A Teologia da Verdadeira Adoração

Wemerson Marinho

Jo 4.24
Já dizia Santo Agostinho: "A dificuldade com este mundo, é que os homens adoram o que usam e usam o que adoram".
Esta questão de adoração surge num contexto onde Jesus oferece a uma mulher a satisfação de sua alma. O mais interessante é que a sede daquela mulher era sede de adoração, de desejo de adorar a Deus da maneira certa. Tão logo ela percebe que Jesus era um profeta, pergunta: "Nossos pais adoraram neste mundo e vos dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar..."
O conteúdo subliminal desta pergunta da mulher era sobre como adorar a Deus e onde fazê-lo. E neste cenário, Jesus introduz uma perfeita revelação acerca da verdadeira adoração e este ensino, chamaremos de teologia da verdadeira adoração.
A teologia da verdadeira adoração baseia-se na Espiritualidade de Deus
Antes de ensinar como adorar, Jesus ensina àquela mulher um atributo do caráter de Deus, entendido pela teologia como Espiritualidade de Deus. Isto é, Deus é Espírito e disto conclui-se:
a) Que sendo Espírito, Deus não pode ser representado por forma humana, afinal, não possui corpo, nem forma física, fugindo a qualquer representação que os homens possam querer dá-lo.b) Sendo Espírito, Ele não esta sujeito à matéria, nem aos condicionamentos humanos.c) Sendo Espírito, Deus pertence à dimensão espiritual e quem quiser adorar a Deus, deve faze-lo na dimensão de Deus.
O que a teologia da Espiritualidade de Deus nos ensina sobre adoração.
1o - Que quem adora a Deus, deve faze-lo na dimensão de Deus.a) Isto implica numa adoração sem formalismo, sem métodos, mas com espontaneidade, voluntariamente como fruto do coração. Uma adoração sem reservas, sem parâmetros humanos. Não em forma de liturgia desvirtuada de adoração intima como a Pseudoadoração de Israel. ( Is 1.11-17).
2o É uma adoração que se pode ser feita por nascidos do Espírito. Jo 3.8.As características das pessoas nascidas do Espírito são:a) Reconhecem a liberdade do Espírito. "O vento sopra onde quer". Não onde queremos.b) Vive com alma aberta ao mover de Deus, sem presunções, sem querer determinar a maneira de Deus agir. "Não sabes donde vens, nem para onde vai".O adorador não tenta definir Deus, esquadrinhá-lo, mas apenas adora. O verdadeiro adorador não esta buscando explicações sobre Deus, esta buscando adorá-lo. Muitos nos dias de hoje tentam fazer de Deus um ídolo que pode ser manipulado sobre a forma de uma pretensa adoração, mas Deus não se deixa escarnecer.
Sabendo que Ele é Espírito, devemos adorá-lo em Espírito e em Verdade.
Depois de ensinar um pouco da natureza daquele que se deve adorar, Jesus começa a ensinar como adora-lo. E como adora-lo?
1o Devemos adora-lo em espírito
Antropologicamente, o homem se constitui de duas partes, a material e a espiritual. Com a material acontece a comunicação com o mundo exterior e na parte espiritual, acontece a comunicação com o mundo espiritual. Portanto, adorar a Deus em espírito seria;
a) Adora-lo na intimidade e profundidade do ser. Adoração exterior não é adoração.
b) É adora-lo sem a dimensão carnal dos que adoram sem sinceridade e retidão de coração.A historia de Caim e Abel é um exemplo disto, veja:· Caim dizia adorar a Deus, mas sua vida não lhe agradava.· Caim com sua adoração queria comprar o favor divino. Ofertava-se para agradecer e pedir a bênção.· Caim ia adorar, mas não dominava o pecado. V 7.· Caim prestava adoração mais odiava o seu irmão.
c) Só os nascidos de novo adoram em espírito, por que esta condição só é aprendida por aqueles cujo o Espírito de Deus lhes habita o espírito. O Espírito Santo no crente o ensina a adorar em espírito. Ex. Paulos e Silas na prisão.
2o Devemos adora-lo em verdade.
Entendemos este texto sobre duas perspectivas:
A) Adora-lo em Verdade, ou seja, em Cristo. Jo 14.6· Sem o cerimonialismo e formalismo judaico. V 20 e Cl 2.14· Sem o misticismo samaritano.v 20 Que espiritualizava Gerizim, como alguns crentes de nossos dias. Mistificando igrejas e buscando o místico exageradamente e sem bíblia.· Enfim, adora-lo na verdade e adora-lo na fé em Cristo.
B) Adora-lo em Verdade, ou seja, na Palavra. Jo 17.17.Como a bíblia ensina adora-lo na Palavra.· Sendo santificado na Palavra· Amando e obedecendo a Palavra· A adoração na Palavra tem vários sentidos, veja:· Como ato de se prostar. Ap 5.14· Como ato de ensinar a Palavra. Mt 15.9· Como ato de orar e jejuar. Lc 2.37· Como um estado de espírito. Jo 4.24· Como entoação de poemas para Deus. Sl 47.6· Como o entoar de hinos e palavras de exaltação a Deus. Sl 149.6A palavra nos ensina a adorar e a verdade da adoração.
Concluímos dizendo que as formas de adoração de muitas comunidades evangélicas têm entristecido a Deus ao invés de adora-lo. Nunca podemos esquecer do caráter de nosso Deus ao adora-lo, pois adora-lo em espírito e em verdade, deve ser a inspiração de sua natureza em nós.
function mailpage()
{
mail_str = "mailto:?subject= Recomendo Este Artigo do " + document.title;
mail_str += "&body= Eu recomendo este Artigo";
mail_str += " Leia agora !!! " + location.href;
location.href = mail_str;
}
Via Outlook Express ou Via Navegador
Wemerson MarinhoMembro da Igreja Presbiteriana do Cariru Ipatinga, Bacharelando em Teologia e diretor da Revista de Estudos Renascer.Contato e Comentários: wemerson@evangelicos.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...