TEOLOGIA x TEOLOGIA

TEOLOGIA - ( Do gr. Theos, Deus + Logia, estudo) Estudo ordenado e sistemático do supremo ser e de seu relacionamento com a humanidade. A Teologia tem como base a revelação de Deus que se acha na Bíblia Sagrada, a revelação natural e a experiência religiosa. Em sua sistematização, utiliza-se da lógica e de outras metodologias para fins didáticos.

TEOLOGIA ANACROAMÁTICA - A mais alta teologia. É a teologia do ensino em contraposição a teologia catequética. O termo foi criado pelos escolásticos luteranos para nomear a exposição e defesa dos mais altos ministérios da fé cristã.

TEOLOGIA ALEXANDRINA - Doutrina cristã elaborada em Alexandria, no Egito, e que floresceu do terceiro ao quinto século. A principal tarefa dos doutores e pais alexandrinos foi harmonizar a teologia cristã com a filosofia de Platão.

TEOLOGIA ARQUÉTIPA - Segundo esta doutrina, o infinito conhecimento de Deus somente pode ser sondado e apreendido por Ele mesmo. O arquétipo, ou padrão último deste conhecimento é o próprio Deus.

TEOLOGIA ACÉTICA - Doutrina que ensina ser a ascese suficiente para levar o homem a alcançar a perfeição cristã. Esta teologia ainda é ensinada e defendida nos vários conventos e clausuras.
Via de regra, a Teologia Acética tem induzido seus adeptos a colocarem suas experiências acima das escrituras sagradas.

TEOLOGIA ASIÁTICA - Esforço concentrado dos cristãos asiáticos em adequar a mensagem de Cristo á sua realidade. Os teólogos da Ásia, de um modo geral, alegam que o cristianismo foi tremendamente adulterado pelo Ocidente, fazendo-se necessária pois, uma adaptação da Teologia Cristã às reais necessidades culturais, históricas e antropológicas da região.
Tal preocupação, aliás, já era manifestada por Sadu Sundar Sing. O evangelista Indiano fazia questão de dar a água da vida a seu povo em uma taça Indiana e não numa chávena Inglesa. Os princípios da transculturação jamais podem ser esquecidos.

TEOLOGIA BÍBLICA - Doutrinas referentes a Deus e ao seu relacionamento com o Homem conforme apresentadas no A.T. e N.T.
A teologia Bíblica prescinde de qualauer expeculação, pois suficiente em si mesma. Ela é a essência; A sistematização apenas a forma.

TEOLOGIA CATEQUÉTICA - Doutrina básica ensinada aos novos convertidos. É a instrução inicial ministrada aos que se preparam para o batismo. O mesmo que discipulado.

TEOLOGIA DA CRUZ - ( Do lat. Theologia Crucis ) Ensinamento apregoado por Martinho Lutero segundo o qual é exatamente na cruz onde Deus mais se revela à pobre e humilhada Humanidade. Sem a Cruz do Nazareno, o Cristianimo tornar-se-ia imcompreensível.

TEOLOGIA DA EXPERIÊNCIA - Doutrina segundo a qual a experiência é a base da Teologia Cristã. Neste sentido, o conhecimento é prescindível. Um de seus maiores representantes é Friedrich Schleiermacher ( 1768 - 1834 ). Em seu sistema, o teólogo alemão não realça a acçao de Deus em relação à Humanidade, mas busca mostrar o cristianismo pela experiência do homem com o sobrenatural.

TEOLOGIA DA GLÓRIA - ( Do lat. Theologia Gloriare ) Expressão com que Martinho Lutero designava a revelação de Deus nas coisas poe Ele criadas.

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO - Doutrina libertária que, tendo surgido após o Concílio Vaticano II, foi elaborada e sistematizada no continente Sul-Americano: Medelin ( 1968 ) e Puebla ( 1979 ).
A teologia da libertação interpreta as doutrinas Bíblicas sob o prisma literário fazendo a opção pelos pobres através de uma crítica sociológica e econômica da sociedade. A base da ação desta teologia são as comunidades eclesiais de base.

TEOLOGIA DA MORTE DE DEUS - Conhecida também como ateísmo cristão e Teologia Secular, a Teologia da Morte de Deus, que floresceu na década de 1960, ensinava já estar totalmente descartada, pelo homem moderno, a idéia de um Deus transcedental.
Eis os maiores representantes da doutrina: Thomas J.J. Altizer, William Hamilton e Paul van Buren.

TEOLOGIA DAS ALIANÇAS - O mesmo que Teologia dos Pactos. Doutrina que tem por base as alianças e concertos que Deus estabeleceu com o homem.

TEOLOGIA DIALÉTICA - Assim é conhecida, em alguns círculos, a neo-ortodoxia.

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO - Apresentação sistemática e ordenadas das verdades referentes a Deus expostas pelos profetas nas escrituras que compõe o A.T. ( vide o item seguinte ).

TEOLOGIA DOS ANJOS - Doutrina que tem como enfoque principal a existência, ministério e presença dos anjos na vida dos que servem e temem a Deus.

TEOLOGIA DOS BEM-AVENTURADOS - Doutrina que tem por objetivo tratar da eleição dos que receberam a Cristo como Salvador e Senhor.

TEOLOGIA DOS PACTOS - Doutrina que considera o relacionamento entre Deus e os homens a essência da Teologia. Este ensino floresceu durante a reforma protestante, e teve como principal representante a Zwínglio. Posteriormente seria desenvolvida por João Calvino.

