A Espiritualidade na Família

por: Leandro Tarrataca
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo”. (Ef. 5:21-30)

O apóstolo nos exorta: Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Ef. 5:21).

Definindo submissão: O dicionário Aurélio define como: Ato ou efeito de submeter; sujeição; humildade; adesão espontânea da vontade de uma pessoa a outra.

Não é preciso ser nada espiritual para exigir que a minha vontade seja feita. Até as pessoas mais maldosas do mundo sabem fazer isto. Por outro lado, é preciso ser cheio do Espírito para nos rendermos à vontade de uma outra pessoa.
Veja que o versículo 21 enfatiza a submissão mútua, além disso é claro na Bíblia que submissão não é requerida apenas da mulher. A submissão é requerida de todo aquele que crê no evangelho, de todo aquele que é espiritual. Vejamos:

1 Pedro 5:5
“Rogo aos jovens: Sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça.”
Deus dá sua graça aos humildes. É isso que Deus faz àquela esposa que, humilddemente se submete ao seu marido. É isso que Deus faz ao jovem que, humildemente, se submete ao ancião.

Romanos 13:1
“Todo homem esteja sujeito (submisso) às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. ”

O texto é muito claro. A submissão deve ser para com aqueles que têm autoridade superior. Devemos nos submeter uns aos outros, dentro da família, na igreja, devemos ser submissos nos mais diversos níveis da experiência humana. Mas ter submissão implica em ser guiado pelo Espírito de Deus porque não conseguimos ter uma atitude de submissão do nosso próprio ego. Nossa atitude natural é querer dar as ordens, de dizer o que as pessoas devem fazer o tempo todo, que eles executem a nossa vontade. Por isso é tão difícil entender a importância da submissão. Ser submisso não significa ser menos importante. Submeter-se não significa ter menos valor. Pelo contrário, isso demonstra que somos alguém que tem verdadeira espiritualidade, que é submisso a Deus em primeiro lugar. E essa submissão a Deus se desdobra em nossos relacionamentos e para o bem comum, nós abrimos mão do nosso ponto de vista para que as circunstâncias estejam sob a vontade de Deus.

Até na santíssima triunidade de Deus há submissão:
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo o homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo.” (1 Coríntios 11:3)
Isso não quer dizer que Cristo, sob qualquer hipótese, seja menos importante do que Deus, o Pai, ou que o Espírito Santo seja menos importante do que Jesus. Isso simplesmente faz funcionar de forma ordeira, isso faz com que a Trindade funcione plenamente bem.

Portanto ser submisso não significa ser inferior, mas desenvolver uma responsabilidade distinta para o bem comum.
Deixe-me dar um exemplo: Imaginemos que alguém me convide para levar uma mensagem e, por alguma razão, eu já tivesse algum outro compromisso de meu próprio interesse. Mas, considerando o irmão, eu me submeto, eu me faço submisso a ele e aceito o convite. Isto faz dele alguém superior a mim? Isto faz de mim alguém pior? Não, de maneira nenhuma! Isso simplesmente vai demonstrar como posso estar sensível às necessidades daqueles que estão à minha volta.

A submissão da mulher ao marido é portanto um exemplo objetivo do fato de que todos nós somos submissos uns aos outros.
Paulo define submissão como honrar. (Ef. 5:33)
“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido...” (Provérbios 12:4)
“Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor muito excede o de finas jóias.” (Provérbios 31:10)

“Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” (Provérbios 31:12)

“Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra.” (Provérbios 31:23)

Moody, o grande evangelista, certa vez estava tão desapontado com os problemas da instituição fundada por ele que estava pronto a resignar de suas funções, mas por causa da influência de sua esposa ele não o fez. Falando do ponto de vista humano, graças a ela um dos mais respeitados institutos de teologia existe até hoje. Instituto Bíblico Moody.

Isso aconteceu porque alguém foi submisso. Teve a coragem de buscar o interesse do outro. Obviamente quando dizemos isso, não estamos dizendo que a mulher deve se submeter em qualquer coisa que viole os princípios da Palavra de Deus. Estamos dizendo que qualquer esposa que queira fazer o bem para o seu lar, que quer fazer com que a espiritualidade se manifeste, deve ter essa atitude de submissão. Essa atitude que traz honra a seu marido. Lembrando ainda que essa submissão não se aplica exclusivamente às mulheres, a submissão diz respeito aos mais jovens para com os mais velhos, diz respeito a todos nós com respeito às autoridades instituídas por Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...