Os perigos no Ministério

"Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." - II Tim 4:6-7.

O apóstolo Paulo, depois de completar o seu ministério fala de sua partida (morte) deste mundo. Paulo guardou a fé em dois sentidos: foi obediente a ela, e a transmitiu da maneira como a havia recebido. Paulo perseverou na obra do Senhor mesmo em meio a muitas tribulações (II Co 11:16-33). Muitos dos que estão no ministério desistem quando aparecem as tribulações, lutas e dificuldades, mas devemos saber que "a questão não é começar a obra e sim terminá-la"!

Paulo exorta o seu discípulo Timóteo sobre pelo menos cinco perigos no ministério. Vejamos a seguir:

1- Profissionalismo
É quando ministramos sem lágrimas, com a fé fingida e sem fogo (Dom de Deus). Em II Timóteo 1:1-13, fala sobre estes três aspectos:
A) Sem lágrimas (vs.4)

Quando foi a última vez que choramos diante de Deus? Quando foi a última vez que choramos pelos perdidos?
O nosso ministério deve ser caracterizado por um coração quebrantado! Quebrantamento não é algo externo e aparente, não é um sentimento, mas uma decisão!
Adoração, significa prostração, rosto no chão - quebrantamento!

B) Fé fingida (vs.5)
Devemos ter fé e boa consciência naquilo que fazemos (I Tim 1:19-20).
Fé fingida significa, pregar aquilo que não creio! O Senhor sempre fala conosco, mas quanto menos dermos atenção a sua voz menos ele falará, até chegar ao ponto de não escutarmos mais a sua voz. Então, perderemos a fé, e como resultado, não iremos mais crêr naquilo que pregamos (I Tim 3:9).
Ter boa consciência significa, fazer o que é correto aos olhos do Senhor. A boa consciência deve ser avaliada mediante a Palavra de Deus e não apenas na nossa consciência humana ("voz interior"). Nem sempre a nossa consciência nos acusa, mas isto não significa que estamos corretos.

C) Sem fogo (vs.6)
É quando não existe mais brilho, entusiasmo, unção e paixão pelos perdidos. Cuidado com a indiferença! (II Tim 4:1-5; 1:7).

2- Falta de Lealdade

Vejamos dois aspectos:
A) Falta de lealdade a Palavra de Deus (II Tim 1:13).

Devemos tomar cuidado com os "movimentos" que são chamados de "avivamentos" que tem surgido nestes dias (Mt 6:6).

B) Falta de lealdade de uns para com os outros (II Tim 1:15-20).
A lealdade é uma virtude e agrada a Deus (Sl 133:1-3). Devemos amar e sermos leais aos nossos irmãos (I Co 13:1-13).

3- Comodismo

Estamos muito acomodados na nossa maneira de orar, de ler a Palavra de Deus, de pregar o evangelho, de ministrar, pensando que o que estamos realizando é o suficiente. Mas o Espírito Santo irá romper com estas comodidades nos levando a uma nova maneira de viver. Quando começarmos a conhecer o coração de Deus, sairemos da nossa "zona de comodidade". Mas o que é que o Espírito Santo vai tirar de nós para sairmos do comodismo? Ele vai tirar as nossas vaidades, mudar a nossa rotina diária, mudar os nossos valores e conceitos em relação a muitas coisas. Seremos transformados!

Devemos sofrer pela causa de Cristo. Estamos em "guerra"! Se lutarmos, venceremos e seremos coroados (II Tim 2:1-13). Isto irá requerer esforço, diligência, compromisso e responsabilidade.
4- Falta de Integridade

Ser íntegro significa, irrepreensível, inquestionável, de que não tenha do que acusar. Devemos ter boa conduta em tudo que fizermos. Ser íntegro, é o que faço quando estou sozinho! Que atitudes temos quando não há ninguém por perto?
Precisamos ser ministros aprovados por Deus (II Tim 2:15-26). Devemos fazer coisas que agradam ao Senhor! "Ser usado por Deus não significa ser aprovado por Deus" (Mt 7:21-23). A Bíblia nos mostra muitos exemplos de pessoas que foram usadas por Deus mas não foram aprovadas por ele: Sansão, Saul, Jonas, etc. Mas lembre-se: "...o Senhor conhece os que são seus..." - II Tim 2:19. A verdadeira adoração deve ser vista como um estilo de vida. Deus está mais interessado em quem somos e não no que fazemos!

Porque Deus muitas vezes usa a quem ele não aprova?

1- Porque Ele é soberano;
2- Para nos ensinar que é por graça e não por méritos;
3- Para que ninguém se glorie - "sou muito correto, oro muito, leio a bíblia...";
4- Para caminharmos em temor e obediência até o fim. "Ser aprovado hoje não significa que serei aprovado amanhã";
5- Para seguirmos a Ele e não a homens. Temos uma tendência de seguirmos a homens.
5- Aparência de Piedade
Significa vida de "fachada"! O que fala é contraditório ao seu estilo de vida (II Tim 3:1-5). Ser piedoso é alguém que ama e respeita (reverência) à Deus.

"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo..." - II Co 2:15. Que este bom perfume possa exalar a vida de Cristo para todos os lados!

2 comentários:

Rodrigo Almeida disse...

Ola! Pastor ZIco este blog tem sido muito importante ao meu ministério espero que Deus possa continuar abençoando grandemente sua casa e sua vida, estarei orando pelo irmão.
Abraços Pastor Rodrigo Almeida RJ.

http://aprendendoemsarepta.blogspot.com/

Alliadoo disse...

Excelente mensagem. Apenas observo de maneira diferente o quebrantamento. Considero fruto de ação totalmente divina, visto ser o ES que convence o homem do pecado, justiça e juízo. Daí, ainda que o homem decida se quebrantar, não é capaz de tal ação.

De qualquer forma, mensagem excelente, principalmente quando fala dos que são usados por D'us sem serem aprovados.

Que o Eterno lhe abençõe.

Permaneçamos firmes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...