DOUTRINA DE DEUS

DEUS PODE SER DEFINIDO?

- Alguns escritores deram uma resposta negativa, dizendo que nenhuma definição poderia exaurir completamente a questão; em função da infinidade de Deus.
- Dentro do campo limitado que a razão fornece, alguns temtam definir Deus.
- Uma definição filosófica de Deus que tem encontrado aprovação geral é a seguinte: " Deus é o ser mais perfeito, é a causa de todos os outros seres, Deus é livre em si mesmo, possui vontade moral pura".
- Definição Bíblica: " Deus " não foi especificamente definido em qualquer declaração única, mas a sua experiência e os seus atributos são pressupostos e aperecem em diversos textos, e em inúmeros textos que declaram o que Ele é, e o que Ele faz. Uma verdadeira definição Bíblica de Deus, só será obtida no conjunto de toda a Escritura. ( Jó 11:7-9 / Sl 77:19 / Mt 11:27 / Rm 11:33-34 / Sl 139:6 / ITm 6:16 ).

A NATUREZA DE DEUS

- DEUS É ESPÍRITO = Não possui partes corporais nem está sujeito a paixões; sua pessoa não se compõe de nenhum elemento material, e não está sujeito ás condições de existência natural, portanto não pode ser visto com os olhos naturais, nem aprendido pelos sentidos naturais ( O Espírito Santo revela: I Cor 2:10-11 ).
- NOTA: "Ninguém jamais viu a Deus", declara: Jo 1:18 / Ex 33:20; no entanto, em Ex 24:9-10 lemos que Moisés, e certos anciões "viram a Deus"; nisto não há contradição, João quer dizer que nenhum homem viu á Deus como Ele é ( na sua essência ). Mas sabemos que ele pode manifestar-se em forma corpórea ( Mt 3:16 ), portanto, Deus pode manisfestar-se duma maneira perceptível ao homem.

LINGUAGEM ANTROPOMÓRFICA

A palavra "antropomorfismo", vem do grego "Antropos"= homem; "Morphés"= forma. Esta linguagem, prende-se à concepção de como Deus se tem revelado ( ou se revela ) de "forma humana", para que seja entendido pela mente natural. Vejamos alguns exemplos: CABEÇA, Dn 7:9 / ROSTO, Sl 27:8 / CABELO, Dn 7:9 / OLHOS, Pv 15:3 / NARIZ, Sl 18:15 / OUVIDOS, Sl 31:2 / BOCA, Is 34:16 / DENTES, Jó 16:9 / LÁBIOS, Is 30:27 / LÍNGUA, Is 30:27 / RISO, Sl 2:4 / MÃOS, II Sm, 24:14 / BRAÇOS, Dt 33:27 / PÉS, Ex 24:10 / COSTAS, Ex 33:23 / CORAÇÃO, Jn 6:6 / SAPATOS DE DEUS, Sl 60:8 / VESTIDOS DE DEUS, Dn 7:9 / OS DOIS LADOS ( DIREITO E ESQUERDO ), I Rs 22:19.

PERSONALIDADE DE DEUS

- Ele é o Deus vivo: Dt 5:26
- Ele fala: Ex 34:29
- Ele se alegra: Sl 69:30-31
- Ele se entristece: Gn 6:6
- Ele ama: Jo 3:16
- Ele se ira: I Rs 11:9

ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS

- SIMPLICIDADE: Com esse termo indicamos que o Ser Divino, não é COMPOSTO, COMPLEXO OU DIVISÍVEL.

- UNICIDADE: Dt 6:4 / Ef 4:3-6.

- INFINIDADE: Não existem meios de medi-lo.

- ETERNIDADE: Se define eternidade quando aquilo que é infinito quanto ao tempo. O termo quando aplicado a respeito de Deus, se refere a sua auto-existência, não conhecendo limites de ano ou de tempos passados, presente ou futuro. "SUA ETERNIDADE É: JUVENTUDE SEM INFÂNCIA OU VELHICE; VIDA SEM NASCIMENTO OU MORTE; É HOJE, SEM ONTEM OU AMANHÃ".

- IMUTABILIDADE: É o estado, ou qualidade do ser que não é suscetível ou capaz de desenvolvimento, ou auto-evolução. "ELE" É sempre o mesmo em qualquer dimensão. O tempo jamais poderá desgastar a natureza plena de Deus.

ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS

- SANTIDADE DE DEUS: ( Do lat, "Sanctitatem" ); perfeição moral. Estado de quem se destaca pela pureza. Não existe palavra que no pleno sentido Bíblico descreva mais perfeitamente a natureza de Deus do que o termo "SANTIDADE". A santidade é a plenitude gloriosa da execência Moral de Deus. A Santidade de Deus se manifesta em:
- SUAS OBRAS (Sl 145:17); A Santidade é o padrão de todas as suas ações.
- SUA LEI: Essa lei proíbe o pecado em todas as suas variantes, nas suas modalidades mais refinadas, e nas mais grosseiras, os intentos da mente como a contaminação do corpo, o desejo secreto como o ato abertamente praticado.
- NA CRUZ: De maneira espantosa e, contudo a mais solene, a expiação demonstra a Santidade infinita de Deus e sua aversão ao pecado, Deus é Santo de uma maneira tríplice:
1- Infinitamente Santo, 2- Imutavelmente Santo, 3- Independentemente santo.

- JUSTIÇA DE DEUS: A palavra "JUSTIÇA" aparece dezenas de vezes no Antigo Testamento, como tradução do termo Hebraico "Tsadik". No Novo Testamento, o substantivo justiça aparece como tradução do termo grego "Dikalos" cerca de 90 vezes. Em sentido geral significa "equidade legal". A palavra quando se aplica a pessoa de Deus, significa: "Infinita retidão daquele que é Justo".
NOTA: A justiça de Deus entra em ação todas as vezes que a sua Santidade é agredida. Sua justiça e Santidade acham-se intimamente associadas; nâo se pode abstrair uma da outra sem violar sua inefável natureza.

- AMOR DE DEUS: "...Deus é amor...!"; É esta a grande declaração da Bíblia, quando descreve a natureza de Deus. Na língra Grega, a palavra "Amor" pode ser vista em quatro dimensões: "EROS", que é o amor físico e sensual; "PHILÉO", que é o amor expresso em amizade, afeição e fraternidade; "ESTERGO", que é o amor conjugal, o amor em família; e finaçmente, o amor maior e mais sublime "ÁGAPÊ", que é o amor de Deus, este é, portanto, a fonte de todo o amor.

A NATUREZA DO AMOR DE DEUS :

1- O AMOR DE DEUS É SOBERANO: Isto significa que ele não está sujeito a nada e a ninguém. Por isso pode amar a quem desejar, inclusive a seus inimigos, independente da fragilidade e da inutilidade da natureza humana ( João 7:17 ); A soberania do amor de Deus faz com que Deus compadeça-se de quem Ele quiser, sem ter que prestar contas ou satisfação a qualquer criatura ( Rm 9:19-20 ).

2- O AMOR DE DEUS É ETERNO: Isto significa em termos de compreenção humana, que ele tem a idade de Deus ( Ef 1:4 / II Tm 1:9 ).

3- O AMOR DE DEUS É GRANDE: É grande como Deus é grande, é grande a ponto de absorver toda a raça humana, para a qual Ele destinou seu próprio Filho Unigênito ( João 3:15 / Dt 33:3 ); é grande ao ponto de ser infinito ( Ef 2:4 ; 3:19 ).

4- O AMOR DE DEUS É SANTO: Isto é, não sofre influência, não está sujeito a paixões, caprichos, sentimentalismo, nem é produzido por razões exteriores ( Dt 7:7-8 / II Tm 1:9 ).

5- O AMOR DE DEUS É PODEROSO: Ele é capaz de transformar a maldição em benção ( Dt 23:5 ).

NOMES DE DEUS

O nome longe de ser simples etiqueta, pura descrição externa, o Nome em toda a extenção das escrituras tem profundo significado. Ele exprime a realidade do ser que o carrega. A palavra nome aparece pela primeira vez no texto Bíblico em ( Gn 2:11 ), e a última em ( Ap 22:4 ). Esse vocábulo ocorre na Bíblia 1.052 vezes, sendo 856 no A.T. e 196 no N.T.

Cada nome de Deus denota uma faceta de sua própria natureza, exemplo: "No princípio criou DEUS ( Elhoim ) os céus e a terra..." (Gn 1:1 ) aqui portanto, aparece pela primeira vez o nome da suprema Divindade. É uma revelação da "Trindade" em conjunto. Só no primeiro capítulo da Bíblia encontramos este "nome" 32 vezes, e segundo os Rabinos , 2.310 vezes esta frase ocorre no Antigo Testamento, e em toda a Bíblia ocorre 2.700 vezes. O termo equivalente a "Elhoim" no Grego é "Theos".
NOTA: Xenofonte, Platão e Aristóteles, três grandes filósofos, criaram o termo "Theos" como um "Nome" próprio Grego para o Todo Poderoso.



Sérgio Ricardo v. Alvarenga

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...