Prevenindo o Divórcio Antes do Casamento

O divórcio prevalece na nossa sociedade permissiva. Muitas pessoas hoje entram no casamento não esperando que ele dure. Dizem: "Sim" até que eles achem que dá para se saírem melhor.
Contudo, o divórcio não faz parte do ideal de Deus para o casamento das pessoas. Deus disse que "odeia o repúdio" (Malaquias 2:16). Referindo-se ao divórcio e ao primeiro casamento em Éden, Jesus disse: "Não foi assim desde o princípio" (Mateus 19:8). Já que não havia mais ninguém no Éden, Adão e Eva tinham que fazer com que seu casamento desse certo. O divórcio é o fracasso de um relacionamento que é prometido diante de Deus, até que a morte os separe. Deus julgará "pérfidos" (Romanos 1:31) e "adúlteros" (Hebreus 13:4).
Do lado positivo, um casamento bem-sucedido é uma coisa boa (Provérbios 18:22) e "digno de honra" (Hebreus 13:4). O casamento é tão antigo quanto o homem, instituído no sexto dia da criação (Gênesis 1:26-31; 2:18-25). O sucesso no casamento não é simplesmente encontrar a pessoa certa; é também ser o tipo certo de pessoa! Um casamento bem-sucedido é o equivalente a receber seu doutorado em relações humanas.
Perguntas bases para o namoro
Lembre-se, você não irá casar com uma pessoa sem primeiro namorar com ela! Um bom namoro constrói o alicerce para um bom casamento.Pense nas seguintes perguntas bases para o namoro. Um bom casamento não é só um negócio do coração, mas é utilizar a massa cinzenta dada por Deus para fazer decisões lógicas baseadas no pensamento racional. "O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos" (Provérbios 14:15). Um bom senso comum nunca fez mal a ninguém. Vai ajudar a todos a encontrarem um par para toda a vida. As seguintes bases podem te poupar tristeza futuramente e, ultimamente, a sua alma.
Leva tempo conhecer bem alguém. Alguém que se apaixonou à primeira vista mais tarde gostaria que tivesse olhado uma segunda vez! "Não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira" (Cântico dos Cânticos 2:7). O amor verdadeiro, que dura para toda a vida, não pode ser apressado. Você pode estar apaixonado, não pela pessoa que você mal conhece, mas pela idéia de estar apaixonado.
Alguns acham que não ser casado é tão ruim que estão desesperados para se casarem. Porém, ser casado com a pessoa errada é pior do que não ser casado. "O sofrimento matrimonial se tornou o maior problema da saúde mental neste país" (Reader's Digest, Novembro 1986, EUA). Seu par pode te completar ou te quebrar. A influência das mulheres pagãs de Solomão desviou o seu coração de Deus (1 Reis 11:3).
A pessoa é cristã? Tenha como alvo casar com um cristão. Assim, ambos terão o mesmo objetivo de agradar a Deus e ir para o céu. O casamento é um triângulo sagrado, uma aliança sagrada entre um homem e uma mulher feita diante de Deus (Provérbios 2:17; Mateus 19:5-6).
"Quanto mais um homem e a sua mulher se aproximam de Cristo, mais claro se torna para eles a importância de ficarem perto um do outro" (R. B. Dobbins). Têm-se observado que o casamento é um compromisso perfeito de amar uma pessoa imperfeita. "As muitas águas não poderiam apagar o amor" (Cântico dos Cânticos 8:7). Aprender sobre o amor de Deus pode ajudar o cristão a se tornar mais amoroso para com o seu cônjuge (1 Coríntios 13:4-8).
Casar-se por razões principalmente superficiais, como meras aparências físicas, é como comprar um carro por estar bem-pintado. Uma boa pintura é ótima, mas se não há uma qualidade confiável debaixo do capô, você não vai a lugar nenhum. Assim é também no casamento. A beleza é realmente mais profunda que a pele. O amor é mais que sexo. O caráter conta! "Não case com a pessoa que você poderia meramente agüentar. Case com aquela que você não pode viver sem!" (James Dobson).
Como os pais do seu pretendente se tratam? Lembre-se de que eles têm sido o modelo dele(a) há muitos anos. "O comportamento corre em canais profundos que foram cortados cedo na infância, e é muito difícil mudá-los" (James Dobson). O comportamento dos pais dele(a) podem indicar como você poderia ser tratado mais para frente.