TEOLOGIA DO PROCESSO - De conformidade com este sistema, cujos maiores representantes são Shailer Mathews e Henry Nelson Wieman, acha-se Deus completamente envolvido no interminável processo a que se encontra submetido o Universo. Sob esta ótica, as ciências naturais tem mais peso que a relação divina.
Esta doutrina esta mais baseada na filosofia do que na Teologia. Haja vista que um de seus mais respeitáveis adeptos é o pensador francês Henry Bergson.

TEOLOGIA DO REAVIVAMENTO - Sistema Teológico que tem por base o retorno imediato e urgente da Igreja ao modelo do novo testamento, onde ela, de fato, atuava como a agência por excelência do reino de Deus.
A Teologia do Reavivamento preconiza a volta à Palavra de Deus como a única regra de fé e prática, ao integral cumprimento da Grande Comissão, à vida de comunhão com Deus, à santificação e ao amor que caracterizava os Cristãos primitivos.

TEOLOGIA ECTÍPA - O objetivo desta doutrina é tornar o conhecimento divino compreensível às mentes finitas.

TEOLOGIA EMPÍRICA - O mesmo que Teologia Natural. Tem como base a observação das coisas criadas, e o exame destas pela luz da ñatural da razão, com o objetivo de se descobrir o desígnio divino em tudo que existe.

TEOLOGIA EVANGELICAL - Sistema que, embora enfatize o retorno às doutrinas do Cristianismo ortodoxo, realça a necessidade de o Cristão ter uma vívida experiência com o Salvador. A doutrina da Regeneração é uma das pedras de esquina desta Teologia.

TEOLOGIA EXISTENCIAL - Sistema doutrinal que, tendo por base o ensino do teólogo dinamarquês Kierkegaarde, realça que o existir, para o ser-humano, é mais inportante que o ser.

TEOLOGIA FALSA - Filosofia pagã que se ocupa em especular a cerca de Deus.

TEOLOGIA FEDERAL - Elaborado por Johannes Cocceius ( 1603 - 1669 ), este sistema tem como base a idéia de que toda raça Humana estava representada em Adão, no pacto de obras que Deus firmara com o nosso primeiro Pai. Por isso todos fomos afetados por sua queda.

TEOLOGIA FILOSÓFICA - Sistema teológico que, apropriando-se das ferramentas da filosofia, busca compreender a Deus e a sua obra por intermédio da luz natural da razão.

TEOLOGIA HISTÓRICA - Neste sistema, busca-se entender as verdades Bíblicas através de seu desenvolvimento cronológico. Começa no Gênesis e vai até aos sistemas que, modernamente, são elaborados.

TEOLOGIA KERIGMÁTICA - Busca apresentar as bases da fé Cristã através da pregação ordenada e lógica das Escrituras Sagradas.

TEOLOGIA MEDIADORA - Tendo como seus maiores representantes Dorner e Karl Ullmann, este sistema prima por buscar um ponto de equilíbrio entre as diversas forças doutrinárias que pugnam no arraial Cristão.
Um de seus labores é medir a convivência do racionalismo com o sobrenaturalismo. Para esta Teologia, todas as correntes, por mais antagônicas que se mostrem entre si, podem atuar livre e harmonicamente na Igreja Cristã.

TEOLOGIA MORAL - Doutrina que, tendo por base as Sagradas Escrituras, e os vários ramos da tradição e da jurisprudência Cristãs, visa dirimir os problemas e dúvidas quanto à conduta do Cristão em sociedade.

TEOLOGIA NATURAL - Doutrina que, prescindindo das verdades reveladas na Bíblia, busca compreender a Deus e suas relações com o Universo através da luz natural da razão.

TEOLOGIA NEGRA - Fundado a partir das doutrinas libertárias de James Cone, este sistema tem como primordial preocupação a libertação política, social e econômica do homem negro. Suas afinidades com a Teologia da Libertação são muito imprecionantes.

TEOLOGIA ORTODOXA - Sistema Doutrinário que se acha de acordo com as crenças oficialmente aceitas. Nem sempre, porém, a ortodoxia está de acordo com as Sagradas Escrituras. As doutrinas de uma seita herética, por exemplo, em relação a si, são ortodoxas; mas, em relação à Palavra de Deus, heterodoxas. Por isso, uma doutrina para ser válida tem de ser, além de ortodoxa, essencial, estrutural e históricamente Bíblica.
A verdadeira ortodoxia tem de estar de acordo não somente com o arcabouço doutrinal da denominação, mas principalmente com os arcanos da Bíblia Sagrada.

TEOLOGIA PASTORAL - Doutrina que tem por objetivo apresentar as razões, funções e reivindicações do ministério Cristão conforme preconiza o Novo Testamento.

TEOLOGIA POLÍTICA - Ensino que defende a participação da igreja nas decisões nacionais, visando a apresentação à sociedade e aos poderes constituídos as reivindicações da Palavra de Deus quanto à promoção do bem comum.

TEOLOGIA POSITIVA - Tem por objetivo extraír os dados referentes à fé das mais diversas fontes: Bíblia, Pais da Igreja, Tradição, Liturgia, História e Experiência.

TEOLOGIA SECULAR - Sistema doutrinário que defende um maior envolvimento da Igreja com o mundo, objetivando a solução dos muitos e agudos problemas sociais.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA - Organização lógica e ordenada das verdades alusivas a Deus e ao seu relacionamento com o homem, num sistema doutrinário, cultural e historicamente coeso e harmônico com as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.
A teologia Sistemática é conhecida também como dogmática.

TEOLOGIA TRADICIONAL - O mesmo que Teologia Ortodoxa.


Sérgio Ricardo V. Alvarenga

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...