Edificando uma Igreja em torno da Ceia

EDIFICANDO UMA IGREJA EM TORNO DA CEIA 1 Coríntios 11:17-28

 Ceia do Senhor é dia de Festa na Igreja, assim como é o Batismo...! A Ceia do Senhor é principalmente um dia de grande edificação da igreja... Onde cada crente sai com a sua vida “edificada”!

A Ceia foi instituída, conforme o Teólogo Paulo nos revela, para Edificar, para “melhorar” a vida da igreja e não para piorar (V.17), acentuando-se as dissensões, facções, discriminações, “deixar uns com fome e outros embriagados” (egocentrismo), desprezo (V.22 “desprezais a igreja”), condenação (V.29), deixar Muitos “fracos e enfermos” e matar outros (V.30)!
Vamos, agora, Edificar, Melhorar as nossas Vidas, nós que somos a Igreja de Cristo!


I- A IGREJA DEVE SER ADMOESTADA A MANTER A UNIDADE- V.18
1.1 – Nem todo ajuntamento é Unidade: “... quando vos ajuntais na igreja”. Unidade fala de “Ser Um Com”; João 17:20-21!

1.2 – Dissensões e Facções ameaçam a Unidade: (V.18-19).
É possível numa Ig. em Células existir dissensões e facções? – Paulo disse que sim (... “e em parte eu creio...”). Schisma = cismas, divisões, dissensões, grupos...; I COR 3:4-5 e 22!; Aireseis = facções, partidos, escolher, preferir... Essa palavra forma “heresia” e nesse sentido/texto, Paulo está identificando uma “Seita” dentro da igreja, isto é, um grupo dentro do Grupo e isso se constitui uma “Heresia”, pois ameaça a sua Unidade! Ilust.: Porcos-espinhos dizimados pelo frio, decidiram se unir

II – A IGREJA DEVE MANIFESTAR OS APROVADOS – V.19
Através da Ceia, a Igreja escolhe aqueles que se achegarão à mesa, aqueles que servirão a Ceia aos outros irmãos e são esses os “Aprovados”! Trata-se do reconhecimento dos verdadeiros líderes que devem ser respeitados por toda a Igreja...! Entendemos, portanto, que nem todos os irmãos serviam a Ceia, mas todos tomavam a Ceia, exceto os que estivessem em pecado...!

A Ceia Edifica a Igreja quando “confronta” os que estão em pecado, a fim de que eles não tomem a Ceia e sejam Condenados... Mas os convida ao arrependimento, confissão e abandono do pecado para que tomem a Ceia...

Quem são os “Aprovados” durante a Ceia? – Dokimoi = experimentados, testados, “aprovados sob provação”, genuínos... Palavra utilizada para verificar a autenticidade do ouro e prata... Eram os respeitados e de grande valor! Eram os que se Mantinham Fiéis aos seus Líderes, Apóstolos e Pastores e assim Mantinham a Unidade da Igreja!

Ilust.: No espaço de uma Ceia para Outra, os discípulos são “testados” e aqueles que permanecem fiéis, em santidade, que não se envolvem em “facções” e não deixam a sua Igreja, esses são os aprovados...! Porém, os que caem em pecado... os que se envolvem em facções... e os que abandonam a Igreja, logicamente foram “Desaprovados” ou Reprovados...!

III- A IGREJA DEVE CUIDAR PARA NÃO SER DESPREZADA – V.22
A Igreja é Menosprezada ou Desprezada quando deixa de cumprir a missão para a qual foi chamada. Ilust.: É como o Sal que se mistura e perde o sabor... para nada mais presta...!

A Igreja é Menosprezada quando perde a sua ênfase no Espiritual: Na Igreja em Corinto, os grupos se reuniam p/celebrar a Ceia, uma festa espiritual, mas acabavam celebrando uma festa mundana, onde o ponto alto era comer e beber em excesso... Perdia-se o foco no Espiritual, enfatizando-se o Material! Quando a Igreja perde o seu foco no Espiritual, cai para um nível de organização ou instituição meramente humana! Por isso é que Igreja é lugar de Orar por milagres... Buscar o Sobrenatural de Deus... Viver pela Fé...!

A Igreja é Menosprezada quando qualquer um dos seus membros é menosprezado, abandonado: Na Ceia em Corinto algumas “igrejinhas/grupos pequenos” eram desprezados por não terem R$...! Na Igreja do Senhor Jesus, ninguém deve ser Desprezado ou Envergonhado! A Ceia do Senhor deve ser celebrada nos moldes da “Parábola da Grande Ceia” contada por Jesus, onde Ele mandou “Insistir, forçar a entrada” dos Pobres, Aleijados, Cegos, Coxos... dos que estão vivendo pelos becos, caminhos e valados... (Lc 14:21-23), Porém, com o Cuidado de que Todos Entendam, Compreendam o Significado do Corpo de Cristo, isto é, se convertam...!

CONCLUSÃO:
Edificar uma Igreja em torno da Ceia é, principalmente, enfatizar o aspecto da Comunhão na vida da Igreja! O Pão é meu, é seu, é nosso... O Vinho é meu, é seu, é nosso... Não existe nada de Particular na Igreja, mas tudo nos é comum! Ilust.: Na Ig. Primitiva o que era “particular” tornou-se Coletivo (AT 2:44-45/4:32)!


Convido-o a viver esse desafio de Edificar a nossa Igreja em Torno da Ceia, isto é, Edificar, Construir, Doutrinar, Treinar a Sua Vida em torno da Ceia do Senhor, onde somos convidados por Jesus a vivermos em Unidade, Sendo Provados e Aprovados, Jamais Desprezando nossos Irmãos e Vivermos em Comunhão!

Pr Wagner Tenório

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...