O seu pretendente se importa de verdade com suas necessidades e seus sentimentos pessoais? O pecado do egoísmo tem destruído muitos casamentos. O amor como o de Cristo põe o bem-estar dos outros em primeiro lugar (Efésios 5:28-29). Isto se mostra em pequenos atos diários de bondade. Se não te tratar com consideração enquanto tenta ganhar o seu coração, como que você pode racionalmente esperar que ele o faça depois de se casar?
O seu pretendente fala a verdade? O casamento se baseia na confiança. Você tem de poder confiar na palavra dele e na fidelidade dele a você. Senão, dúvidas e decepções irão praguejar o seu relacionamento. É honesto e aberto com você? Muitas vezes o namoro é uma época para esconder as falhas, enquanto cada um mostra o seu melhor lado.
Sabe administrar dinheiro? Um jovem que não lida bem com suas finanças enquanto solteiro, não mudará de repente da noite para o dia. Problemas financeiros, causados pelo impulso de gastar mais do que ganha, arruinam muitos casamentos.
Consegue manter um emprego? Um bom histórico de trabalho é uma boa avaliação da habilidade dele(a) de ser responsável e lidar bem com os outros. Tome cuidado com o fracasso aqui, que pode indicar um caráter não-confiável escondido.
São capazes de pedir desculpas de coração? Um casamento bem-sucedido vem de ambos os cônjuges estarem comprometidos em admitirem as suas falhas e mudar o que for preciso. "Um bom casamento é a união de duas pessoas que sabem bem como perdoar" (R. B. Graham). Aprenda como fazer as pazes. Alguém escreveu:Para manter um casamento transbordando
De carinho no copo de amor,
Quando estiver errado, admite o erro.
Quando estiver certo, fique calado!Sabem elogiar? Os melhores casamentos ocorrem quando o marido "honra" a esposa e ela "respeita" o seu marido (1 Pedro 3:7; Efésios 5:33). Em Cântico dos Cânticos, leia como tanto Solomão quanto a sua noiva sulamita constroem a auto-estima um do outro pelos elogios sinceros. Isto evita que um se aproveite do outro.São flexíveis? O casamento é aprender a dar e receber. Enquanto Solomão namorava com a moça sulamita, ela disse: "Apanhai-me...as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor" (Cântico dos Cânticos 2:15). O seu amor estava florescendo no namoro. As raposinhas de problemas mal-resolvidos poderiam, de maneira figurada, comerem as raízes cada vez mais profundas do seu relacionamento. Ela queria resolver estes insistentes probleminhas antes que se tornassem problemões."Se apaixonar pode ser fácil; crescer no amor é algo que tem que ser feito com determinação como também a imaginação" (Lesley Barfoot). Rigidez desnecessária no casamento é mais uma receita para causar raiva no outro. Cada um tem que aprender como ajudar ao outro pacientemente. Um evangelista sugeriu um exercício para antes do casamento de colocarem papel de parede. É uma tarefa complicada que exige trabalho em equipe. O casamento é arte de compromissos mútuos. Os ajustes têm que ser feitos na estrada da vida.Você se comunica bem? A boa comunicação é uma chave vital para um casamento duradouro e satisfatório. Embeleza e enriquece um relacionamento. "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" (Provérbios 25:11). A raiva abafada e o tratamento do silêncio nada resolvem. Cada um de vocês conseguem expressar os seus sentimentos e preocupações honestas sem nenhum dos dois explodirem? Ambos conseguem escutar ao outro, se identificando com os sentimentos que estão atrás das palavras? A comunicação construtiva pode resolver problemas que estão começando, como também guiar o relacionamento a intimidade mais profunda. Todos nós anseamos por alguém para quem podemos contar tudo mesmo, sem o medo de rejeição ou humilhação.
Lembre-se, a decisão que você toma de para quem entregará a sua vida no casamento é uma das mais sérias e importantes que tomará na vida. Tome a decisão certa!
-por W. Frank Walton

3 comentários:

Anônimo disse...

