O que te motiva?

O que te Motiva?

O que faz com que você não desista de tudo? O que você quer da vida? Uma pergunta que nos fazem e nos fazemos cada vez mais. Mas a neurologia garante: A resposta complicou mesmo, porque nossas motivações evoluíram junto com o resto, ou seja, o que no faz levantar da cama, tocar clarinete, ir para a faculdade, fazer exercícios ou encarar um dia de transito é muito mais do que o salário no final do mês.
As vezes dinheiro até piora o rendimento de quem está interessado em desenvolver. Resolvidas as necessidades básicas o que nos move é uma exigência interna de autonomia, conhecimento, envolvimento, e dinamismo. Na era da informação, esses fatores se tornaram ainda mais importante. E é por isso que tantos pulam de galho em galho buscando algo melhor o tempo todo. Entenda por que a gente não quer só comida – a gente não quer só bebida, diversão e arte.

Querer não é gostar, eu até quero, mas não sei se gosto.

 Quando o psicólogo James em 1954 descobriu com sua equipe que a busca pela satisfação, e a própria satisfação em si acendiam a mesma região do cérebro, estava comprovado que nos somos impelidos a buscar prazer o tempo todo.
Mas hoje a psicologia fez um grande achado, mais significativo sobre nossa motivação descobriu que temos duas forma de recompensa - um que nos leva a querer e outro que nos leva a gostar. Simples você sentir vontade de alguma coisa e depois tem a satisfação de ter. Mas na maioria das vezes. Acontece uma separação desta verdade na nossa vida. Por exemplo, alguém ama Arquitetura, mas estudou o ano todo para prestar o vestibular em medicina.
Isso gerou na humanidade uma busca frenética por tudo que é novo, moderno ou caro. Essa busca não tem nada haver em nos motivar e sim a síndrome do medo de ficar por fora das novidades, dos acontecimentos. Isso explica o sucesso das redes sociais na internet. Mas isso gera algumas doenças psicossomáticas como a busca pela recompensa, troca de atividades, flutuação de empregos a crise dos 25 anos entre outras. 
A vida moderna nos leva muito mais a buscar o querer do que o gostar. Com tantas opções disponíveis, fica mais difícil saber qual o caminho. Para a nossa sorte, o senhor Jesus nos trouxe novas alternativas.

1 – Independência conquistada na cruz.
Você tem independência naquilo que você faz.
O que é: fazer as coisas com liberdade de administrá-las no seu próprio tempo. Ter possibilidade de direcionar suas ações no seu ritmo, sem ficar sendo cobrado a toda hora. A cobrança mina a motivação.
Como usar: quando você precisa que uma pessoa contribua com idéias e resoluções, o auto-direcionamento funciona melhor. Quanto mais autonomia alguém tem, mas envolvida naquilo ela tende a se sentir.

2 – Conhecimento de tudo em sua volta.
O que é: Quando mais conhecimento se tem de uma tarefa ou uma atividade, mas envolvido e desafiado você fica.
Como Usar: Como o conhecimento não é algo fácil de se obter, o esforço faz com que a pessoa queira melhorar e melhorar mais e mais. Jesus nos deixou um tipo de sabedoria TG 1:5. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Mas essa sabedoria é para atingimos nos propósitos em Deus.

3 – Engajamento entender onde os seus dons se encaixam na igreja.
O que é: Saber que o que você está fazendo tem um propósito muito grande na igreja. Você estar engajando, empenhado, dedicado, vai trazer tanto para você como para os outros, a motivação que você precisa para conquistar seus sonhos.
Como usar: Valorize suas qualidades, não deixe que as dificuldades os problemas te coloquem para baixo na caminhada da vida. FL 3: 14 Prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

4 – Dinamismo seja flexível.
O que é: Em uma sociedade em que as coisas acontecem rápido, queremos sempre estar aliados com as mudanças e novidades que ocorrem á nossa volta, buscando não fazer sempre a mesma coisa da mesma forma.
Nem tudo sai do jeito que você quer, seja flexível, seja sensato, seja dinâmico.
Como usar: Tente outros caminhos, tente fazer as coisas de outra forma, não desista fácil, questione o que você já tentou, reavalie sua vida toda vez que lhe aparecer um problema, pois problemas é a porta para uma nova oportunidade. FL 4:8.  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Conclusão

Se você seguir esses princípios cristão significa que você vai perceber uma melhora significativa na sua motivação.
Temos algo a mais que as outras pessoas. Temos duas armas poderosas. Primeira a comunhão entre os irmãos. Segunda a presença do Espírito Santo. Ore ao Senhor para que ele te mostre onde sua motivação está baixa, e pratique esses princípios e sua vida será mudada.

Pastor Zico

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...