Levando a sério a Salvação da Família

Nossa reflexão se dá em torno da seriedade da salvação da família. Uma das redes de televisão tem repetido anos após ano uma campanha cujo tema é "Criança-Esperança". É em nome da esperança que apelamos a que façamos a nossa parte para a salvação das crianças, pois quando isso acontecer, teremos famílias salvas e o mundo transformado.
Perguntando
Nossa pergunta: que significam os valores espirituais para você, meu irmão, minha irmã?
* Onde está Deus em sua vida? Se estiver em segundo lugar, seu filho verá a Deus exatamente desta maneira.
* Que são os valores espirituais para você? Se a igreja está em segundo plano na sua vida, é desse modo que seu filho, sua filha, seu adolescente, a verá também.
* Que é a fé para você? Se tem um valor secundário, assim o seu filho a entenderá.
*E a salvação? É algo importante, ou encarada como coisa de ordem inferior? Seu filho há de ver a salvação como coisa dispensável, não olhará para o sacrifício de Jesus Cristo com a dimensão que tem, pois nunca vai entender a letra do hino que diz: "No céu um dia cantarei dos salvos a canção; E plenamente entenderei quão grande foi o seu perdão" O perdão nunca será aquilatado, avaliado pelo seu filho se a salvação foi olhada como dispensável. Mas se a família vai a Cristo, e você dá condições de poder dizer: "Cri no Senhor Jesus Cristo e fui salvo, hoje eu e a minha casa servimos ao Senhor", as coisas serão diferentes. Sua família será outra na consciência e nas intenções! E começando a paz em casa, então todo o edifício onde o irmão mora será transformado! Se cada família começa a harmonia em casa, a rua será transformada! O seu bairro, a sua cidade, num processo de multiplicação de influências! Quando isso ocorrerá?
Quando encararmos o reino de Deus como um todo
Ninguém pense no reino de Deus como compartimento separado, estanque. É o tema mais abordado nos sermões e nas parábolas de Jesus Cristo. Há, na verdade, toda uma explicação sobre o reino em seções dos Evangelhos, e nas, assim chamadas "parábolas do reino". É, no entanto, apropriado lembrar que o que os Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) chamam de "reino de Deus", o de João chama de "vida eterna", e as Cartas de Paulo denominam de um modo muito próprio "senhorio de Jesus Cristo". Estamos falando, portanto, dos mesmos valores espirituais. Anunciar o reino de Deus, então, é proclamar o senhorio de Cristo, e fazê-lo, é transmitir a mensagem redentora, transformadora, modificadora, regeneradora de vida eterna, de salvação plena, total, aqui e agora e pela eternidade. Declara a Escritura Sagrada que Deus, o Criador, é Rei, e não o diz com meias palavras. O Seu senhorio na vida é o Seu domínio como realidade já, mas é, também, o aguardo da plenitude do reino na esperança futura. O apóstolo Paulo fala sobre isso: escreve à igreja de Filipos e declara com muita luz "que também Deus o exaltou [a Cristo] soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra, e toda língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Fp 2.9-11). Se alguém não rende o coração ao senhorio de Cristo, se não dobra os joelhos diante de Jesus Cristo confessando que Ele é Senhor, sucederá que seu coração e vida continuam dentro da situação descrita por João na sua Primeira Carta: "o mundo inteiro jaz no maligno" (5.19, cf. 2Co 4.4). Mas a consciência é como uma pedra atirada num lago. Vai formar círculos com o mesmo centro. Realmente, Jesus Cristo está no centro, e o reino vai começar em nós, e vai envolver o nosso lar, e vai continuar no exercício da nossa profissão, e vai avançando cada vez mais consolidado na razão de ser de nossa esperança. E porque o reino de Deus vai se ampliando, é um reino de abundância absoluta e um reino de total favor com o soberano dessa abundância, com o Deus das abundâncias!
Regras do reino
O que há de extraordinário no reino de Deus são as regras, leis e uma ética completamente distintas daquelas a que o mundo está acostumado a obedecer e a seguir. Lá fora, querem levar vantagem em tudo; no reino, no entanto, o crente permite que Deus o use. Essa é a lógica do reino. Na gramática humana, dizemos "eu, tu, ele" (porque eu estou em primeiro lugar na gramática humana, assim aprendemos na escola. E não é interessante que tudo começa comigo? O indivíduo só começa a pensar em coletivo mais adiante, depois que sai de si, pois tudo começa na minha pessoa). Mas na gramática de Deus como é diferente... É reverso, começa com "Ele" (Deus), passa para o "tu", e só depois eu penso em mim ("eu"): "Ele, tu, eu". Isso, aliás, Jesus expressou muito claramente no "grande mandamento". Alguém perguntou: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei?" (Mt 22.36). Jesus ensinou, "amarás ao Senhor teu Deus [Ele]..."depois "ao teu próximo [tu] como a ti mesmo [eu]". Jesus o fez mostrando a gramática divina, por isso dá certo no reino de Deus! As regras da matemática são outras: quem perde, ganha, quem põe em zero (Mt 10.34), quem anula recebe cem vezes mais! A ética é distintamente outra: no mundo exterior, é orgulho; na ética do reino de Deus, quem se humilha é exaltado (Mt 23.12), quem recebe profeta recebe recompensa de oferta (Mt 23.41). Pois bem, o mundo será transformado quando olharmos o reino de Deus como um todo.