Tirando a máscara


Não se deixe enganar pela minha falsa aparência. Não se deixe enganar pela minha máscara.
Eu me escondo por trás de milhares de máscaras e tenho medo de tirá-las. Nenhuma delas identifica-se com a minha face.

Para mim, fazer representações é uma arte; é demonstrar o que eu na realidade não sou.

Demonstro estar seguro, em paz, tranqüilo e feliz comigo mesmo, e expresso uma falsa alegria.

Segurança é o meu nome, e faço da tranqüilidade um jogo de interesse.

Procuro ser diferente e invariavelmente dissimulado. Aparento estar calmo, com o controle da situação, e procuro não aceitar a ajuda de ninguém.

Por favor, não acredite em mim, não se deixe enganar pela minha máscara.

Quem sou eu? Sou alguém que você conhece muito bem. Estou presente em seu dia-a-dia e tenho dominado a vida de homens e mulheres atraves do Site Aconselho-Te,
NÃO SE RECORDA DE MIM?
SOU: JAIME DONEGÁ BEZERRA.

Anônimo disse...

SAIMOS DA IASD PORQUE NÃO CONCORDAOS COM A DOUTRINA DA TRINDADE!

Confissão de Jaime Donegá Bezerra, do Site Aconselho-Te PUBLICADO PELO: www.adventistas.com

Publicado a pedido dele próprio:
Meus caros irmãos, vocês que durante alguns anos puderam acessar o site "Aconselho-te," e que puderam por muitas vezes testemunhar minha coragem em denunciar a apostasiae também a injustiça praticadas pela Igreja Adventista do Sétimo dia,não poderiam agora ficar com uma "meia-verdade" sobre o fato que levou meu site a encerrar suas atividades.

Eu havia dito que não poderia mais trabalhar com o site, pois tinha que cuidar de minha esposa e minha filhamas esta não é a verdade completa. Por isso, eu gostaria de abrir meu coração a vocês e contar, como sempre fiz com respeito a IASD, tudo o que realmente aconteceu. Permita me primeiramente contar um pouco do meu passado, antes mesmo de eu me casar.
Eu sempre possuí um temperamento muito forte, até mesmo explosivoe graças a isto eu já magoei muitas pessoas,mas nunca fui humilde o bastante para assumir minha arrogânciaPor causa desde meu jeito, demorei me a casarTentei várias vezes me relacionar com várias mulheres, mas elas acabavam não suportando este meu mau humor. Finalmente um dia me casei. Parecia que agora eu conseguiria controlar minhas paixões Porém, cedo os problemas conjugais começaram a me perturbar, minha esposa ficou perturbada também, especialmente com toda a minha estupidez em relação a ela.

Foi neste período que eu resolvi criar o site "Aconselho-te" O site foi para mim uma válvula de escape a fim de expelir toda a ira e rancor que eu carregava, muitas vezes sem motivo, em meu coração. Irmãos eu tenho que confessar, tudo o que eu passei para vocês no site, era verdadeiro, mas os motivos secretos que eu guardava com cuidado no meu íntimo, eu nunca contei para ninguém. Neste meu êxtase em acusar o erro a qualquer custo, acabei ofendendo até o criador do site "adventistas.com" E por tal eu peço desculpas publicamente. Não agüentando mais toda a pressão de minhas brigas conjugais e a preocupação em publicar os erros dos outras na Internet, resolvi dar um basta e parei com o site
Infelizmente fiz isso tarde demais. Meu casamento já estava acabado e eu demorei a perceber. A única solução foi o divórcio. Não fui suficientemente forte espiritualmente para contornar a situaçãoEu quis brigar com o diabo e ele me passou a perna. Agora estou namorando uma brasileira e tentando mais uma vez arrumar minha vida, já que eu não sou contra o segundo. Ao revelar toda a verdade para vocês já me sinto aliviado. Eu gostaria de encerrar este e-mail repetindo as palavras do apóstolo Paulo"Quem cuida estar em pé, olhe que não caia".Pois sempre possuí um temperamento muito forte, até mesmo explosivo!!Orem por mim,
Jaime Donegá Bezerra.

