A CEIA DO SENHOR 1 Coríntios 11.23-27
INTRODUÇÃO:
1. A Ceia do Senhor, é uma
ordenança dada à Igreja pelo próprio Senhor Jesus, e visa manter a unidade dos
membros do Corpo de Cristo.
2. Nesta noite, estaremos
participando da Ceia do Senhor. "QUEREMOS VER ALGUNS ENSINOS SOBRE A CEIA
DO SENHOR, COM BASE NO TEXTO LIDO":
I - A CEIA É UMA ORDENANÇA DE
CRISTO PARA SUA IGREJA, VS. 23
"Porque eu recebi do
Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi
traído, tomou o pão"
1. Temos a instituição em Mt
26.26-30, "26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o
partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 A
seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo:
Bebei dele todos; 28 porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança,
derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. 29 E digo-vos que,
desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que
o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. 30 E, tendo cantado um
hino, saíram para o monte das Oliveiras". Evidentemente que a Ceia não foi
uma idéia de Paulo ou de qualquer outro apóstolo, mas uma criação de Cristo
para sua Igreja.
2. O "eu" é enfático
no texto. Ele destaca a autoridade de Paulo como interprete e representante de
Cristo. Paulo apenas interpreta a vontade de Cristo para a Igreja. Não
acrescenta nada!
II - A CEIA É UM SIMBOLISMO,
VS. 24-25
"24 e, tendo dado graças,
o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória
de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice,
dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes
que o beberdes, em memória de mim".
1. Há dois elementos
importantes, Pão e Vinho:
a. Pão, Jo 6.48-51, "48
Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50
Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51 Eu
sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o
pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Jesus é o Pão da Vida.
Isto simboliza o sustento espiritual. Quando o Pão é partido, significa que o
Corpo de Cristo foi partido por nós. Isto deve ser feito em "memória de
mim", ou seja em lembrança a tudo quanto Jesus fez.
b. Vinho. O vinho, neste caso,
representa o sangue de Cristo:
- Rm 3.25, "25 a quem
Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a
sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados
anteriormente cometidos;
- A expiação no V.T., era por
meio do sangue de animais, Hb 10.1-5, "1 Ora, visto que a lei tem sombra
dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar
perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano,
perpetuamente, eles oferecem. 2 Doutra sorte, não teriam cessado de ser
oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por
todas, não mais teriam consciência de pecados? 3 Entretanto, nesses sacrifícios
faz-se recordação de pecados todos os anos, 4 porque é impossível que o sangue
de touros e de bodes remova pecados. 5 Por isso, ao entrar no mundo, diz:
Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste". Na nova
aliança, houve mudança. O sangue de Cristo cumpriu todo ritual de sacrifício.
III - A CEIA DO SENHOR É UM
ATO SÉRIO, VS. 27
"Por isso, aquele que
comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do
sangue do Senhor".
1. "Não podemos
participar dela indignamente":
a. Participar indignamente, é
participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios, 1 Co 10.14-21, "14
Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15 Falo como a criteriosos; julgai
vós mesmos o que digo. 16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a
comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de
Cristo? 17 Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque
todos participamos do único pão. 18 Considerai o Israel segundo a carne; não é
certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio
ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a
demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis
associados aos demônios. 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos
demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos
demônios".
b. Participar indignamente, é
faltar com o respeito, reverência, I Co 11.17-23, "17 No primeiro dia da
Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde
queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? 18 E ele lhes
respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer:
O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus
discípulos. 19 E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.
20 Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos. 21 E, enquanto
comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. 22 E
eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura,
sou eu, Senhor? 23 E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me
trairá".
c. Participar indignamente, é
estar com problemas com outro irmão do Corpo de Cristo, Mt 5.23-24, "23
Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão
tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro
reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta".
2. Por isto é necessário fazer
um exame interior, Vs. 28, "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e,
assim, coma do pão, e beba do cálice". Caso não haja um concerto diante do
Senhor, o participante indigno estará sujeitos às seguintes conseqüências:
a. "Torna-se culpado do
Corpo de Cristo". Isto eqüivale dizer que esta pessoa
"profanou", "violou", "pecou contra", o Corpo do
Senhor, Vs. 27, "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do
Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor".
b. Cai na "própria
condenação". Temos aqui a idéia de "punição", "um veredicto
judicial com sentença condenatória", Vs. 29, "pois quem come e bebe
sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Este juízo é visto no vs. 30.
c. Ficará fraco em seu corpo
físico, "Eis a razão por que há entre vós muitos fracos...".
d. Ficará doente, "...e
doentes..."
e. Acabará sendo morto,
"...e não poucos que dormem".
CONCLUSÃO:
1. Há muita responsabilidade
para aqueles que participam da Mesa do Senhor. É necessário que você faça um
exame introspectivo, antes de comer o Pão e beber o "Cálice".
2. Caso você não está disposto
a perdoar seu irmão e insistir em tomar a Ceia do Senhor, todas as maldições
citadas poderão cair sobre sua vida.
3. O melhor não é deixar de participar
da Ceia do Senhor, pois quem assim faz, Jesus disse que não tem parte com Ele,
Jo 6.53, "Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os
vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá
eternamente".
Pr. José Antônio Corrêa
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