Quando a obra missionária ocupar primeiro lugar em nossa vida
Sim; o primeiro lugar em nossas prioridades, pois pode até acontecer que estejamos como indivíduos ou como igreja fazendo outra coisa que não pregando a Jesus Cristo. Proclamar Jesus Cristo não é falar acerca dEle: é preciso crer na Sua pessoa. Dogmas, credos, cerimônias dão uma crença intelectual, uma fé passiva, "eu-faço-porque-os-outros-fazem", "eu-penso-porque-os-outros-pensam", e "eu-digo-que-creio-porque-todo-mundo-diz-que-crê". É preciso, entanto, proclamar a Pessoa de Jesus Cristo como Salvador, Redentor e Libertador porque nada nem ninguém pode substituir Jesus Cristo na nossa vida. Pregar a Cristo é proclamar o Seu domínio, o Seu senhorio sobre os homens, e essa é a nossa prioridade porque nossa missão! E porque Ele, o Senhor, é o antídoto contra o veneno da idolatria e da feitiçaria, e do pecado que tomam conta de nosso povo! É por isso que temos que pregar o Nome de Jesus! Isto vai acontecer quando a obra missionária ocupar o primeiro lugar em nosso planejamento. É exatamente por isso que abrimos Núcleos de Estudos Bíblicos, Grupos Familiares, Grupos de Discipulado, Pontos de Pregação, Células, Missões/Congregações que venham a se transformar em igrejas locais. Esse é o motivo porque projetamos em nossos planos, prioridades e, sobretudo, no nosso coração porque primeiramente o Senhor colocou bairros, cidades, regiões em nossas mãos. Em segundo lugar, deve ser destacada a força espiritual das igrejas, da oração nelas realizada que têm sustentado os obreiros e voluntários que não se cansam no sacrificial e estafante trabalho de proclamar, anunciar, espalhar a mensagem com noites mal dormidas, com sacrifício do conforto pessoas muitas vezes. Quando a obra missionária ocupar o primeiro lugar em nossos investimentos. E o investimento é no preparo da liderança, e o povo precisa de liderança espiritual preparada. E a razão é que Satanás quer essa liderança (cf. Mt 4.1-11)! O diabo deseja a liderança do irmão! Ele quer tomar conta da vida de sua família! Quer tomar conta da vida das igrejas, razão porque precisamos de uma liderança altamente preparada. É preparo acadêmico, mas é, sobretudo, preparo espiritual; são boas condições materiais, é não rebaixar padrões na igreja, nem padrões de ensino, e muito menos padrões de conduta, padrões éticos, padrões de comportamento! Porque cada vez que Satanás põe o dedinho em algo na vida de um crente, o padrão é rebaixado, e todo mundo o percebe!
Quando nos colocarmos no altar de Deus
A mensagem do evangelho pode ser recebida de um de dois modos: ou o irmão/a irmã recebe a palavra sem poder, ou a recebe com poder. Diz a Palavra de Deus: "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós" (1Ts 1.5). Como quer receber a palavra e a mensagem do Senhor? Com ou sem poder? Quando é recebida sem poder, nada vai acontecer de espiritual e transformador, e sua igreja vai se tornar um clube. Um clube de gente bem intencionada, porque deixar um dia belíssimo de sol, não ir à praia num domingo pela manhã, só mesmo sendo gente bem intencionada... Teríamos na igreja apenas uma utopia, um grupo de amigos e de idealistas, mas sem poder, com uma mensagem que não atinge as necessidades, e sem transformação de vida. Entramos e saímos do mesmo modo... Quando, no entanto, a mensagem tem poder, realiza-se uma mudança tão radical em nós, e no povo, e na sociedade que pode ser chamada, até, de uma recriação. E Paulo, apóstolo, escreveu: "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo" (2Co 5.17). Quando recebida com poder, é uma recriação, e essa capacidade vem do Senhor e do Seu Espírito. Colocando-nos no altar divino, o que temos e o que somos, o mundo será transformado, porque, na realidade, como cristãos só temos um propósito: o progresso do reino de Deus! Não posso ter outro objetivo na vida a não ser o de que a vontade de Deus se espalhe, e os homens conheçam a Cristo, e vivam por Cristo, e louvem o nome de Jesus Cristo. Daí, dedicação. Mas cuidado para que não se pense que, dando dinheiro, estamos fazendo o bastante. Não é isso que tem importância: o que Deus quer é a sua vida! Deus não precisa do seu dinheiro, o irmão/a irmã sabe disso: Deus precisa dos seus pés, dos seus braços, das suas mãos, do seu talento; Deus precisa da sua música, da sua voz, do seu coração. Deus precisa do irmão! Precisa, na verdade, do seu planejamento. O irmão que é bom administrador, trabalhe na sua igreja nessa área; o bom evangelista, a igreja precisa de você nesse campo. "Mas eu não sei fazer coisa alguma, pastor..." Abra a sua casa, faça um Núcleo de Estudos Bíblicos e alguém vai até lá fazer o estudo na sua casa. Ore. A igreja precisa da sua oração. O mundo será transformado quando nos colocarmos no altar de Deus certos de que a vitória não é nossa, nem da nossa igreja local, mas do Senhor! É Ele Quem luta as batalhas! Somos apenas os Seus instrumentos, Suas armas. É Ele Quem vai à frente de Gideão, à frente do Seu povo! "Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra". Isso é dito para o irmão/a irmã, que é filho de Abraão, para a irmã que é filha espiritual de Abraão e Sara, porque na irmã todas as famílias da terra serão benditas. Mas sabe o irmão/a irmã deve começar a abençoar com a sua vida? No seu lar, levando-o a Cristo, e ao seu vizinho da direita, ao da esquerda, ganhando a sua rua e o seu condomínio para Cristo. Que o Senhor nos abençoe e ajude, e nos prepare para cometimentos ainda maiores. Amém
Walter Santos Baptista, Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA
e-mail: baptista@batista.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...