A Formação de um Lider

Ele é um líder nato."
Ouvimos essa frase com freqüência.
Mas será que os líderes já nascem com essa capacidade ou são formados depois?
É verdade que alguns parecem nascer com abundância de dons e qualidades de liderança. Contudo, também é verdade que alguns dos melhores líderes do reino de Deus são aqueles a quem o mundo provavelmente nem cogitaria para ocupar cargos de li­derança. Essas pessoas, porém, precisam apenas de alguém que reconheça o potencial delas e as ajude a desenvolvê-lo. Com mui­ta freqüência elas acabam se tornando as pessoas mais valiosas e eficazes na liderança.
Se você é um líder nato ou se precisa passar por um proces­so de treinamento para se tornar líder, meu propósito ao escrever este livro é ajudá-lo a reconhecer seu potencial como líder e mos­trar-lhe como desenvolvê-lo.
Algumas pessoas que trabalham comigo e meu marido em nosso ministério estão na categoria de líderes natos. Possuem habilidades naturais para fazer o que precisa ser feito. Além disso, têm uma personalidade firme, são ousadas e parecem até saber instintivamente como motivar outros a trabalhar em conjunto.
Entretanto, também temos outros integrantes de nossa equipe que, de início, eu jamais imaginava que pudessem se tornar líde­res. Porém, quando surgia uma necessidade em determinada área, parecia que Deus estava indicando justamente essas pessoas para ocupar o cargo; assim, dávamos-lhes uma chance. E continuamos a trabalhar com esse grupo, até que, por fim, algumas delas vie­ram a se tornar os melhores líderes que temos hoje.
Uma delas é uma mulher chamada Charlotte. Quando ela veio trabalhar conosco, era tão insegura que nem conseguia falar comigo sem começar a chorar. Sempre que lhe pedíamos que dizesse algo a que não estava acostumada, ela ficava receosa e dizia: "Não sei se consigo fazer isso. Tenho medo de cometer erros".
E assim foi, até que um dia senti que o Senhor me dizia para chamá-la ao meu escritório e dizer-lhe: "Charlotte, Deus quer que eu diga a você para crescer. Você precisa parar de chorar e de ter medo de tudo". H foi o que fiz.
Passado algum tempo, ela me contou que havia voltado para casa em prantos porque achava que eu a havia magoado. Mas quando orou a respeito, Deus lhe respondeu: "Joyce tem razão. E hora de você crescer e começar a assumir mais responsabilidades".
Então, ela disse "sim" ao Senhor e a nós, e acabou se tor­nando uma das melhores líderes. Com o tempo, foi aprenden­do a assumir novas responsabilidades. Mas tudo isso só foi possível porque ela superou o medo e começou a desenvolver seu potencial.
Isso aconteceu também porque estávamos determinados a não desistir dela. Assim como Charlotte, há muitas pessoas que têm um potencial enorme, mas precisam de alguém que trabalhe com elas e não as deixe desistir.
Deus não desiste de você! Isso não o deixa feliz? Além disso, Ele, provavelmente, colocou alguém em sua vida e também não quer que você desista dessa pessoa.
Às vezes, justamente certas pessoas que consideramos pedras no sapato são aquelas com as quais Deus quer que sejamos pacien­tes e as ajudemos a se desenvolver} da mesma forma que Ele foi paciente conosco e nos ajudou a desenvolver o nosso potencial.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...