CONFISSÃO DO ROBSON RAMOS, DONO DO: www.adventistas.com

...A partir daí, pelo que o leitor também pode deduzir da frase "Muito obrigado por sua colaboração até aqui", começaram as articulações de bastidores para me tirar da Casa Publicadora Brasileira, sob o pretexto de que era "um jovem pastor imaturo", que precisava de "uma experiência num distrito bem difícil para aprender a valorizar o privilégio de trabalhar na Casa Publicadora Brasileira"...

Houve outras censuras, que também posso provar, pressões emocionais e, por fim, quando providenciaram um distrito na Amazônia para onde eu deveria ir a fim de ser "disciplinado pelo sofrimento", desisti e pedi demissão. Não poderia desempenhar o trabalho de distrital como "castigo" pela ousadia de esperar que os administradores respondessem às inquietações dos irmãos leigos.

Talvez, não tenha agido certo. Voltei para Campo Grande, MS, onde as pressões e perseguições sobre mim e minha família continuaram, embora já não estivesse na Obra. Confesso que alguns anos depois, estive por um longo período fora igreja e distante de Deus. Nessa época de revolta e desilusão, separei-me da mãe de meus filhos e cometi graves pecados(??????) dos quais me arrependo. Mas, não há ser humano sobre a Terra que possa provar que fui demitido da Obra por adultério( ADULTEREI DEPOIS) ou qualquer outra transgressão. Saí porque pedi demissão, não me sujeitando mais ao autoritarismo da Organização.( DE DEUS)

OBS:Mas sujeitou-se ao autoritarismo,na Organização
de Lúcifer

CONFISSÃO DE JOSIEL PARA O ROBSON RAMOS (www.adventistas.com) ANTES DA CONFISSÃO DO JAIME BEZERRA

Shalom, Robson!

Robson não é com alegria que escrevo este e-mail...
Infelizmente estive passando por muitos momentos difíceis nesses últimos meses, desviei o meu olhar do AUTOR DA MINHA SALVAÇÃO e estive sendo atraído pelas tentações do nosso grande inimigo. A princípio, foram apenas umas entradas inocentes, em salas de bate-papo, depois em outras salas impróprias...
Não tenho mais o que falar, pois fiquei sabendo, você já deve estar a par de tudo...Aline me contou nesta madrugada que, já esteve falando com você por duas vezes. Lamento muito pelo que fiz a ela nestes últimos meses, fazendo-a sofrer. Não sei todas as palavras que ela que ela falou, mas não retiro nada do que ela falou a você...
Na noite que passou, estive estudando com um irmão (ainda não batizado), mas que já estudávamos a Bíblia por algum tempo...Agora ele quer estudar comigo, para ajudar-me passar em concurso e em vestibular...Estávamos lendo um livro de um, autor, o qual ele me dizia “Este autor é muito espiritual”. Depois falamos do que o autor já escreveu e ainda tem escrito para o bem da humanidade...eu comentei que ele (o autor) não perdeu tempo com coisas inúteis...Cheguei, também a comentar com ele que estava perdendo tempo me salas de bate-papo, mas sem entrar em detalhes...Senti-me envergonhado com a vida que estava levando. Voltei pra casa pensando em mudar de vida...voltar ao “Caminho e a Verdade e a VIDA”.
Depois ele comentou que eu conheço muito da Bíblia e que tenho uma mente privilegiada, e que isso, futuramente ainda iria ser muito útil, mas que deveria preocupar-me também com o meu lado profissional, com o meu futuro...
Foi só então, depois que saí desse estudo com ele...que pude sentir-me envergonhado do que estava fazendo com minha vida...Pois percebi que por todos os lados o SENHOR estava cercando-me, para socorrer-me...
Quando você me mandou e aquele e-mail “Help”. Percebi claramente que era eu quem precisava de ajuda...mas não aceitei...pois, voltando a dedicar o meu tempo a estudar e pesquisar a Escritura Sagrada e a escrever como fazia antes, estaria sendo salvo das armadilhas de Satanás e ao mesmo tempo ajudando outras pessoas com matérias para o site: adventistas.com. Além de você, outras pessoas,também escreveram pra mim ( telefonaram-me) pedindo para preparar um estudo sobre a Trindade...e, também, sobre outros assuntos, mas não consegui. Estava hipnotizado pelos laços do maligno...
Na madrugada, como já falei, Aline ma confidenciou que já havia ligado a você duas vezes e haviam conversado por longo tempo. Então, lembrando-me da conversa que tive com o irmão (e a confiança que ele tem em mim) quando, na noite anterior, estudávamos na UnB...vi que realmente Yahweh e Seu Amado Filho Yeshua e os santos anjos, todos ainda estão dispostos a ajudar-me...( Digo, isto, porque houve momento em que pensei já ter ido longe de mais...falo, baseado no que está escrito em Eclesiastes 8: 1-3 ( um compromisso meu com o meu Rei e Salvador). E eu deixei de observar o mandamento do Rei e de cumprir os votos do meu juramento)...



