Batismo com o Espírito Santo

O batismo com Espírito Santo, é uma das maravilhosas promessas do Senhor para todos os crentes neo-testamentários, isto é, para todos os crentes que vivem na dispensação da graça:Atos 2:39: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: A todos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
A dispensação da graça foi inaugurada com a ressurreição do Senhor Jesus:João 1:17: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.”
E findará com o arrebatamento da igreja, época em que o mundo será dominado pelo Anti-Cristo, e se prepara para a inauguração do milênio, quando o Senhor vier com sua igreja glorificada: Judas 1:14: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.”
Não podemos aceitar a doutrina de que o batismo com o Espírito Santo foi somente para o tempo dos apóstolos, porque em nenhuma parte das Escrituras encontramos tal ensinamento, pelo contrário, depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, relatado em Atos 2:1-4, encontramos várias passagens onde esse maravilhoso evento é repetido:
Atos 8:14-17: “Os apóstolos pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhe impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.”
Outra vez em Atos 19:1-6: “E sucedeu que enquanto Apólo estava em Corinto, Paulo tendo passado por todas as regiões superiores chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram; no batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”
E em outra passagem, encontramos essa maravilhosa promessa alcançando os gentios:Atos 10:44-47: “E dizendo Pedro ainda estas palavras, veio o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouvia falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém por ventura recusar a água para que sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?” Conforme as passagens acima, o batismo com o Espírito Santo é uma Segunda experiência que a pessoa tem com Cristo, a primeira é a salvação, a Segunda o batismo com Espírito Santo. Existe uma teoria que tenta provar que o batismo com o Espírito Santo, não é para os nossos dias, dizendo que a pessoa recebe o Espírito Santo no mesmo instante em que recebe a salvação sendo, portanto, uma só experiência. Em parte concordamos. De fato a pessoa recebe o Espírito Santo quando se converte a Cristo. Pois quem convence o mundo do pecado é o Espírito Santo: João 16:7-8: “Todavia digo-vos a verdade, que convém que eu vá; porque, se eu não for, o consolador não virá a vós; mas, se eu for enviá-lo-ei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.”
Importante porém é notar a diferença entre batismo com o Espírito Santo, e selo com o Espírito Santo. Todos os salvos são selados com o Espírito Santo, mas nem todos são batizados:
Efésios 1:13: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.”

Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”
Então com o selo com o Espírito Santo, é dado como penhor para o dia da redenção, isto é, para o dia do arrebatamento da igreja. Jesus após ressuscitado soprou sobre os apóstolos, dizendo: Recebei o Espírito Santo.

(João 20:22) Então eles receberam o Espírito Santo, no exato momento em que Jesus soprou sobre eles. Mas isto não impediu que eles fossem batizados com o Espírito Santo dez dias após a ascensão do Senhor no dia de Pentecostes.

(Atos 2:1-4) Falar em línguas estranhas é o sinal do batismo com Espírito Santo:
Atos 2:4: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Atos 10:46: “Porque os ouvia falar em línguas e magnificar a Deus.”
Atos 19:6: “E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam.”
Atos 8:17 diz que com a imposição da mãos dos apóstolos Pedro e João, os novos convertidos em Samaria receberam o Espírito Santo. Não está escrito que falaram línguas, mas o versículo 18, diz que Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro. Que sinal teria visto Simão, para saber que eles tinham recebido o Espírito Santo? É natural entendermos que Simão tenha visto a manifestação do mesmo sinal manifestado em outras ocasiões semelhantes, isto é, línguas estranhas. Não quero entrar no assunto de falar línguas estranhas, porque estaria fugindo do nosso tema. Mas apenas mostrar pelas Escrituras que o falar línguas estranhas, é o sinal do batismo com o Espírito Santo.
Porque deve o crente buscar o batismo com o Espírito Santo? Porque o Espírito Santo dá ao crente poder para ser testemunha de Jesus:
Atos 1:8: “Mas recebeis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”É muito importante que os pregadores do Evangelho sejam pessoas bastante cultas, e que procurem sempre aprimorar essa cultura que pesquisem, que estudem; mas é indispensável que sejam batizados com o Espírito Santo, e permaneçam cheios do Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo, abre ao crente as portas para o recebimento dos dons espirituais que o torna útil para a Igreja:
I Coríntios 12:7: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. O Espírito Santo glorifica a Jesus no crente.”
João 16:14: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar.”É uma nova experiência que o crente tem com Cristo. O Espírito Santo dá ao crente poder sobre a carne, sobre o mundo, e o diabo. O crente batizado com o Espírito Santo, sente um manancial de vida afluir do seu interior como as correntezas de um rio caudaloso:
João 7:37-39: “E o último dia, o grande dia da festa Jesus pôs-se em pé, e clamou dizendo: Se alguém tem sede, vem a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” Os crentes que ainda não são batizados com o Espírito Santo o conselho de Jesus é que o busquem até receber:
Lucas 11:9-13: “E eu vos digo a vós. Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe, e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-vos-á. E qual o pai dentre vós que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito àqueles que lho pedirem?”
E aos crentes batizados com o Espírito Santo, não devem se acomodar acham do que já subiram o último degrau. Deus tem muitas bênçãos ainda para lhes dar. O celeiro celestial está cheio. Glória a Deus.
Está escrito que, após o Senhor Jesus Ter sido batizado nas águas, o céu se abriu e veio sobre ele o Espírito Santo, descendo como pomba e vindo sobre ele. (Mateus 3:16) Depois que veio o Espírito Santo sobre Jesus, o mesmo Espírito o conduziu para o deserto para ser tentado por Satanás. (Lucas 4:1) E após a completa vitória de Jesus sobre o diabo, teve início ao seu glorioso ministério. Isto deve nos servir de ensino, que após o batismo com o Espírito Santo, não cessam as lutas; mas nos conforta saber, que estamos mais preparados para a luta. Que estamos agora revestido de poder. (Lucas 24:49).
Os grandes movimentos evangelísticos, que tem sido a causa da salvação de muitas almas, grandes campanhas de cura divina e libertação de oprimidos, tem surgido sempre após um período de oração, e grande derramamento do Espírito Santo.
Oxalá possamos receber uma grande avivamento espiritual e muitos crentes apáticos e acomodados possam ser sacudidos pelo poder de Deus; cheio do Espírito Santo, e se tornarem uma benção para o reino de Deus aqui na terra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...