A obediência é mais importante que o trabalho



Para que se sirva a Deus, a sujeição à au­toridade é uma necessidade absoluta. A        obe­diência transcende nosso trabalho. Se Davi rei­nasse mas fracassasse em sujeitar-se à autoridade de Deus, teria sido tão inútil quanto Saul. O mesmo princípio de rebeldia opera no Saul do Antigo Testamento e no Judas do Novo Testa­mento: o primeiro poupou o melhor que havia entre os bois e as ovelhas, ao passo que o se­gundo cobiçou as trinta moedas de prata. Consa­gração não esconde o pecado da rebeldia. Davi não se atreveu a matar Saul com suas próprias mãos a fim de executar o plano e a vontade de Deus. Ele aguardou que Deus operasse; seu cora­ção permaneceu silenciosamente obediente. Mes­mo naquela ocasião em que cortou um pedaço da capa de Saul, seu coração o acusou.


A percepão espiritual de Davi era tão aguda quanto a dos crentes do Novo Testamento. Hoje não deveríamos simplesmente condenar o homi­cídio; inclusive uma ação menor como a de cortar um pedaço da capa de outrem com uma faquinha deveria ser condenada, pois também é rebeldia. Falar mal, comportar-se mal ou resis­tir internamente não podem se classificar como homicídios, mas certamente constituem o mesmo que cortar um pedaço da capa de alguém. Tudo se origina de um espírito rebelde.


Davi conhecia a autoridade divina em seu co­ração. Embora repetidas vezes fosse caçado por Saul, submeteu-se à autoridade de Deus. Até mes­mo chamava Saul de "meu senhor'" ou "o ungido do Senhor". Isto revela um fato importante: sujeição à autoridade não se limita a estar sujeito a uma pessoa, mas é estar sujeito à unção que vem a ela quando Deus lhe ordena que seja uma autoridade. Davi reconhecia a unção que havia sobre Saul e sabia que ele era o ungido do Senhor Por isso preferia fugir para salvar a vida a estender a mão para matar Saul. É verdade que Saul desobedeceu à ordem divina e foi rejeitado por Deus; isto, entretanto, era coisa entre Saul e Deus. A responsabilidade de Davi diante de Deus era a de sujeitar-se ao ungido do Senhor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...