A CEIA DO SENHOR
Comunhão com Deus e com nossos Irmãos
Quase todas as igrejas que
proclamam seguir a Cristo observam a Ceia do Senhor. O pão e o fruto da videira
são elementos comuns nas assembleias de adoração de vários grupos religiosos.
Mas há diferenças no entendimento a respeito desta comemoração. Neste artigo,
examinaremos o que a Bíblia ensina sobre a Ceia do Senhor para aprender como
devemos participar dela hoje em dia.
A Primeira Ceia: O Exemplo de
Jesus
Quatro textos registram os
pormenores da primeira "Ceia do Senhor". Três destes relatos estão
nos evangelhos (Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20) e o outro
está em 1 Coríntios 11:23-26. Podemos aprender como Jesus e os apóstolos celebraram
a ceia comparando estes relatos. Por favor, pare uns poucos minutos para ler
cada uma destas quatro passagens, antes de continuar este estudo. Observe as
minúcias:
O propósito: "Fazei isto
em memória de mim" (Lucas 22:19). A Ceia do Senhor é nossa oportunidade
para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a
esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e
beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" (1
Coríntios 11:26). A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial do nascimento,
da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos
refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que ele
pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho (1
Coríntios 2:1-2) em nossas mentes.
Os símbolos: Jesus usou dois
símbolos para representar seu corpo e seu sangue. É claro que ele não ofereceu
literalmente seu corpo (que ainda estava inteiro) nem seu sangue (que ainda
estava correndo através de suas veias). Ele deu aos discípulos pão sem fermento
para representar seu corpo e o fruto da videira (suco de uva) para representar
o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a
relação deste sacrifício com nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue,
o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos
pecados" (Mateus 26:28).
A ordem: Quando comparamos
estes quatro relatos, podemos também ver a ordem na qual a ceia foi observada. Jesus
primeiro orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o partilharam. Ele
orou de novo para agradecer ao Senhor pelo cálice, e todos beberam dele. Deste
modo, ele chamou especial atenção para cada elemento da ceia.
A Ceia do Senhor na Igreja Primitiva
O livro de Atos e as cartas
escritas às igrejas nos ajudam a aprender um pouco mais sobre a Ceia do Senhor.
Os discípulos se reuniam no primeiro dia da semana para participarem da ceia
(Atos 20:7). Esta ceia era entendida como um ato de comunhão com o Senhor (1
Coríntios 10:14-22). Era tomada quando toda a congregação se reunia, como um
ato de fraternidade entre os irmãos (1 Coríntios 11:17-20). Cada cristão era
obrigado a examinar-se para ter certeza de que estava participando da ceia de
um modo digno (1 Coríntios 11:27-29).
Observações sobre a Ceia do
Senhor
Ainda que o ensinamento da
Bíblia sobre a Ceia do Senhor não seja complicado, muitas diferenças de
entendimento apareceram depois do tempo do Novo Testamento. O único modo de
sabermos que estamos seguindo o Senhor é estudar as instruções e imitar os
exemplos que encontramos no Novo Testamento. Nunca estamos livres para ir além
do que o Senhor revelou na Bíblia (veja Colossenses 3:17; 1 Coríntios 4:6 e 2
João 9). Consideremos o que a Bíblia diz em resposta a algumas questões sobre a
Ceia do Senhor.
Porque pão sem fermento? Jesus
instituiu a ceia do Senhor durante os dias judaicos dos pães asmos, uma festa
anual na qual somente pão sem fermento era permitido entre os judeus (veja
Lucas 22:15; Êxodo 12:18-21). Podemos apreciar mais claramente o significado do
pão sem fermento quando consideramos o significado simbólico do fermento na
Bíblia. Não era permitido fermento nos sacrifícios oferecidos a Deus, no Velho
Testamento (Levítico 2:11). A idéia de impureza ou pecado é claramente
associada com fermento em vários textos. Por exemplo, Jesus usou fermento para
falar simbolicamente de falsas doutrinas (Mateus 16:11-12). Paulo usou fermento
para representar falsa doutrina e corrupção moral (Gálatas 5:7-9,13,16; 1
Coríntios 5:6-9). É plenamente adequado, então, que o sacrifico perfeito e sem
pecado do próprio Filho de Deus seja representado por pão sem fermento:
"Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de
fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por
isso, celebramos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da
maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade" (1
Coríntios 5:7-8).
Quando devemos observar a Ceia
do Senhor? Jesus mostrou aos seus discípulos como participar deste memorial,
mas não especificou quando. Aprendemos quando os primeiros cristãos observaram
a ceia pelo exemplo dos discípulos em Trôade: "No primeiro dia da semana,
estando nós reunidos com o fim de partir o pão. . ." (Atos 20:7). Quando
seguimos este exemplo e participamos da Ceia do Senhor todos os domingos,
relembramos freqüentemente o sacrifício que Jesus fez por causa de nossos
pecados. Quando meditamos sobre o Salvador sofredor no domingo, é mais fácil
resistir a tentações durante o resto da semana. Quando entendemos o alto preço
que Jesus pagou por nossos pecados, esforçamo-nos para evitar qualquer coisa
que possa magoá-lo e tornar vão seu sacrifício (veja Hebreus 10:24-31).
Onde devemos participar da
Ceia? A Ceia do Senhor é um ato de comunhão entre cada cristão e o Senhor, e é
também um ato de comunhão entre cristãos. Em Atos 20:7, os discípulos se
reuniam para partir o pão. 1 Coríntios 11:20-22 distingue entre a Ceia do
Senhor, que era o propósito de sua reunião como uma congregação, e as refeições
comuns, que eram tomadas nas casas de cristãos. Não encontramos nenhuma
autoridade na Bíblia para participar da Ceia do Senhor a sós ou fora da
assembléia da igreja.
Quem tem o direito de tomar a
Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado pelo Senhor com
aqueles que estão em fraternidade com ele. Jesus não ofereceu o pão e o cálice
a todos, mas aos seus discípulos (Mateus 26:26). Aqueles que estão servindo ao
Diabo não têm o direito de partilhar desta refeição com o Senhor (1 Coríntios
10:16-22). João conta-nos que somos aptos a participar com Deus na comunhão
espiritual somente se andarmos na luz do seu caminho: "Ora, a mensagem
que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não
há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos
nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz,
como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus,
seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:5-7). Somente aqueles
que já foram batizados para a remissão dos pecados para entrar no corpo de
Cristo devem participar da Ceia do Senhor (Atos 2:38; Gálatas 3:26-28).
O que significa participar
"indignamente"? Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá
examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta,
discernindo o verdadeiro significado do memorial. "Por isso, aquele que
comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do
sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim, coma do pão e
beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo
para si" (1 Coríntios 11:27-29). A palavra "indignamente" é
freqüentemente mal entendida. Ela não descreve a dignidade da pessoa (ninguém é
verdadeiramente digno de comunhão com Cristo). Esta palavra descreve o modo de
participar. A pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o
sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo.
Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia
do Senhor. É imperativo que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos
atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um
mero ritual, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu
significado, condenamo-nos diante de Deus.
A Ceia do Senhor: Passado,
Presente e Futuro
Os discípulos de Cristo são
privilegiados ao participarem com ele todas as semanas da Ceia do Senhor. Deste
modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.
Passado: Olhamos para trás,
para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como sendo o
fundamento e o centro de nossa salvação.
Presente: Quando meditamos no
terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão
de resistir à tentação é fortalecida.
Futuro: Entendemos que a morte
de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé nele quando
olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna.
Não podemos esquecer nunca o
dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa.
Dennis Allan
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