Deus quer usar você, e para isso Ele quer dar-lhe uma EXPERIÊNCIA.
Há uma grande diferença entre ver uma tempestade pela janela e estar no meio dela. Quando passamos pelo meio da tempestade, então podemos dizer que tivemos uma EXPERIÊNCIA em relação à tempestade.
A Palavra de Deus diz que a fé remove montanhas, ainda que seja do tamanho de um grão de mostarda, mas isto é tudo o que você precisa para começar: uma pequenina quantidade de fé para que haja mudança. Mudança de vida, mudança de hábitos, mudança de pensamento, mudança de visão.
Você precisa sonhar os sonhos de Deus e ter as visões de Deus, sabendo que vão concretizar-se em sua vida. A prova de que foi Deus quem te deu a visão ou o sonho é que o fato real está no impossível.

Como saber se você está qualificado para a visão?
1. A visão é impossível de se cumprir;
2. Você não sabe como fazer para que ela se cumpra;
3. Você não tem nada com que possa fazê-la cumprir-se em sua vida.
Aí então, você confiará no Espírito Santo e Ele realizará através de você. Sua fé será levantada de um grão de mostarda para a realização do impossível. Disponha-se a fazer, mesmo que as circunstâncias lhe sejam contrárias.
Não foi você quem escolheu Deus, mas Deus foi quem escolheu você (Rm 15:16). O propósito de Deus em sua vida deve ser cumprido e o plano d'Ele não é para que você seja um derrotado, mas sim um vitorioso.
Prepare-se e siga em frente. Deus diz ao Seu povo: MARCHEM!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...