Não posso enumerar às vezes que pedi perdão ao nosso Pai celestial...mas os recusei, pois não mudei de atitude. Não sei quantas vezes pedi ajuda a Ele...mas as recusei, quando me foram enviadas, pois estava amando o pecado. Mas nesta madrugada, mas uma vez pedi PERDÃO E FORÇAS para vencer o meu EU e as minhas fraquezas carnais...e Graças ao nosso SENHOR e SALVADOR YESHUA, Aline já me PERDOOU. Creio também que por meio do sangue do Cordeiro, o meu Advogado e Intercessor, o meu Pai celestial também já me PERDOOU.
É verdade que tenho que pedi PERDÃO, pessoalmente, a muitas pessoas...
Como diz o Professor Pedro Apolinário:” Já não errou quem reconheceu o seu erro”. Parafraseando Provérbio 28:13, a Escritura Sagrada completa a frase do professor, dizendo: “ E o deixou ( abandonou o erro)”.
Por isso, quero, por meio deste e-mail, pedir PERDÃO a você e sua família e as demais pessoas envolvidas (àquelas que sabem e àquelas que não sabem do problema que tenho enfrentado).
Não foi fácil e não está sendo fácil, pois o pecado deixa marcas em alto e/ou baixo relevo. Mas marcas são marcas...estou consciente que daqui pra frente serei olhado com outros olhos...pois quem “ semeia vento colhe tempestade”.( Oséias 8:7). Contudo, ainda confiou no meu SALVADOR que acalma as tempestades da vida e pode fazer nova todas as coisas, principalmente, fazendo um transplante em mim. Tirando o meu coração de pedra e colocando em mim um novo coração, um coração de carne.
“Yahweh te abençoe e te guarde; Yahweh faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Yahweh sobre ti levante o rosto e te dê a paz”. ( Num. 6:24-26).
JOSIEL TEIXEIRA LIMA

Anônimo disse...

Todos nos sabemos o que a biblia diz em relacao a varios assuntos. Muitos porem", estudam, a biblia somente para se gabar dos seus conhecimentos. Diante de DEUS, viver em harmonia com a SUA palavra, andar nos SEUS santos caminhos, observando SEUS mandamentos, e o requisito aceitavel a DEUS. Se voce estuda, prega e nao vive corretamente, considere-se um HEREGE. A lei de DEUS foi escrita com SEU proprio dedo, para que fosse observada e ensinada aos nossos filhos, se nao damos o exemplo, do verdadeiro cristao, como educaremos nossos filhos?
Lares onde existe adulterio por parte de um conjuges e um lar onde os filhos sofrem agora e sofrerar para sempre pois nao tevea devida licao dada por aqueles que deveriam ser seu melhor exemplo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...