Mundanças Ortográficas em 2009

Reforma ortográfica visa padronizar a língua nos países de fala portuguesa
Fonte: Bahiagora
A partir do próximo ano, algumas regras de escrita do nosso idioma irão mudar. O presidente Lula assinou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. No Brasil, a questão vem sendo discutida há 10 anos no Congresso Nacional.
O acordo visa unificar a língua portuguesa, que tem duas grafias oficiais, a do Brasil e a de Portugal. Com as novas regras, as diferenças ortográficas acabam em 98%. As mudanças obedecem às regras da maioria dos países e têm prazo até 2013 para serem totalmente concluídas e incorporadas pelas gramáticas.
Hoje, além de Brasil e Portugal, o idioma é falado em Timor Leste e nos países africanos Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. O português é a terceira língua mais falada no mundo. São 200 milhões de habitantes que a têm como língua oficial.
Principais Mudanças:
- As paroxítonas terminadas em “o” duplo não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”,” enjôo" ou “vôo”, será “abençoo”, “enjoo” e “voo”.
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”,”ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem” .
- O hífen vai desaparecer do meio de palavras, com exceção daquelas cujo prefixo termina em “r”, casos de “hiper-”, inter-” e “super-”. Assim passaremos a ter “extraescolar”, “aeroespacial” e “autoestrada”.
- O hífen passa a ser utilizado em palavras compostas cuja última letra do primeiro elemento é igual à primeira letra do segundo: micro-ondas, anti-inflamatório.
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.
- O trema (brasileiro) desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.
- O acento diferencial deixará de ser usado, como em “pára” (verbo) de “para” (preposição).
- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
Fique atento e se prepare para as mudanças.
DADA A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DISPONIBILIZO AQUI O MANUAL COM AS FUTURAS MUDANÇAS PARA DOWNLOAD.
LINK PARA O MANUAL DO ACORDO ORTOGRÁFICO

2 comentários:

Mayalu Felix disse...

Olá, pastor!

Fiz uma enquete lá no Blog, convido vc a votar!

Um abraço,

Maya

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Atualmente tão importante quanto Pregarmos a Palavra é sua divulgação
Colocamos a sua disposição as ferramentas necessárias para expansão do alcance da sua Mensagem
A WebTVbr Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”
Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet
Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line)
veja um dos nossos canais
http://tvadb.webtvbr.com
carlos@voxphone.info

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...